No dia 8 de novembro comemorou-se o dia mundial do urbanismo. A data foi instituída em 1949 e tem como foco favorecer a consciência, a sustentação e a integração entre a comunidade e o urbanismo. Hoje falaremos sobre a arquitetura dos estádios da Copa do Catar 2022.
Eventos de alcance mundial como Copa do Mundo e Olimpíadas, costumam ter arenas e estádios criados especialmente para eles. Normalmente eles trazem como temas elementos da cultura local em sua arquitetura. No caso da Copa do Catar 2022 não é diferente e por isso iremos destacar os estádios que serão sede do torneio, assim como suas referências.
Luxo e espaço VVIP nos estádios da Copa do Catar 2022
Não é nenhuma novidade que muitos países do oriente médio não economizam no luxo em suas grandes construções. No caso dos estádios que veremos na Copa do Mundo, chegou-se ao ponto de ter estádios com os chamados “espaços VVIP” (com dois “V” mesmo). Pois serão nestes locais que ficarão os chefes de Estado e dirigentes da FIFA.
Segundo reportagem do Estadão, estes espaços são compostos por sofás e poltronas confortáveis e decorados com objetos da cultura local ou com quadros e fotografias que ilustram o país. Justamente nesse espaço que fica a sala do Emir, chefe de estado catari. Os espaços VIP (com um V só) diferenciam-se apenas pela ausência desse espaço para o líder local.
Por fim, comum a todos é o trabalho pensado para sua acústica, além de um sistema de ar-condicionado. Isso porque mesmo não sendo verão lá, a média de temperatura que devemos ter na Copa do Catar 2022 estará entre 20 e 30 graus.
1 – Estádio Al Bayt
Este é o estádio que terá a honra de sediar a partida inaugural da Copa do Catar 2022 e fica na região de Al Khor. Ele conta com a assinatura de AS+P Albert Speer + Partner e Dar Al-Handasah e traz como referência a “bayt al sha’ar”. Estas são tendas assimétricas dos povos nômades beduínos, o que faz com que ele pareça justamente uma gigantesca barraca.
Ele tem capacidade para 60 mil lugares, mas que ao final da Copa do Catar 2022 será diminuída para 32 mil. A parte excedente (um design modular portátil) será oferecida a países em desenvolvimento necessitados de infraestrutura para a prática de esportes. Além disso, o espaço VIP será um hotel 5 estrelas e haverá um espaço para um shopping e um hospital para medicina esportiva.
2 – Estádio Al Janoub
Projeto de Zaha Hadid Architects + AECOM, ele fica na Al Wakrah, uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes que já foi um vilarejo de exploração de pérola. Sendo assim, a ideia do projeto foi um design futurista inspirado nas velas dos tradicionais barcos Dhow, utilizados pelos mergulhadores na época.
Ele contará com 40 mil lugares durante a Copa do Mundo, mas também terá sua capacidade reduzida (no seu caso pela metade) e terá sua parte excedente doada. Um fato interessante é que a arquiteta iraquiana responsável pelo desenho Zaha Hadid foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker, espécie de Oscar da arquitetura, em 2004.
3 – Estádio Ahmad Bin Ali
Este é um projeto de BDP Pattern, Ramboll e AECOM e fica na cidade histórica de Umm Al Afaei. O local contava com outro estádio, mas este foi demolido para a construção deste novo, que no futuro será a sede do Al Rayyan SC.
Um fato interessante sobre ele é que segundo o Comitê Organizador, mais de 90% dos materiais usados em sua construção são fruto de reciclagem, mas não é apenas isso, pois também as árvores que circundavam a antiga construção, foram replantadas.
A ideia na sua construção é que ele lembre diferentes aspectos da cultura do país. Por exemplo: a fachada refletir as ondulações das dunas, além dos padrões geométricos fazerem referências a flora e fauna local.
4 – Estádio Al Thumama
O projeto é de Ibrahim Jaidah Architects & Engineers e a referência que temos aqui são os tecidos de uma Gah fiya. Trata-se de uma touca branca que é símbolo de dignidade e usada por muçulmanos sob o lenço branco que cobre suas cabeças. Ele tem capacidade para 40 mil lugares, mas assim como os outros, também terá capacidade reduzida e esse material será doado.
Nele há um sistema de economia de água 40% superior ao de um estádio tradicional, pois ele usará água reciclada para irrigar as áreas verdes de seu entorno.
5 – Estádio Cidade da Educação
Talvez o nome mais curioso dentre todos os estádios da Copa do Catar 2022, mas o motivo é que reúne campi no exterior de universidades como Georgetown e Northwestern. Sua fachada é repleta de losangos e a ideia por trás do projeto da Fenwick Iribarren Architects é que remetam à durabilidade, qualidade e resiliência dos diamantes.
O estádio também contará com um moderno sistema de luzes digitais para iluminar sua fachada à noite. Após a competição ele deverá ser usado pela seleção feminina do Catar, além de prática esportiva da comunidade local, especialmente dos estudantes. Além disso, há a previsão de construção de duas escolas e um centro de conferências no local.
6 – Estádio Internacional Khalifa
Este é o único estádio que não foi feito especialmente para a Copa do Catar 2022, pois ele já existe desde 1976. As mudanças feitas nele incluíram o aumento da capacidade em 10,5 mil lugares, além do sistema de ar-condicionado.
Trata-se do principal estádio do país e já foi palco de diversos eventos importantes como a Copa do Golfo de 1992, a Doha Grand Prix de 1997, os Jogos Asiáticos de 2006, os Jogos Pan-Árabes de 2011, a Copa da Ásia de 2011, o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 e a Copa do Mundo de Clubes de 2019.
7 – Estádio Lusail
O projeto é da Foster + Partners e Populous e será o palco da final da Copa do Catar 2022, sendo inclusive o maior estádio dentre os oito, com capacidade para 80 mil lugares. O design dele traz duas importantes referências. Primeiramente a fachada, que remete às tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico durante a ascensão da civilização.
Enquanto isso, as interações de luz fazem referência às lanternas fanar, típicas da região. Trata-se do único estádio para o qual não está previsto seu uso para o futebol profissional ao final da copa. Para além da retirada de 20 mil assentos (em modelo similar aos citados), o governo estuda dar lugar a unidades habitacionais, lojas, clínicas, uma escola e um campo de futebol comunitário.
8 – Estádio 974
Por fim, temos o estádio que é projeto da Fenwick Iribarren Architects. Dentre todos os oito é visto como o de design mais inovador, pois foi todo construído com contêineres e módulos de aço, como se feito com blocos de montar de brinquedo. Ele tem como inspiração o comércio internacional e marítimo do Catar.
O número é o código telefônico internacional do país, mas também é o total de contêiners utilizados em sua construção. Trata-se do primeiro estádio completamente desmontável e inclusive ele o será após a Copa do Catar 2022. Ainda não se sabe o que farão com o material, se construirão estádios menores ou um igual em outro lugar.
Aprenda arquitetura na ABRA
Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede ou no conforto de sua casa?
A ABRA oferece diversos cursos sobre arquitetura nas modalidades presenciais, online e EAD ao vivo. Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA