Arte indígena: conheça as criações dos povos originários Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

Sempre que pensamos na arte que é produzida no Brasil, um dos nossos referenciais é o modernismo brasileiro. Ou seja, uma produção antropofágica, que pega referências de fora e mistura com elementos tradicionais do país para criar algo novo. Porém, devido à sua forma de criação, essa arte não pode ser considerada 100% nacional, ao contrário da arte indígena.

E a essência da arte brasileira é justamente as criações dos povos originários, pois a arte indígena foi o primeiro tipo de produção artística feita em território nacional, muito antes da chegada dos europeus ao continente.

Atualmente, ainda temos muitas dessas produções tradicionais sendo feitas, mas infelizmente diversas se perderam pelo caminho, principalmente devido ao genocídio cometido pelos invasores durante todo o período da colonização do Brasil. Ainda assim, podemos apreciar um grande número de criações artísticas que refletem a essência do povo brasileiro, que, inclusive, se misturou e influenciou a nossa cultura.

Hoje, vamos falar um pouco mais da arte indígena brasileira, destacando as mais famosas.

1 – Cerâmica indígena 

Trata-se de uma das mais famosas artes indígenas brasileiras, mas que não está presente em todas as tribos do país (os Xavantes, por exemplo, não a fazem). Ainda assim, é um dos materiais mais usados pelas tribos, especialmente por conta de sua versatilidade.

vaso de cerâmica indígena da etnia Waurá, do Xingu

Por exemplo, o seu uso é muito visto em jarros, panelas, vasilhas para armazenar alimento, vasos, taças e até mesmo como recipientes para guardar cinzas de mortos ou suas ossadas.

Um fato interessante que demonstra a habilidade dos indígenas, especialmente das mulheres, já que são elas que costumam trabalhar mais com o material, é que não utilizam a roda de oleiro para produzir nenhuma destas peças. Isso também contribui para a singularidade de muitos dos formatos característicos das obras de arte indígena.

Aqui no Brasil as mais famosas são a cerâmica marajoara (a mais antiga do país e conhecida mundialmente) e a santarena (destacada pelo relevo das obras).

2 – Pinturas corporais 

Trata-se de um dos elementos mais representativos da cultura indígena. Isso porque elas servem principalmente para identificar funções na tribo, assim como membros de uma determinada família. Além deste elemento de identificação, seu uso é diário e vai desde as tarefas mais básicas como caçar (com pinturas mais simples), até mesmo festividades ou rituais (com pinturas mais trabalhadas e com detalhes).  

Exemplo de pintura indígena utilizando jenipapo e urucum para o ritual do Kuarup, no Parque do Xingu

Os desenhos variam bastante de tribo para tribo, mas seguem algumas regras como serem diferentes para homens e mulheres e também de acordo com a idade da pessoa.  

Naturalmente, as tintas são todas feitas a partir de materiais naturais, sendo as mais comuns: 

  • A tinta preta feita a partir de jenipapo; 
  • A vermelha feita do urucum; 
  • O branco, que vem da tabatinga. 

3 – Arte plumária indígena 

Normalmente ao falar de artes com penas e plumas, muitos se lembram do carnaval (que atualmente usa similares sintéticos), pois falamos de algo que foi inspirado diretamente da arte indígena. Inclusive na tribo seu uso também pode ser o de adornos em festividades, mas não é o único.

Arte plumária da Cultura Haliti-Paresi

Entre os usos da arte plumária, há um propósito semelhante ao da arte corporal, que é o de destacar posições hierárquicas dentro da tribo. Por exemplo, os cocares maiores e mais bem adornados são utilizados pelos caciques, os chefes e os membros mais antigos de uma tribo.

4 – Máscaras indígenas 

As máscaras trazem uma importância diferente na arte indígena, pois elas trazem um simbolismo sobrenatural. A razão disso é que muitas tribos as confeccionam como uma representação de entidades sobrenaturais e antepassados, considerados os maiores detentores de sabedoria do povo indígena.

Um bom exemplo dessa importância é que algumas etnias utilizam as máscaras em seus rituais como uma maneira de levar alegria e bons sentimentos às entidades espirituais que tiveram conflitos com os indígenas em tempos passados. Sendo assim, seu uso também é bastante comum em festividades, pois eles acreditam que dessa forma irão acalmar uma possível ira destes deuses do passado.

Máscaras indígenas utilizadas em rituais por tribos do Tocantins

As máscaras indígenas normalmente são feitas a partir de materiais como palha, cabaças ou cascas de árvore e costumam ser decoradas com desenhos e penas de pássaros. Contudo, também tem tribos, como os Matis, que as fazem com cerâmica. 

Aprenda Sobre a História da Arte na ABRA

Você já conhecia sobre as principais produções da arte indígena? E que tal aproveitar a oportunidade de aprender mais sobre a evolução artística da humanidade, realizando um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado? O curso  “História da Arte” oferecido pela ABRA é o mais completo no mercado.

Ele traz a história da arte de forma cronológica, mostrando sua evolução até os dias atuais. Não perca tempo! Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos clicando aqui e faça a sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.