Você já ouviu falar sobre motion design? O termo à primeira vista pode parecer algo estranho ou muito técnico, mas na realidade é algo muito presente no nosso dia a dia. Isso porque ele está em quase todo projeto audiovisual ou gráfico que consumimos.
Entre eles podemos citar programas de televisão, canais do YouTube, videoclipes, vídeos institucionais, videogames, aplicativos de smartphones e até animações mais complexas. Vamos hoje explicar melhor sobre este conceito e falar sobre uma das áreas do audiovisual que mais cresce atualmente.
As vinhetas da MTV Brasil são um dos maiores exemplos de motion design
O que é motion design?
Ele também pode ser citado como motion graphics ou videografismo e de forma objetiva ele é uma linguagem do design usada para dar movimentos a elementos gráficos. Ele traz como principal marca o uso de formas geométricas, ilustrações, imagens, textos e ícones.
Seu principal objetivo é o de transmitir informações, explicar conceitos e causar impacto visual. Sua presença em praticamente todo tipo de produção audiovisual se explica pelo fato de que elementos gráficos em movimento são recursos valiosos tanto para entreter, quanto para enriquecer a experiência do usuário e do espectador.
Além disso, eles podem ter uma função mais lúdica, de forma a facilitar a compreensão de conceitos mais complexos.
Origem da técnica
Temos uma relação bastante próxima do motion design com o cinema, tanto que o francês George Meliés (considerado o pai dos efeitos especiais) trouxe algumas das bases do que seria usado pelos motion designers (profissionais da área).
Ele fazia uso de uma mistura de efeitos de stop motion com cortes de câmera criativos. Posteriormente diversos outros profissionais do campo procuraram novas formas de usar esta técnica.
Entre eles, dois nomes se destacam: o animador Norman McLaren, considerado por muitos o maior e mais importante criador de animações artísticas de todos os tempos, e o designer industrial Saul Bass. O primeiro trouxe uma técnica inovadora de fazer animações direto na película de filme, rabiscando ao som de músicas, como Jazz. Entre seus trabalhos mais famosos temos “Dots”, “A Phantasy in Colors” e “Boogie Doodle”.
https://www.youtube.com/watch?v=E3-vsKwQ0Cg
Já Saul Bass conta com uma lista importante de criações de aberturas para o cinema, como “Deu a Louca no Mundo” (1963), “Um corpo que Cai” (1958), “Anatomia de um crime” (1959), “Psicose (1960)” e “Onze Homens e um Segredo (1960)”, sendo esta última extremamente moderna para a época.
A partir dessas reinvenções que passamos a ter a criação de movimentos gráficos de texto, formas e objetos, presentes nas diversas vertentes do motion design usadas nos dias de hoje.
Diferenças entre animação e motion design
Apesar de andarem lado a lado e muitas vezes estarem presentes juntas em uma produção, há diferenças entre as duas. Por exemplo: a animação tem como principal objetivo o entretenimento e o seus gráficos não contêm relação com outro objeto. Temos neste caso desenhos, animações dos mais variados tipos como principais exemplos.
Enquanto isso, o motion design tem como objetivo levar uma informação para o telespectador. Para atingir este objetivo ele conta com uma animação focada no uso de elementos abstratos, cores e tipografia para apresentar informação ou construir uma identidade visual de forma simples e efetiva.
Antes o motion design era muito mais um complemento das muitas produções audiovisuais (de filmes a animações), especialmente por conta de aberturas, vinhetas, etc. Só que hoje ele já é usado muito mais de forma independente e tornou-se uma ferramenta poderosa dentro de estratégias de marketing de conteúdo, muito por conta do amplo uso das redes sociais.
Quem é o profissional de motion design?
Ele é chamado de motion designer e geralmente tem conhecimentos de design gráfico e/ou ilustração, cinema e produção multimídia. sua principal função ao criar as animações é pensar além das composições, mas também em como tudo isso se movimentará na tela, de forma estratégica e inteligente. Com isso, ele busca não só informar, mas também prender a atenção do espectador.
Principais áreas de atuação de um motion designer
A área do motion designer não apenas é ampla, como extremamente versátil, pois muitos podem fazer a ponte para trabalhar com animações e vice-versa. Tanto que a área mais comum ainda é a de trabalho para projetos para TV, cinema, canais de internet e games com vinhetas, aberturas, entre outros.
Na música ela também está muito presente com diversos videoclipes se valendo do motion design, como o do Junior Senior na música “Move Your Feet”. Só que a área hoje mais em expansão para este tipo de profissional é a de marketing e publicidade. Muitas empresas buscam motion designers para fazerem vídeos e animações para televisão, internet (sites, banners, anúncios), além de publicações de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.
Por fim temos também o UX Design, que é o design de experiência do usuário. Neste setor os profissionais atuam criando animações em sites, aplicativos e softwares. Isso porque eles veem o uso do motion design como uma contribuição na experiência do usuário, de forma a torná-la mais agradável e confortável durante o uso.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA