A fotografia, como tantos outros tipos de arte, está em constante evolução. No caso dela ainda tem o fato de que as evoluções tecnológicas trabalham a favor de trazer novas possibilidades de captação de imagens. Pensando nisso e nas próprias mudanças de gostos do público, destacaremos as principais tendências para o futuro da área.
Para facilitar, dividiremos a análise das tendências para o futuro da fotografia em: área de atuação e tecnológicas.
Tendências para o futuro da fotografia – área de atuação
A área de atuação de um fotógrafo é bastante extensa, pois basicamente qualquer evento, atividade, cobertura que precise da captura de imagens, precisará de um profissional da área. No entanto, como em qualquer outro trabalho, temos determinados setores que se encontram mais aquecidos e com maior necessidade de pessoal capacitado.
1 – Eventos presenciais
Após a pandemia, tivemos um verdadeiro boom de eventos. Aqueles que haviam sido cancelados finalmente ocorreram e tantos outros vem sendo organizados, buscando suprir a necessidade da população de voltar a ter contato humano, após um período tão longo de isolamento.
Apesar de termos um retorno aos eventos presenciais sem restrição em 2022, o ano de 2023 não será diferente, com tanto outros festivais, shows, baladas, festas, etc. Com isso, fotógrafos da área de eventos, passaram a ser muito requisitados por conta dessa alta demanda.
Ou seja, caso você seja da área ou deseja entrar, buscar aprimorar-se dentro dessa área pode ser uma ótima pedida para quem deseja estabilizar-se na profissão. Pois a tendência é que 2023 seja um ano tão aquecido como foi 2022.
2 – Conteúdos para redes sociais
Hoje as redes sociais já são uma importante ferramenta de negócio para muitas marcas. Além delas, temos muitas pessoas como os influenciadores, modelos, entre outras personalidades, que tem nesses locais uma importante fonte de renda.
Por conta disso, muitos procuram o trabalho de profissionais para tirarem as fotos que serão usadas nas redes sociais. E para além da atuação na fotografia e no tratamento das imagens, um diferencial hoje é incluir no pacote de serviços fotográficos algumas fotos e/ou vídeos especialmente editados para as redes sociais do seu cliente.
O motivo para fazer isso está no fato de que ao receberem as fotos finais tratadas e em alta resolução, alguns clientes não sabem lidar com arquivos grandes e acabam compactando-os de maneira equivocada. Dessa forma, muitas vezes a imagem perde a qualidade, ficando pixelada e com cortes que nada tem a ver com o original.
Ao oferecer esse serviço, além da satisfação do cliente, possibilitará mostrar seu trabalho como você o fez, sem eventuais prejuízos por conta de uma mudança no arquivo que tenha feito a imagem perder a qualidade.
3 – áreas que seguem em alta
Além de novas possibilidades que se abriram, podemos destacar algumas que sempre possuem público, mas que trazem algumas novidades dentro do seu segmento, confiram:
- Casamentos – desnecessário dizer que o trabalho do fotógrafo sempre estará presente na cerimônia, pois os noivos querem poder guardar os registros do seu grande dia. Entretanto, hoje muitos casais buscam trabalhos que capturem os momentos pré e pós matrimônio. Desde os preparativos, momentos descontraídos na festa e até mesmo na viagem de lua de mel temos procura por profissionais;
- Bebês – é bastante comum ensaios trabalhados no estilo “newborn”, que registra os primeiros dias da criança. Porém hoje, temos também o “lifestyle”, com foco em retratar momentos do dia a dia do bebê. Por exemplo: interação da criança com animais domésticos, as brincadeiras, a amamentação, o banho, etc.
Tendências para o futuro da fotografia – tecnologia
A evolução tecnológica da captura de movimento hoje nos possibilita diversas novas opções para fotografias. Entre elas, algumas tornaram-se extremamente populares, como iremos mostrar adiante:
1 – Fotos panorâmicas em 360º
Poder captar um cenário completo, com uma abertura de visão que busca reproduzir a captação que nossos olhos conseguem fazer, vem atraindo a atenção tanto de fotógrafos profissionais, como amadores. Tanto que é cada vez mais comum vermos esse tipo de imagem na internet.
Mas ela ainda tem um outro aspecto interessante: a possibilidade em muitos casos de “arrastar” essa imagem para todos os lados. Ou seja, pode-se olhar não apenas o que está à sua frente, como dos lados, atrás e até mesmo acima, sendo uma opção incrível para quem deseja um tipo de fotografia que praticamente te recoloque de novo dentro daquele momento.
2 – Smartphones
Atualmente é muito mais difícil você ver as pessoas com câmeras dos modelos DSLR de entrada e sem espelho. Isso porque para quem necessita tirar uma foto ou mesmo gravar um vídeo, o faz diretamente de seu smartphone.
As fabricantes oferecem hoje telefones com câmeras cada vez mais poderosas (alguns até mesmo com 5 lentes) e uma grande capacidade de edição e manipulação de imagem. Junto com isso, temos até modelos com possibilidades de ampliar uma imagem em 100x, mantendo sua nitidez.
Graças a excelente qualidade das fotos feitas nos smartphones, passou a ser mais comum vermos apenas modelos de câmeras mais robustos, com os seus sensores maiores e opções ilimitadas de lentes. Pois para a maioria das necessidades básicas dos usuários, ele pode atingir ótimos resultados apenas com as fotos tiradas em seus aparelhos.
3 – Câmeras multifunção
Antigamente havia a necessidade de se ter duas câmeras para poder fazer o registro fotográfico com qualidade e poder fazer uma filmagem decente. No entanto, com a evolução tecnológica, hoje já é possível com modelos mais modernos obter excelentes resultados com apenas uma.
A maioria das novas câmeras podem agora gravar vídeo Super-HD 4K, e algumas são mesmo capazes de trazer imagens em 8K. E tudo isso com a vantagem de ser algo simples de se fazer, como se fosse apenas mudar o ISO. Porém para se obter um resultado de excelente qualidade, também se faz necessário um equipamento especializado, além da própria máquina.
Por exemplo: muitos fotógrafos que trabalham nessa área utilizam suas DSLRs montadas em gaiolas, com iluminação e microfones de shotgun montados para criar produções com qualidade de transmissão.
Considerações finais
Como mostramos ao longo do artigo, a evolução e até mesmo fatores extremos (como a pandemia), nos oferecem diversas novas tendências para o futuro da fotografia. Sendo assim, para além de aproveitar o que está em alta, vale estar sempre atento as novidades.
Com isso será possível se antecipar a futuros movimentos dentro da sua área de atuação, podendo assim sair em vantagem na hora que ele estourar.
Aprenda Fotografia na ABRA
Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado, no conforto e segurança de sua casa? O curso online “Fotografia Digital Iniciante” da ABRA é o mais completo no mercado.
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA