Difícil imaginar alguém que viu TV entre as décadas de 80 e 90 e não lembrar das Tartarugas Ninja. Apesar de muitos lembrarem do desenho, ela começou como história em quadrinhos, antes de migrar para as telinhas. Só que para além de toda questão do mundo dos quadrinhos, ela também fez uso de algo comum nestes tipos de obras: referências às artes clássicas.
No caso das Tartarugas Ninja, temos o nome dos quatro protagonistas inspirados em grandes nomes do renascimento, a saber:
- Leonardo di Ser Piero da Vinci (ou só Leonardo da Vinci);
- Donato di Niccoló di Betto Bardi (conhecido como Donatello);
- Rafael Sanzio (ou Santi, pois Sanzio era seu local de nascimento e Santi, o nome de seu pai);
- Leonardo di Ser Piero da Vinci (ou só Leonardo da Vinci);
- Donato di Niccoló di Betto Bardi (conhecido como Donatello);
- Rafael Sanzio (ou Santi, pois Sanzio era seu local de nascimento e Santi, o nome de seu pai);
- Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (ou só Michelangelo).
As semelhanças e diferenças dos nomes escolhidos para as Tartarugas Ninja
Durante a série clássica de TV, a explicação para a escolha dos nomes por parte do Mestre Splinter, foi ele ser fã de arte e ter escolhido nome de quatro dos mais famosos pintores do renascimento. Entretanto, as similaridades entre os nomes escolhidos vão mais além.
Por exemplo: além do já citado fato de todos fazerem parte do movimento renascentista, todos também trabalharam e viveram parte da sua vida em Florença, o berço do renascimento. Além disso, Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo são tratados como a “tríade de grandes mestres do Alto Renascimento”.
Enquanto isso, temos Donatello como o único que não era pintor, pois ele fez seu nome com esculturas. Ele também não foi conterrâneo de todos, pois apenas Da Vinci era nascido quando este faleceu (em 1466). Ele conta com diversos trabalhos famosos, mas podemos destacar entre eles: Davi, Gattamelata, além de diversas estátuas de santos para a igreja.
O destaque fica para Gattamelata, pois esta serviu como inspiração para praticamente todas as estátuas de homens montados em cavalos até o século XIX.
A tríade de grandes mestres do renascimento
Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael são três dos principais nomes do movimento renascentista, mas essa não é a única coisa que os une. Todos também se destacaram em áreas além da pintura, além dos dois primeiros, serem referências e inspirações para as obras de Sanzio.
Inclusive muito das obras de Rafael em seu período florentino, são inspiradas nas de Da Vinci. Juntamente com isso, os três foram além da pintura, com Sanzio se destacando também em arquitetura (cuidou da construção da Basílica de São Pedro). Enquanto isso, Michelangelo foi arquiteto, escultor (admirador do já citado Donatello) e poeta.
Já Leonardo, tem uma vasta lista, que inclui: físico, químico, inventor, geógrafo, cartógrafo, escultor, anatomista, matemático, engenheiro, músico, poeta, escritor, etc. Anteriormente falamos de duas das mais famosas obras, respectivamente de Da Vinci e Michelangelo: Monalisa e Teto da Capela Sistina.
As Tartarugas Ninja e a origem nos quadrinhos
Voltando aos nossos heróis, temos uma origem bastante curiosa para ele. Isso porque seus criadores Kevin Eastman e Peter Laird tiveram a ideia a partir apenas de uma charge criada pelo primeiro de uma tartaruga com nunchakus.
A ideia acabou tomando forma com a dupla fazendo diversas referências e/ou paródias a obras que estavam em alta na época. Ronin, Novos Mutantes, Demolidor, além de inspirações a filmes de terror, de artes marciais, de alienígenas…
Não faltam referências na obra dos dois, que finalmente chegou como Teenage Mutant Ninja Turtles (“Tartarugas Adolescentes Mutantes Ninja” em tradução literal). A primeira edição saiu em 1984, mas não era exatamente como conhecemos na TV. Inicialmente a obra tinha um caráter mais adulto, com muitas cenas de violência explícita.
Capa da 1ª edição das Tartarugas Ninja, de 1984
Uma coisa interessante a se destacar é que o quadrinho foi lançado pela própria editora criada pelos dois para publicar a história, a Mirage Comics. Com uma tiragem inicial foi bem modesta, com apenas 3 mil edições, mas eles não contavam com o sucesso imediato, que rapidamente esgotou essa leva. Foi feita uma nova tiragem, com o mesmo sucesso, o que fez a obra ser a primeira com edições regulares.
Apesar de muitas das obras da editora obras não serem tão famosas, podemos destacar duas que ficaram mais populares: Usagi Yojimbo (o coelho samurai, que até aparece na animação das Tartarugas Ninja) e os Cowboys de Moo Mesa, que recebeu um desenho que também passou aqui no Brasil.
Tartarugas Ninja como fenômeno multimídia e curiosidades
Posteriormente ao sucesso dos quadrinhos, em 1987, os estúdios Murakami-Wolf-Swenson foram atrás dos criadores para fazer uma adaptação para TV, pois além do sucesso dos quadrinhos, figuras e até um RPG já tinham sido feitos com tema das Tartarugas Ninja.
Contudo, as histórias sofreram uma importante mudança nesse processo: ficam de lado os temas e as cenas de violência, com uma abordagem um pouco mais cômica, mas ainda com cenas de ação. Essa versão da TV também rendeu quadrinhos (que inclusive foram publicados no Brasil).
Algumas curiosidades sobre a obra:
- A explicação dos criadores para os nomes das Tartarugas Ninja, foi que eles tentaram nomes japoneses, mas o dos mestres do renascimento “encaixaram melhor”;
- Splinter tem origens variadas na história. Por exemplo: originalmente ele era um rato, com Hamato Yoshi sendo seu dono e assassinado por Oroku Saki/Destruidor. Contudo, em diversas mídias, eles são a mesma pessoa, com Yoshi tendo sido exposto ao mutagênico e virado um rato;
- Outra que conta com origens variadas é April O’Neil. No original, ela era assistente de laboratório de Baxter Stockman, mas em outras mídias ela era a repórter do Canal 6, como na animação de 87. Por fim, ainda existem outras duas origens para ela: funcionária de empresa de transportes com Casey Jones e uma adolescente resgatada pelas Tartarugas Ninja;
- Finalmente temos Baxter Stockman, que em algumas animações vira um ciborgue, mas em outras é uma mosca mutante.
Aprenda HQ e Mangá na ABRA
Gostou do assunto? Conheça tudo e mais um pouco sobre HQ e Mangá na ABRA. Temos opções de cursos presenciais, Ead ao vivo e online. Faça sua matrícula agora mesmo!