A moda vai além da simples criação de peças de vestuário; ela também se trata de quebrar regras. Ao longo da história, temos muitos exemplos de estilistas que ousaram desafiar as normas estabelecidas. Atualmente, no Brasil, destaca-se Alexandre Pavão, cujas peças de design único têm chamado a atenção.
Hoje, vamos falar um pouco sobre como essa forma de ver a moda fez com que ele caísse nas graças de diversas celebridades do país e se tornasse um dos estilistas de maior sucesso atualmente.
Alexandre Pavão: o jovem na moda
Apesar da marca de Alexandre Pavão ter ficado conhecida apenas durante a pandemia, ela já existia desde 2006. Natural de Marília, ele ainda estava no ensino médio quando customizava camisetas, móveis e bolsas ao lado de sua mãe.
Posteriormente ele começou a estudar no Senai em um curso técnico de calçados e acessórios. Foi quando suas ideias começaram de fato a tomar forma. Em 2010, segundo a FFW, um dos professores de Alexandre Pavão tinha um ateliê de bolsas e começou a desenhar algumas peças para que ele reproduzisse. Dessa forma, os dois começaram a produzir juntos em pequena escala.
Cinco anos depois, ele resolveu se mudar para a capital, para tentar levar adiante sua marca. Contudo, na época Alexandre Pavão trabalhava em outra empresa como designer de produto, para poder se manter.
O sucesso a partir da Anitta
A cantora teve um papel fundamental no sucesso de Alexandre Pavão, pois ela utilizou durante seis meses um cinto feito por ele. O simples fato de ela o estar usando, começou a interessar outras pessoas, que queriam saber quem era o estilista por trás daquela criação.
Este momento, segundo o próprio Pavão, foi bom e ruim ao mesmo tempo. Bom obviamente porque ele teve um boom de vendas graças aos holofotes que ganhou através da Anitta. Entretanto, como ele ainda estava trabalhando na empresa, ele ficou sobrecarregado de trabalho, o que resultou em uma gastrite crônica.
Pensando em sua saúde, ele resolveu se demitir do emprego e apostar tudo na marca. Ele conta que chegou a temer nos primeiros meses que a marca pudesse não sustentá-lo, mas sem deixar de acreditar no potencial dela, chegou ao sucesso que é hoje.
Cordas e mosquetões: a identidade de Alexandre Pavão
Mas afinal, o que chama tanta atenção em suas criações? Simplesmente o fato que ele cria seus acessórios utilizando elementos pouco comuns, como cordas e mosquetões (aqueles usados em escaladas).
Essa quebra de paradigmas é evidente em suas bolsas, o acessório carro-chefe do estilista. Elas se afastam significativamente do tradicional, que normalmente inclui alças de couro ou correntes. A escolha dessa abordagem foi motivada pela necessidade, pois, na época, ele estava desempregado e precisava de material para criar. Assim, ele adquiriu algumas cordas coloridas em uma loja de construção próxima à sua casa e deu asas à sua criatividade.
O que começou com um “jeitinho”, acabou virando sua marca registrada. Interessante observar que ele já utilizou outros materiais não convencionais em suas criações: mordedores de cachorro, cabos usb, cabos de telefone, entre outros podem ser vistos em suas bolsas.
Sobre o fato de fugir da obviedade, Alexandre Pavão falou em conversa com a Elle:
“Quero ter um produto que os outros pensem ‘como assim existem pessoas que compram isso?’.”
Ainda dentro deste fato, ele explica sua meta ao criar acessórios que saem da obviedade e que nem todo mundo considera usar:
“Não quero criar só um produto. Quero criar uma marca, uma história, um universo. Quero chegar ao nível em que se eu fizer um simples alfinete, as pessoas fiquem loucas pelo meu alfinete”.
A inusitada forma de conduzir a marca
Em entrevista para a FFW, Alexandre Pavão explica como ele conduz a marca e sua produção. Segundo ele, a produção é exata, pois ele não quer produzir além do que for vender. Além disso, ele não faz coleções, ele vai criando e deixando no showroom de onde trabalha. Apenas depois ele vai escolhendo o que será lançado naquele momento e o que será lançado depois.
Ele também trabalha sob demanda: ao lançar um produto, a pessoa pode pedir, mas vai ter de esperar cerca de dois meses até receber. Inclusive essa situação teve um efeito indireto na divulgação de sua marca, pois muitas pessoas passaram a fazer o “unboxing” (uma live ou vídeo que a pessoa abre um produto que acabou de receber) nas redes sociais.
Dessa forma, mesmo não tendo uma rede social própria de grande sucesso, a hashtag #AlexandrePavão já conta com mais de 5 milhões de visualizações no TikTok. Ou seja, o contínuo crescimento da marca segue um efeito orgânico dentro da internet e dando mostras que pode ir muito além disso.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA