Enviando Formulário...

Mesmo sem nunca terem parado de ser feitas, as fotos analógicas perderam muito espaço em relação às tiradas com câmeras digitais. Os motivos são os mais diversos, como o custo de tirar uma foto, a rapidez, a quantidade maior de fotografias que se pode tirar, além claro da praticidade de ter tudo a mão no seu smartphone. 

No entanto, o que temos visto nos últimos anos é uma retomada pelo interesse em fotos analógicas, especialmente da chamada “geração Z”, que curiosamente foi uma que pouco teve contato com essa tecnologia, já que foi a primeira nativa digital.  

Entendendo a onda retrô das fotos analógicas 

Pode até parecer estranho para alguns essa retomada no interesse por fotos analógicas, mas na verdade esse é um fenômeno bastante comum. Basta pensar nas muitas ondas retrô que tivemos, como a dos anos 70 na década de 90, dos 80 na de 2000, dos 90 na de 2010 e agora entramos na de 2000 na de 2020. 

Modelo de câmera analógica

Para muitos trata-se de um resgate dos bons momentos da infância e isso pode ser visto especialmente em áreas como música e TV. Só que para além de artistas e programas que voltam a ficar em evidência, também temos hábitos ou costumes que ganham força. Pois é justamente aqui que temos a questão das fotografias analógicas. 

A geração dos anos 90 teve apenas os primeiros passos das fotos digitais, com a de 2000 pegando a popularização das câmeras e claro, o início das “selfies”. Porém, este ainda era um período em que se tinham muitas fotos analógicas, dado o alto custo da nova tecnologia. E justamente essa criação “híbrida”, serviu para fortalecer um movimento que já vinha com força na década passada. 

Os possíveis motivos para essa moda

Normalmente há diversas razões envolvendo isso, mas para além do próprio fato citado acima, outras coisas contribuíram para isso. Por exemplo: famosos começando a fazer uso delas em fotos nas redes sociais, chamaram a atenção de muitos usuários, que passaram a buscar fazer o mesmo em suas próprias páginas pessoais. 

Além disso, temos um fator envolvendo status, pois a não ser que a pessoa tenha em casa uma câmera, o custo atual para aquisição de uma ou mesmo para o material (como filme por exemplo) é bem elevado.  

Quem falou sobre também foi Marina Roale, pesquisadora e head de insights do Grupo Consumoteca, ao Yahoo, Confiram: 

“É típico da juventude buscar caminhos para se diferenciar e autoafirmar. Então, é natural que essa geração se aproprie de ferramentas antigas para produzir uma nova estética e criar narrativas que se destaquem. Também não deixa de ser um deboche do presente, no qual praticamente todo mundo tem acesso a celulares com câmeras supertecnológicas. Os jovens de hoje têm muito esse tom irônico ao reinterpretar nossa realidade” 

Como é o processo de revelar uma foto analógica?

Exemplos de filmes analógicos

Ele nada mais é que um processo químico que visa transformar a imagem latente registrada no filme fotográfico em imagem visível. Ela conta com algumas etapas necessárias para que o resultado seja o esperado. Confiram o passo a passo: 

  1. Revelação – Nessa etapa usa-se um produto químico chamado “revelador” (soluções alcalinas, geralmente à base de hidroquinona ou metol). Por meio da reação de óxido-redução, ocorre a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica; 
  1. Interrupção – Caso o processo de revelação da etapa anterior não seja interrompido, o revelador continua agindo até escurecer completamente a foto. Portanto, se usa um produto que interrompa a ação do revelador. Geralmente se utilizam compostos de ácido acético glacial (por exemplo, vinagre concentrado) ou ácido cítrico para tal; 
  1. Fixação – Na primeira etapa, podem sobrar alguns vestígios dos haletos de prata sobre a fotografia, que com o tempo podem se decompor e manchar a foto. sendo assim, mergulha-se em um fixador (tiossulfato de sódio) que tem a capacidade de reagir com os cristais de prata e torná-los solúveis em água; 
  1. Lavagem – Posteriormente é feita a lavagem, para tirar todos os resíduos químicos e deixar apenas a imagem de prata metálica, dessa forma a fotografia fica mais durável. A lavagem é feita em água corrente, por alguns minutos; 
  1. Secagem – Na quinta e última etapa é feita a secagem, elas podem secar naturalmente ou com a ajuda de estufas, em temperaturas que não ultrapassem os 40ºC. 

Após todo esse processo a foto não poderá mais ser apagada. Entretanto, caso ele não tenha sido feito corretamente, a imagem pode manchar e descolorir no futuro. Ainda assim, não a ponto de apagar por completo a imagem. 

Diferenças entre fotos analógicas e digitais

Por fim, vamos destacar as duas principais diferenças entre as fotos analógicas e as fotos digitais: 

  • Forma de captura de imagem – sem dúvida a principal diferença é esta. Independentemente da marca ou modelo, as versões digitais utilizam um sensor fotossensível para obter o registro. Por outro lado, as analógicas necessitam de um filme fotográfico; 
  • Processamento de imagem – enquanto na foto digital processa-se a imagem em instantes e se disponibiliza rapidamente para visualização, na analógica é preciso fazer todo o processo de revelação citado acima. 

Vale dizer que não existe aqui uma escolha sobre melhor ou pior, mas sim entender a necessidade e função na qual determinado tipo de foto se encaixa mais adequadamente. 

 

Aprenda Fotografia na ABRA 

Gostou destas curiosidades? Já pensou em fazer um curso acadêmico completo, explorando sua criatividade, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede? Os cursos presenciais de Fotografia da ABRA são os mais completos no mercado. 

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos clicando aqui e faça a sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.