Falar sobre Van Gogh é sempre um assunto fascinante e ao mesmo tempo um pouco triste (quando lembramos da falta de reconhecimento que teve em vida). O pintor holandês deixou um imenso legado de obras de arte impressionantes e entre elas temos a “Colheita na Provença”. Ela é parte de uma de suas séries de pinturas mais famosas, chamada “Harvest series” (ou série colheita, em português).
Origem da série Colheita, de Van Gogh
O ano de 1888 trouxe uma grande mudança para Vincent Van Gogh, pois foi quando ele deixou Paris e se mudou para Arles. Sua estada nessa pequena cidade no sul da França foi importante para que ele pudesse testar o que aprendeu no período em que esteve na capital do país.
Pode-se observar nas pinturas de Van Gogh deste período uma influência de gravuras japonesas (chamado “japonismo”), impressionismo e neo-impressionismo. Chama atenção que ele chegou em Arles em fevereiro daquele ano e em junho criou um conjunto de 10 pinturas e cinco desenhos conhecidos como Harvest Series.
Este é visto como um dos períodos mais prolíficos do artista, que passou dias pintando nos campos de trigo, muitos deles sob um sol escaldante. O mais impressionante é que ele levou pouco mais de uma semana para concluir todos esses trabalhos e parou apenas porque uma tempestade pôs fim à colheita.
Seu fascínio em relação ao cenário (ele gostava de pintar ao ar livre), também era tema de suas cartas ao seu irmão Theo:
“Estou trabalhando em uma paisagem com campos de trigo que, penso eu, é tão boa quanto, digamos, o pomar branco. Tem o mesmo estilo das duas paisagens da Butte Montmartre que estavam no Indépendants, mas acho que é mais robusta e um pouco mais estilosa.
Estou trabalhando em um novo assunto, campos verdes e amarelos até onde a vista alcança. Já desenhei duas vezes e estou recomeçando como pintura; é exatamente como um Salomon Konink – você sabe, o aluno de Rembrandt que pintou vastas planícies planas. Ou é como Michel, ou como Jules Dupré – mas de qualquer maneira é muito diferente dos jardins de rosas.”
Colheita na Provença: importante obra da série de Van Gogh
Dentro da série de obras da Colheita, uma das que chama atenção é a “Colheita na Provença”. Em todas elas, o que notamos foi a possibilidade que Van Gogh teve para experimentar novas técnicas de cor e estilo que aprendeu em Paris. Além disso, pode combiná-las com sua paixão pela pintura ao ar livre que descobriu enquanto estava em Nuenen.
Ainda assim, Van Gogh escolheu como sua obra favorita dentre todas, a “Colheita em la Cra, com Montmajour ao fundo” ou simplesmente “A Colheita”, a qual também falou com seu irmão:
“A ‘Colheita’ é um pouco mais séria. Esse é o assunto que trabalhei esta semana em uma tela tamanho 30; não está nem um pouco acabado, mas mata tudo o mais que tenho, exceto uma natureza morta que elaborei pacientemente.”
Colheita em La Cra, com Montmajour ao fundo, obra favorita de Van Gogh da série
Contudo, na obra Colheita na Provença é que podemos perceber um uso inteligente de cores para retratar o calor e a secura durante o verão em Arles. Essa pintura também é conhecida por outros nomes, como “Colheita de Milho da Provença” ou “Colheita de Grãos da Provença.”
Uma breve análise sobre Colheita na Provença
A cena escolhida por Van Gogh é bastante casual e descontraída, pois retrata o trigo colhido e um fazendeiro absorto em seu trabalho em primeiro plano, com casas e árvores ao fundo.
Colheita na Provença
A escolha pelo tema era uma apreciação que Van Gogh tinha pelos trabalhadores manuais e desejava poder confortá-los de alguma forma. Para atingir seu objetivo de capturar suas essências, em muitos dias ele trabalhou debaixo de um calor escaldante. Inclusive o cenário agrícola de Arles, sua luz e cores nos possibilitaram ver algumas das obras com cores mais quentes do artista.
Podemos ver na pintura a “Colheita na Provença” que ele diferenciou suas pinceladas, vistas aqui no milharal cortado em pontas, contrastando com a área plana de milho em pé. Van Gogh estava aplicando sua tinta em grandes pinceladas grossas que emprestam a imagem uma qualidade textural.
Fatos históricos em relação ao período que Van Gogh criou a série
Um dos grandes desejos de Van Gogh era pertencer a algum dos movimentos artísticos que surgiam ou estavam em alta na época. Entretanto, os elementos que ele empregou ao longo de sua curta carreira, foram na verdade ponte entre vários deles.
Isso porque ele conseguiu incorporar elementos dos impressionistas, pós-impressionistas, simbolistas, expressionistas e fauvismo dentro de sua arte. Inclusive ele esteve entre aqueles que foram precursores da arte moderna. Infelizmente para ele, ainda havia um grande bloqueio para uma maior aceitação desses artistas que estavam abrindo caminho para o novo século da arte.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA