Enviando Formulário...

Com a chegada das festas de fim de ano, é interessante observar as obras que trazem temáticas relacionadas ao nascimento do menino Jesus. Dentre elas, uma das mais retratadas é a da Anunciação, que é o momento em que o Arcanjo Gabriel diz para virgem Maria sobre a visita do Espírito Santo. Aqui falaremos de uma das versões mais famosas, a de Sandro Botticelli, que tem o título de “A Anunciação de Cestello”. 

A Anunciação: um tema de muitas obras

Por ser uma das passagens bíblicas mais famosas, a Anunciação acaba por ser a opção de muitos artistas da idade média, especialmente com a arte sacra em alta no período. Dessa forma, observar as diversas versões do tema, nos dizem muito sobre as mudanças que a arte sofria e até mesmo a forma como eram retratados os protagonistas. 

A Anunciação de Simone Martini, de 1333

Por exemplo: na obra A Anunciação de Simone Martini (1333), ainda temos tanto a Virgem Maria como o Arcanjo Miguel retratados com uma silhueta bem mais esguia. Além disso, tanto nela, como na de Fran Angelico (1442), temos ambos com uma posição de igual destaque, até mesmo com o anjo retratado de forma mais imponente. 

Por outro lado, nas obras de Leonardo da Vinci (1472) e na Botticelli (que falaremos adiante), temos não apenas os dois pintados de uma forma muito mais realista e detalhada, como a figura da Virgem Maria mostra-se mais imponente que a do Arcanjo Miguel, que está em uma posição inferior a ela. 

Mas não é apenas isso, já que tirando as auréolas e as asas, não parece que vemos duas figuras santas. Inclusive essa mudança veio nas duas últimas que traremos, as de Rafael (1502) e Caravaggio (1608). Em ambas, nenhum deles conta mais com as citadas auréolas e a única coisa que nos mostra que são as ditas figuras são as asas de Gabriel. No caso da obra de Rafael, também temos Deus representado ao fundo. 

Interessante observar que aqui temos obras da primeira, segunda e terceira fases do renascimento, assim como do barroco. Contudo, vale destacar que observamos especialmente a evolução do tema no cenário italiano, mas temos muitas outras obras de diferentes estilos e de artistas de outros países também. 

A Anunciação de Cestello de Sandro Botticelli: análise da obra

Primeiramente vale observar que ela contou a técnica de têmpera sobre tela. Contudo, esse era um momento em que o óleo sobre tela começava a tornar-se a principal opção entre os artistas da época.  

Uma das coisas mais destacadas nela é o uso da perspectiva. Temos o ponto de fuga localizado no centro da linha do horizonte. Com base nele tivemos feitos o pavimento no solo, assim como os contornos da janela, o pedestal do púlpito, o jardim exterior, etc.  

Um fato a se observar é que a janela não está no centro da obra. Só que isso foi uma opção do próprio Botticelli, pois sua intenção era dar à paisagem de fundo um papel secundário. Isso porque, se a posicionasse ao centro, teríamos todas as linhas desaparecidas convergindo para ele e o olhar seria inevitavelmente atraído para ela.  

Dessa forma, ao fazer isso, ele mantém o foco todo nos personagens da obra, colocando a convergência das duas mãos entre anunciação e aceitação como o centro da pintura. Um aspecto interessante do jogo de luz de A Anunciação de Cestello, refere-se à sombra do Arcanjo Gabriel. Apesar de a janela estar ao fundo, sua sombra projeta-se em direção a ela. Com isso ele busca mostrar que ele está iluminado por uma luz divina. 

Uma característica desta fase do Renascimento está muito presente nesta versão de A Anunciação, que é o estudo do corpo humano. Como podemos ver, tanto o Arcanjo Gabriel, como a Virgem Maria apresentam maior semelhança a figuras humanas. Por exemplo: temos a proporção do corpo, os dedos das mãos ricamente detalhados, assim como as feições do rosto de ambos. 

Simbolismos presentes em A Anunciação de Cestello de Botticelli 

Como citamos, trata-se de uma obra que retrata uma importante passagem da bíblia e que teve diversas representações ao longo da história. Sendo assim, é comum que tenhamos a presença de alguns símbolos na pintura, como forma de destacar determinados fatos e/ou situações. 

Para começar, temos a paisagem de fundo, que configura uma paisagem idealizada, representando o Paraíso Perdido, que Cristo irá redimir. Destacando-se nesse cenário, temos um jovem Carvalho, pois entre os gregos e romanos trata-se de uma árvore sagrada. Por fim, temos o ramo de lírios na mão do Arcanjo Gabriel. Sua presença ali simboliza a pureza, fazendo uma clara referência a virgindade de Maria. 

Curiosidades sobre a obra

  • Ela foi feita entre os anos de 1489 e 1490. Atualmente encontra-se exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália; 
  • O tema da Anunciação é recorrente na carreira de Sandro Botticelli. Ele fez um total de sete pinturas, sendo elas: A Anunciação de San Martino alla Scala (1481); A Anunciação de Cestello (1489-1490); A Anunciação (1490); A Anunciação (1490-1492), têmpera em painel de 21 × 26,9 cm; A Anunciação (1490 e 1493), têmpera sobre tela de 23,9 × 36,5 cm; A Anunciação da Igreja de San Barnaba em Florença (1493); A Anunciação (1495); 
  • Além delas, ainda temos dois painéis presentes no Museu de Belas Artes de Pushkin que trazem a representação do Arcanjo Gabriel e da Virgem Maria separados. Os títulos dos painéis são: Anjo Anunciando e Virgem Anunciada. 

 

Aprenda pintura na ABRA 

Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado, no conforto e segurança de sua casa? O curso online “Pintura Acadêmica: Formação Completa” da ABRA é o mais completo no mercado. 

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.