A cognição é algo que se dá durante toda a vida, e deve ser trabalhada desde cedo. Sabia que uma das melhores formas de trabalhar o desenvolvimento cognitivo na criança é através do desenho?
Além dos inúmeros benefícios que sabemos que o ato de desenhar traz para as crianças, ele também desempenha um papel decisivo nesta importante etapa de formação. Para saber mais, leia este texto até o fim.
O que é o desenvolvimento cognitivo infantil?
A cognição nada mais é que o processo de faculdade de aquisição de um conhecimento, ou seja, trata-se de uma jornada de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades e aptidões da criança. Todo esse aprendizado, por sua vez, ocorre por meio da capacidade de percepção, raciocínio, memória, pensamento e comunicação que a criança possui.
O desenvolvimento das capacidades cognitivas é fundamental para o crescimento infantil, juntamente com as habilidades motoras, mentais e emocionais. Uma vez que é na infância que todo indivíduo tem o primeiro contato com inúmeras informações.
Além disso, na infância, tudo é novo e gera curiosidade, e o mundo é explorado através dos cinco sentidos, os quais são extremamente aguçados. É durante essa fase do desenvolvimento infantil que a cognição está mais ativa, sendo lapidada conforme a criança cresce e desenvolve as habilidades necessárias para a vida em sociedade.
O desenho no processo de desenvolvimento infantil
Ao pensarmos na comunicação, a primeira forma efetiva da criança fazer isso, é através do desenho. Com eles, ela transmite sentimentos, vontades e ideias que muitas vezes não consegue expressar pela linguagem oral ou escrita, principalmente se ainda é muito pequena.
Normalmente, ela começa a desenhar entre os 18 e 24 meses e essas primeiras manifestações são chamadas de “garatujas”. Trata-se de traços, inicialmente, desordenados que os adultos não conseguem entender, mas que para ela tem um significado.
E a evolução do desenho vem com o crescimento e desenvolvimento da criança. Inicialmente, ela não desenha aquilo que vê, mas sim aquilo que sabe. E à medida que se desenvolve, passa a buscar representar os objetos da maneira como os enxerga. É neste momento que surgem os conceitos de proporção, tamanho, relação espacial e posição relativa.
Durante este processo, a criança ainda lida com muitas coisas que não entende. E aqui o desenho atua de forma importante para que os pais ou responsáveis possam compreender o que se passa com ela.
Dessa forma, ela pode expressar aquilo que sente como alegria, medo, angústia e mostrar como é a sua própria relação com o mundo que a cerca. Junto disso ocorre o desenvolvimento das habilidades motoras e, claro, cognitivas.
O desenvolvimento cognitivo através do desenho
Isso ocorre porque as crianças, ao criarem imagens do mundo real e projetá-las em um desenho, expressam ali todo o seu conhecimento sobre o mundo à sua volta.
Com isso, é possível observar, através de suas produções, o desenvolvimento cognitivo da criança. É neste momento que o desenho assume um papel além daqueles que citamos anteriormente, pois também influencia positivamente o processo de aprendizagem da escrita pela criança.
A base desse processo começa ao rabiscar, pois é quando as crianças estariam modelando os sistemas neurais, estimulando e treinando as células especializadas do córtex visual para linhas e formas, da mesma forma para discriminar os limites da imagem, como as figuras de frente e o cenário de fundo.
Este é o momento em que elas estão construindo os esquemas gráficos do desenho, a partir da exploração dessas linhas e formas como: pontos, linhas, círculos, espirais, etc.
A partir da hora em que a criança olha para os seus rabiscos e dá um significado para eles, temos o início do processo de formação do pensamento simbólico. Ele é a base do processo de desenho, assim como da leitura, escrita, música e de outras formas artísticas.
Considerações finais
Ao longo do texto pudemos ver a importância que o desenho tem em todo o processo de desenvolvimento da criança. Ela ajuda na coordenação, na interação social e até como forma de expressar sentimentos.
O que muitas vezes pode passar batido é que o desenho também desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo da criança. O interesse em representar o mundo ao seu redor e a curiosidade em aprender mais sobre ele terão um impacto positivo na sua capacidade de adquirir habilidades literárias, como leitura e escrita.
Traga suas crianças para aprender a desenhar aqui na ABRA
Vocês já conheciam os benefícios do desenho para o desenvolvimento cognitivo da criança? Gostaria de poder dar a oportunidade delas aprenderem mais em um curso desenvolvido especialmente para elas? Aqui temos o “Projeto Artístico Kids” em que desenvolvemos um programa de curso utilizando como base o Desenho, a Pintura e as Experiências Tridimensionais, que visa ampliar o potencial criativo da criança através de projetos individuais e em grupo.
Entre em contato conosco e matriculem já sua criança!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA