Enviando Formulário...

No fim de 2023, a Adobe trouxe uma inovação que pode ser o início de uma nova era na moda: um vestido interativo capaz de mudar de cor e forma conforme o desejo do usuário. A seguir, vamos mostrar um pouco sobre a tecnologia usada, explorando também a possibilidade de vermos em breve esse tipo de roupa sendo incorporado ao nosso cotidiano.

Vestido interativo: vários designs em um só

Vestido interativo: o ousado projeto da Adobe 

A cada ano, vemos o mundo da moda e seus desfiles demonstrando um crescente interesse em incorporar tecnologia às suas criações. Um exemplo notável é a presença cada vez mais frequente da tecnologia LED em diversas peças de roupa. Contudo, a Adobe decidiu ir além, inovando ao transformar a roupa toda em uma verdadeira peça tecnológica.

Chamado de “projeto Primrose” ele permite alterar formas, designs ou exibir imagens em um display têxtil flexível. A própria Adobe, em comunicado, o define da seguinte forma:

“O Project Primrose, exibido no MAX (Adobe MAX 2023) como um vestido interativo, torna isso possível com tecidos vestíveis, flexíveis e não emissivos, que permitem que uma superfície inteira exiba conteúdo criado com Adobe Firefly, Adobe After Effects, Adobe Stock e Adobe Illustrator.” 

A idealizadora e o processo de criação do projeto Primrose 

Este projeto foi idealizado por Christine Dierk, uma cientista e desenhista do modelo: um vestido sem alças que atinge até o joelho. O vestido é composto por vários módulos, semelhantes a lantejoulas, capazes de mudar de cor de forma independente, proporcionando uma alteração completa no design da peça.

A tecnologia que torna isso possível é chamada de PDLC (Polymer Disperser Liquid Crystal, ou “Cristal líquido disperso em polímero” em tradução literal). Ela faz com que cada uma dessas “lantejoulas” atue como um pixel individual, de forma similar ao que é encontrado em telas inteligentes, mas, neste caso, aplicado diretamente ao tecido.

Uma substância eletroativa é o que está por trás da “mágica” da mudança de cores e estampas da peça de roupa. Estas alterações podem ser feitas tanto através de um controle, como por um sensor embutido na peça da roupa.

Sobre sua criação, Christine Dierk comentou:

“Ao contrário das roupas tradicionais, que são estáticas, Primrose me permite atualizar meu visual em um momento. A moda não precisa ser estática. Ela pode ser dinâmica e até interativa. E estamos entusiasmados com um futuro onde haverá mais maneiras de se expressar”. 

Quais as perspectivas para o futuro?  

Ao trazer este vestido no seu evento de 2023, a Adobe (que até então tinha apresentado isso apenas em displays e bolsas), levantou a questão: quando uma tecnologia como esta poderá ser vista em roupas para o uso no dia a dia?

Bolsa usando sistema parecido com o do projeto Primrose

Sobre o próprio Primrose, a notícia é um pouco desanimadora, pois permanece em fase de prova de conceito. Porém, pode-se dizer que a tecnologia já demonstra seu potencial de inovação na indústria da moda e também na decoração.

Ainda que seja um futuro um pouco distante, falamos de uma tecnologia que poderá mudar a própria forma como a moda é consumida. Isso porque, com o avanço dessa tecnologia, especialistas consideram possível que tenhamos designs de estilistas famosos sendo baixados para mudar a configuração da roupa.

Aprenda sobre o pacote Adobe e o Illustrator na ABRA

Vocês já tinham visto sobre este ousado projeto da Adobe? Acham que o futuro da moda está nos vestidos inteligentes? E o que acha de estar pronto para esta nova tendência com os cursos da ABRA? Além do voltado para o pacote Adobe, também temos um focado apenas no Illustrator, um dos que puderam transmitir seus designs para o projeto Primrose!

Em nosso curso, você conhecerá as principais utilizações do Illustrator no mercado e suas ferramentas básicas de desenho, a propriedade do traçado, os padrões, os modos de cor e o fechamento de arquivos para impressão (PDF). 

Posteriormente abordaremos também os temas e a ilustração de uma maneira mais profissional. A ideia é que você esteja pronto para ingressar no mercado de trabalho ao fim do curso, além de poder também trabalhar em projetos inovadores, como este que trouxemos neste blog.

Além disso, aqui na ABRA você terá à disposição o SEIA (Sistema de Ensino Individualizado ABRA). Adotado por nossa escola desde sua concepção, ele possibilita que o aluno desenvolva os conteúdos de acordo com seu ritmo e nível de compreensão.

Um dos principais resultados é que o índice de reprovação é praticamente nulo, pois o aluno tem a oportunidade de completar os conteúdos e alcançar os resultados almejados. Conheça mais sobre nossa metodologia de ensino clicando AQUI e venha você também estudar em uma escola que se adapta ao seu ritmo de aprendizado.

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.