Ao longo da história, diversos artistas criaram obras que tinham como foco botar em discussão temas relevantes ou mesmo que poderiam ser vistos como “controversos” para a época. Isso mostra mais uma das importantes facetas da arte, que é estimular a reflexão sobre questões de interesse da sociedade.
Atualmente, quem melhor faz isso são os artistas urbanos, pois com suas manifestações em espaços públicos, colocam em pauta problemas contemporâneos, como o meio ambiente, tema do nosso blog hoje.
A arte urbana e o meio ambiente
As discussões sobre problemas ambientais não são novas e contam com vozes nos mais diversos segmentos. Dentre eles, os artistas têm um importante papel, pois são eles que em muitos casos levam a mensagem de forma mais objetiva para o grande público, mostrando como aquilo afeta sua realidade.
E é justamente isso que a arte urbana consegue fazer, com diversos artistas levantando temas de interesse geral, sendo o impacto do homem na natureza um dos mais recorrentes hoje em dia.
Muitas vezes com imagens chocantes e impactantes, eles conseguem passar de forma clara o que desejam. Vamos observar alguns dos murais mais interessantes sobre a questão ambiental, assim como falar um pouco sobre quem os criou:
1 – Não Acredito em Aquecimento Global – Banksy
Falamos de um dos grandes mistérios da arte urbana, pois até hoje não há certeza sobre qual seria a verdadeira identidade de Banksy. Ele ganhou fama com diversos grafites feitos em Bristol, na Inglaterra. Segundo o próprio artista, um dos motivos de ser tão cuidadoso com sua identidade é pela tranquilidade para fazer suas obras, além de se proteger.
Suas obras geralmente trazem um fundo de reflexão ou fortes críticas sociais e políticas. No caso desta, temos um cenário bem curioso: ele simplesmente escreveu “Não Acredito em Aquecimento Global” em uma rua que estava alagada.
2 – Matando a Nós Mesmos – Pejac
A segunda obra que trazemos é do artista espanhol conhecido como Pejac. Ele segue o estilo de muitos grandes nomes do grafite, com uma arte que normalmente interage com o local em que está.
Além disso, elas costumam trazer uma forte crítica social, como o caso de “Matando a Nós Mesmo”. Nele, Pejac coloca os humanos como árvores e cortando suas próprias raízes, mostrando o impacto do desmatamento.
3 – Sem título – colaboração BLU e OS GÊMEOS
Os Gêmeos são uns dos grafiteiros brasileiros famosos mundialmente, que inclusive têm várias obras espalhadas país afora. Já BLU é um artista italiano que desde 1999 pinta murais de forma anônima, sempre trazendo críticas sociais em suas criações. Neste caso específico, a obra foi feita em Lisboa, Portugal, como parte do projeto Crono, que reuniu alguns dos principais grafiteiros do mundo, como os citados, e também Momo, Sam e muitos outros.
Esta obra é uma das mais curiosas, porque você precisa olhar o prédio em um ângulo certo para conseguir vê-la de forma completa, pois em uma das paredes temos a obra de BLU, que é um magnata sugando o mundo com canudinho e com uma coroa que tem pintadas as marcas das principais petroleiras do mundo.
Já a obra de Os Gêmeos trazem uma pessoa encapuzada com uma etiqueta em destaque no capuz improvisado com os dizeres “I Love Vandalismo”. Além disso, ele está segurando uma pessoa (que não especificaram quem era) que simula um estilingue e pronto para atirar.
4 – O Relógio Faz Tic Tac – BLU
Vale a menção para outra obra do artista, devido à sua forte crítica à destruição do meio ambiente, com foco no aquecimento global. Ela mostra uma ampulheta em que um iceberg está derretendo e a água que está caindo, começando a inundar a cidade que está na parte de baixo da ampulheta.
5 – O Mundo está queimando – Eduardo Kobra
Trazendo mais um grande nome do grafite brasileiro, Eduardo Kobra também conta com obras em todo o mundo e com muitas delas trazendo críticas sociais.
Especialmente nessa arte urbana, temos uma imagem bem impactante, em que vemos um urso polar se equilibrando em um restinho de gelo em meio a um rio de fogo (ou lava), também indo na linha do aquecimento global.
Aprenda sobre arte urbana na ABRA
E você, gosta de arte urbana? O que acha dessa forma de crítica social? Gostaria de poder expressar sua arte nas ruas? Pois saiba que aqui na ABRA nós temos o curso presencial de Arte Urbana em que você poderá aprender isso e muito mais! Ele é destinado tanto a artistas mais experientes, como para aqueles que desejam ingressar neste meio.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA