Hoje em dia, o acesso a animes é relativamente fácil, pois eles estão disponíveis nos mais diversos streamings. Contudo, por muito tempo, apenas a TV aberta era a opção para assistir. Muitos lembram de desenhos como Cavaleiros do zodíaco, Dragon Ball, Yuyu Hakusho, Naruto, Sailor Moon, One Piece…
Mas sabia que muitos outros passaram na TV aberta? Hoje falaremos um pouco mais sobre estes animes, que talvez algumas pessoas não se lembrem, mas que fizeram na época relativo sucesso.
1 – Zillion
Este anime é de um período em que ainda não tínhamos mangás por aqui, e a exibição de animes era muito esporádica. Ele foi transmitido entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90 na Globo e TV Gazeta. Uma curiosidade é que ele chegou ao Brasil apenas um ano após seu lançamento, em 1987, tendo chegado aqui em 1988, o que era incomum para a época.
Para quem não conhece, originalmente o idealizaram como um desenho para alavancar as vendas de brinquedos e de um jogo de videogame da SEGA com o mesmo nome. No entanto, buscaram diversos grandes nomes da época para criar o desenho e ele acabou sendo um grande sucesso de público, inclusive ganhando prêmios no Japão.
A história de Zillion se passa no século 24, no planeta Maris (similar à Terra), onde a humanidade enfrenta uma ameaça alienígena chamada Noza. Para combatê-los, três jovens heróis (JJ, Champ e Apple) utilizam armas poderosas conhecidas como “Zillion”. E elas são a chave para a resistência humana contra esta ameaça alienígena.
2 – Honey Honey
Talvez um dos menos lembrados desta lista, Honey Honey se baseia em um mangá de 1966. Ele ganhou uma versão anime em 1981 e no Brasil passou no SBT apenas entre 1987 e 1989.
Diferente da ação de Zillion, este é um shoujo que mistura comédia e romance, protagonizado pela personagem que aqui no Brasil ficou conhecida como “Favo de Mel”.
Honey Honey se passa em Viena, em 1907, e segue as aventuras de uma jovem órfã chamada Honey Honey e sua gatinha Lily. A história começa quando Lily engole um peixe que contém um anel precioso pertencente à Princesa Flora. Esse incidente coloca Honey Honey em uma jornada de fuga, tanto dos pretendentes que querem recuperá-lo, como do ladrão Fênix.
3 – Samurai Warriors
Chegamos a um anime que veio na esteira do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco. Ele também foi baseado em um mangá, mas o anime terminou antes da publicação (em 1989 e 1990).
Aqui no Brasil, ele foi exibido na TV Manchete a partir de 1996 e seguiu no ar até praticamente o fim da emissora.
A história de Yoroiden Samurai Troopers segue cinco jovens guerreiros (Hector, Jorge, Tristan, Tommy e Cesar) que são escolhidos para proteger a Terra contra o maligno Diavolo e seus servos, os Dark Warlords.
Cada guerreiro possui uma armadura sagrada com poderes únicos, e há um evento curioso, pois os cinco protagonistas são separados e leva algum tempo até que possamos ver todos juntos novamente.
4 – Bucky
Apesar de muitos não a conhecerem, ela fez muito sucesso no Brasil durante os anos 2000, quando foi exibida pela Band. Bucky Jibaku-kun (nome original) se baseia em um mangá que foi feito entre 1997 e 1999, com o anime lançado ainda em 1999.
A história de Bucky Jibaku-kun se passa em um mundo paralelo composto por 12 mundos menores diferentes. O nome do anime refere-se a Bucky, um garoto ambicioso de Primus (o primeiro destes territórios) que sonha em se tornar o rei de todos eles.
Cada um destes mundos é protegido por uma “Grande Criança” e seu espírito guardião (as bolinhas cor-de-rosa que estão sempre com eles, cada uma com uma habilidade diferente).
5 – Love Hina
Por fim, trazemos outro anime que fez bastante sucesso nos anos 2000, mas que talvez alguns não se lembrem porque ele passou apenas na Play TV (quando esta ainda era um canal aberto).
O mangá foi feito entre 1998 e 2001, com o anime sendo lançado apenas durante o ano 2000 (ou seja, não teve o final original).
A história acompanha Keitarô Urashima, um jovem azarado com as garotas, mas que acaba se tornando o dono de uma pensão só de meninas. Ao longo da história, acompanhamos sua relação com elas e a tentativa dele de entrar na faculdade para cumprir uma promessa de quando era criança e, quem sabe, reencontrar seu amor de infância.
Aprenda sobre Mangá na ABRA
Lembrava destes animes? Tem algum outro desenho da época que você gosta? E se você pudesse fazer suas próprias histórias inspiradas neles? Pois isso é possível em nosso curso presencial de “Fanart mangá iniciante“!
Nele, você aprenderá os fundamentos do desenho já direcionados à estilização deste segmento, de maneira a emular o estilo de um Mangaká (autor de mangá) que admira, além de desenvolver o seu estilo próprio. É ideal tanto para quem quer se tornar um autor quanto para aqueles que veem no desenho um hobby.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA