Quando vai se aproximando a chegada de um novo ano, diversos estudos são feitos visando entender as novas tendências de estilo. Dentre eles, um dos mais aguardados é o da Cor do Ano Pantone. Para 2023, o anúncio foi feito no último dia 2 de dezembro e a cor escolhida foi a Viva Magenta (PANTONE 18-1750).
O motivo da escolha quem detalhou foi Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute:
“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos tons mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”.
Entre outros motivos, considerou-se todo o contexto mundial de desafios, como a pandemia da Covid-19, para escolher um “vermelho animado, pulsante de movimento”. Ainda segundo Leatrice, a seleção do Viva Magenta deu-se pelo fato que “é uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo que todos precisamos para um futuro mais otimista”.
Vamos agora entender o porquê este anúncio é tão aguardado por diversas áreas criativas, como moda, design, marketing, entre outras.
O que é a Pantone?
Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre o que é a Pantone. Para quem não conhece, trata-se de uma empresa fundada em 1963 nos Estados Unidos e que com o tempo tornou-se uma referência para gráficas. Isso ocorreu, pois no início daquela década tínhamos poucas tecnologias de direcionamento das cores.
Sendo assim, muitos erros eram fatais quando a quantidade de tonalidades não eram o suficiente para gerar uma cor específica e a impressão saia com cores incorretas. Por conta disso, a Pantone iniciou um sistema de organização de cores, conhecido como Pantone Matching System ou PMS (Escala de Cores Pantone).
Inicialmente esse catálogo contava com 500 cores e tinha como objetivo diminuir variações erradas nas suas misturas. Para a época era bastante inovador, pois permitia a réplica exata das tonalidades por meio de um sistema de numeração e formato de chip. Quando foi criada os maiores usuários do sistema eram designers e demais profissionais da área.
Ele funciona da seguinte forma: cada cor tem o seu próprio código, que funciona como se fosse a identidade da cor. Esse código é composto de três ou quatro números e uma letra, C ou U. Essas letras referem-se ao papel no qual a cor estará impressa. Ou seja, quando tiver a letra “C”, significa coated (revestido), isso quer dizer que o papel onde a cor vai ser impressa tem um revestimento especial.
Por outro lado, quando tivermos a letra “U” (uncoated), significa que é um papel sem nenhum revestimento. Tal fato exerce influência no resultado final, então toda atenção faz-se necessária em relação às letras.
A Cor Do Ano Pantone
Desde 1999, a Pantone pesquisa a cor que é tendência mundial e a elege como a cor do próximo ano. A primeira foi a “cerulean” que representava o milénio como um tempo de paz e tranquilidade. Graças ao sucesso dela, passou-se a anualmente a empresa apresentar uma cor estratégica para o ano seguinte.
Contudo, essa escolha não é feita de forma aleatória ou por gosto da empresa, mas sim temos meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e tendências antes de anunciar a tonalidade. Importante dizer que ela não é a única a desenvolver um sistema de combinação de cores, mas nenhuma alcançou sua popularidade ou mesmo autoridade da empresa, que conta com mais de 10 mil padrões de cores atualmente.
Por que a cor do ano se tornou tão importante?
Pelo fato de o anúncio vir após diversas pesquisas, ele passou a ser um importante reflexo de tendências de comportamento dos consumidores. Sendo assim, usá-lo em produtos de áreas de consumo ou então no design trará maior chance de agradar ao público. Por exemplo, podemos citar os seguintes usos da cor do ano:
- Criação de peças e estampas por parte de marcas de vestuário usando a cor do ano;
- Confeitarias ou profissionais autônomos que fazem bolos e sobremesas podem criar iguarias usando a Cor do Ano;
- Os designers de interiores podem sugerir peças de decoração ou mesmo a pintura de ambientes nesta tonalidade;
- Restaurantes também podem incluir a tonalidade na decoração das mesas e pratos;
- Incorporar o matiz nas redes sociais de sua marca;
- Utilizá-lo em ações de marketing como brindes, nas cores de sites ou blogs, assim como na decoração de eventos corporativos.
No entanto nestes casos é sempre importante ponderar se a cor está em sintonia com os objetivos desejados. Além disso, precisa haver sentido para o público seu uso. Por conta disso, o uso da Cor do Ano Pantone na moda costuma ser mais frequente, assim como no design de interiores, como forma de mostrar projetos já com as tendências futuras.
Aprenda sobre Moda e Estilismo na ABRA
Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico sobre Desenho de Moda, com acompanhamento individualizado, no conforto e segurança de sua casa? O curso online Desenho de Moda da ABRA é o mais completo no mercado.
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA