A era digital em que vivemos mudou totalmente a forma de divulgação artística. Hoje, é impensável para um artista não ser visto na internet e conseguir prosperar. Isso porque, muitas pessoas, sejam clientes ou empresas, usam redes sociais para encontrar aquilo que é do seu interesse.
Pensando nisso, vamos falar de algumas excelentes opções de redes sociais, nas quais você pode exibir seu talento e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de vender suas criações.
Ir muito além do Instagram na hora de divulgar sua arte
Evidentemente, a rede social da Meta é importantíssima para fazer sua divulgação. Contudo, o mais importante que queremos destacar é que artista nenhum deve ser dependente dela.
Por exemplo: no início ela beneficiava as postagens com fotos, mas o algoritmo mudou para priorizar criadores de vídeos curtos e até stories. Ou seja, muitas vezes o artista para manter um bom alcance acaba ficando refém dessas mudanças, ao invés de focar em seu trabalho e nas evoluções que ele acha que deve fazer.
As redes sociais que apresentaremos são especialmente focadas em estreitar os laços entre o público consumidor de arte e os artistas que a produzem. Dito isso, vamos conhecê-las:
1 – Behance
A primeira rede que trazemos é da Adobe, voltada para profissionais de todo o mundo que desejam divulgar seus trabalhos para o público. Uma particularidade é sua exigência de um portfólio mais elaborado para se destacar (diferente de outras redes, que têm um caráter até mais informal em relação a ela).
Ela tem como foco principal os artistas visuais e, como toda boa rede social que se preze, é possível curtir, comentar e até acompanhar o processo criativo de outros artistas.
E além de divulgar sua arte, profissionais como diretores de arte a usam para encontrar novos artistas, então, estar presente pode te abrir inúmeras portas, como ter a de ter a chance de ser visto por pessoas que podem se tornar seus próximos clientes.
2 – Pinterest
Esta aqui é a rede favorita de muito artistas para divulgação (fotógrafos também fazem muito uso dela).
Ela vai muito além de ser apenas um lugar para se inspirar, pois pode ser excelente para gerar tráfego para outras redes, blogs e até sites. Uma das suas grandes vantagens é como ocorre a entrega orgânica de material para o público.
Ela ainda disponibiliza várias opções de personalização do seu conteúdo e permite que você crie seus ads (anúncios pagos) para vender sua arte na plataforma. Trata-se de um lugar indicado tanto para quem trabalha com renda passiva de vendas, como para quem deseja vender cursos, mostrando sua versatilidade.
3 – DeviantArt
Esta talvez seja uma das mais conhecidas por aqueles que curtem artes e desenhos.
Para quem desconhece, a plataforma funciona como uma verdadeira (e imensa) galeria de arte online. No DeviantArt, você tem acesso a diversas manifestações artísticas como ilustração, animação, fotografia, escultura, entre outras dos mais variados estilos.
Para entender a importância histórica dela, ela existe desde 2000. É provável que artistas digitais que estejam ativos há mais de cinco anos tenham passado pelo DeviantArt em algum momento de suas carreiras.
Isso porque, ele tem tudo o que o artista precisa para divulgar sua arte: um local para exibir seus trabalhos, um vasto público potencial, recursos de comissão e espaços sociais. Infelizmente, hoje ele perdeu a relevância que tinha antes, mas ainda segue sendo um excelente local para mostrar seu trabalho.
4 – Dribbble
Ela é muito similar ao Behance, sendo uma plataforma indicada para designers de web, gráficos, ilustradores e fotógrafos compartilharem seus projetos, trocar ideias e mostrar seus trabalhos.
Trata-se de um espaço onde os criadores podem se apresentar a potenciais empregadores e publicar seu portfólio. O Dribbble se mostra como uma boa opção para empresas e profissionais de design compartilharem conteúdos visuais, como gráficos, animações e logotipos.
Uma vantagem dele em relação ao Behance é que ele é mais receptivo no sentido da divulgação, pois não exige um portfólio muito elaborado. Isso permite até mesmo que se consiga mais visualizações e engajamento (como curtidas).
5 – Pixiv
Este site chama muito a atenção por ser um local de forte presença de criações que seguem o estilo mangá/anime.
Há uma explicação para isso, pois o Pixiv começou como uma pequena comunidade online baseada no Japão. Só que desde então cresceu e se tornou um site com mais de 50 milhões de artistas de todo o mundo.
Inclusive, hoje o Pixiv é reconhecido como um dos sites com maior qualidade de arte. Isso se deve, em parte, ao fato de que a maioria dos ilustradores japoneses profissionais opta pelo Pixiv como seu site de portfólio.
Por muito tempo, ele contou com uma interface bastante confusa, mas isso é passado. Atualmente, ele está muito mais “limpo” e simples para navegar e encontrar o que se deseja.
Aprenda sobre ilustração digital na ABRA
Você já conhecia estes sites? Quer aprimorar sua arte para poder divulgá-la em alguma dessas plataformas? Para isso, convidamos você a conhecer nosso curso presencial de “Ilustração Digital“! Nele, você irá aprender os principais conceitos e técnicas de ilustração com a mesa digitalizadora, através dos programas Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, tanto individualmente quanto em conjunto. E através de nosso sistema de ensino individualizado o professor pode direcionar as produções para o mercado escolhido pelo aluno, enfatizando os conteúdos que são mais interessantes para suas respectivas necessidades. Este curso é indicado tanto para profissionais, estudantes ou pessoas que desejam aprender a ilustrar no computador.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA