Enviando Formulário...

Atualmente, o TikTok se coloca como a rede que mais cresce no mundo, ainda que não seja a maior em números absolutos. Essa posição privilegiada faz com que qualquer alteração implementada tenha um impacto significativo. E foi exatamente isso que ocorreu em 17 de junho, quando foi anunciada a chegada da “TikTokSans”, a nova fonte exclusiva da plataforma.

Essa novidade não foi tão bem recebida pelos usuários, mas falamos de algo que os desenvolvedores não voltarão atrás. Vamos explicar um pouco mais sobre a situação e os motivos que levaram o TikTok a fazer essa mudança.

Mudança na fonte: sai a Proxima Nova e a Sofia Pro e entra a TikTok Sans 

A plataforma seguiu o caminho natural de outras big techs como Google, Netflix e Instagram (Meta), que adotaram tipografias próprias, assim o TikTok também criou a sua. Segundo a plataforma, a mudança será feita em etapas, com alguns idiomas já recebendo a novidade no lançamento. São eles:

  • Inglês; 
  • Espanhol; 
  • Português; 
  • Francês; 
  • Alemão; 
  • Italiano; 
  • Indonésio; 
  • Turco; 
  • Vietnamita. 

Além disso, está previsto que a mudança da fonte seja estendida para outras línguas no futuro. Isso reforça a ideia de que não se trata apenas de um teste, mas sim algo planejado e que contou com um grande investimento para ser posto em prática.  

O que muda com a TikTok Sans? 

A rede trouxe mais detalhes sobre as principais inovações que podemos ver na fonte, que foi feita em parceria com a empresa de design Grilli Type:

1 – Fontes simplificadas e diferenciadas 

As letras da TikTokSans têm aberturas maiores e traços mais claros, tornando-as muito mais fáceis de distinguir umas das outras. Com o objetivo de aprimorar a interface do usuário, as novas fontes também têm formas mais simples e suaves, permitindo melhor reconhecimento e confiabilidade em todos os idiomas.

2 – Melhor legibilidade 

Comparando com a fonte anterior, a TikTokSans é visualmente maior e a altura total da linha foi aumentada para melhorar a legibilidade. Incorporou-se uma fórmula especial para melhorar o espaçamento entre as letras.

Embora as mudanças possam parecer sutis à primeira vista, elas têm um impacto significativo na legibilidade para os usuários. Além disso, trazem mais ritmo à experiência na plataforma. 

3 – Suporte a vários idiomas  

Pensando na diversidade da comunidade global da rede, o novo tipo de letra é compatível com vários idiomas. 

4 – Recurso Antispoofing 

Para evitar que falsifiquem a fonte, o TikTok implementou um sistema antispoofing na TikTokSans. O método é capaz de fornecer variações estilísticas para letras e números. Por exemplo, ele consegue identificar zeros usando linhas, como podemos ver abaixo:

Por que afinal os usuários não gostaram da nova fonte? 

 Apesar de mudanças que trazem benefícios, como letras maiores, melhor legibilidade e recursos contra fraudes de perfis falsos, ainda assim muitos usuários não aprovaram a mudança. A explicação, segundo o cofundador da Grilli, Thierry Blancpain disse em declaração para a página FastCompany Brasil, tem a ver com um estranhamento com o novo: 

“Quando as pessoas usam um aplicativo por horas todos os dias, qualquer pequena mudança pode parecer enorme no início. Algumas tendem a se sentir um pouco inseguras ao se depararem com o novo visual, como se alguém tivesse mudado um pouco a mobília da sala. Mas, aos poucos, todos se acostumam com uma nova fonte. Depois de um tempo, a maioria sentirá que essa é a fonte que se encaixa perfeitamente no aplicativo”. 

Ele também mencionou o período de um ano em que a agência e a plataforma estiveram envolvidas em discussões para chegar ao produto final.

“A criação de fontes personalizadas sempre envolve uma batalha entre personalidade e funcionalidade. O design da TikTok Sans oferece uma expressão forte, mas que se adapta à base de usuários e sua experiência com o aplicativo. As coisas estão sempre em movimento. Muitas vezes, há um elemento surpresa”.

Aprenda sobre designer gráfico na ABRA

O que achou das mudanças na plataforma? Já sabia delas? O desgin gráfico é algo que lhe chama a atenção? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede? O curso presencial Design Gráfico da ABRA é o mais completo no mercado. 

O curso tem um módulo inteiro dedicado a tipografia e nele você poderá aprender a criar fontes exclusivas, pois ensinamos o passo a passo de seu desenvolvimento. 

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.