A fotografia brasileira segue em destaque no cenário mundial. Desta vez, tivemos o fotógrafo Andrei Polessi como um dos finalistas do Photography Award 2025. Ele terminou em 4º lugar na categoria Visual Story. Intitulada Lalibela, a obra será exibida na PBC Gallery, em Londres, no final deste ano.

Lalibela, a foto de Andrei Polessi finalista no Photography Awards 2025
Além de falarmos um pouco sobre a premiação, vamos contar um pouco mais sobre a carreira deste fotógrafo brasileiro que conquista seu espaço no exterior.
O que é o prêmio Photography Award?
O próprio site da premiação define assim:
“Um convite a fotógrafos movidos por seu olhar artístico e paixão por cores a participar da competição e celebrar a beleza e a diversidade da fotografia colorida”.
A cada mês, eles escolhem um tema para as fotos que os participantes irão enviar. E no caso de Andrei, o assunto era “História Visual”. Neste mês, o vencedor foi France Leclerc.

Foto “Full Swing”, vencedora do Photography Award 2025
A premiação é feita mensalmente pelo Independent Photographer, que foi criado no ano de 2016. No início, surgiu com o intuito de celebrar a fotografia em todas as suas formas. Agora, a entidade atua como “uma rede de fotógrafos e entusiastas da fotografia do mundo todo”.
Já os números da premiação chamam a atenção, pois desde sua fundação, o Independent Photographer já deu mais de US$ 200.000 em dinheiro. Além disso, publicou mais de 750 imagens em seus álbuns de fotos anuais e exibiu o trabalho de mais de 500 fotógrafos em exposições internacionais nas cidades de Londres, Berlim, Milão e Barcelona.
Quem é Andrei Polessi?
Finalista da premiação, Andrei, além de fotógrafo, é escritor e artista gráfico. Seu trabalho é reconhecido por captar histórias humanas em cenários diversos, destacando a relação entre pessoas e seus territórios.
Ele atua como fotógrafo desde meados dos anos 2000, quando conduzia grupos para experiências culturais em regiões como Índia e Nepal. Essa vivência ao redor do mundo, que contou com a viagem para mais de 50 países, inspirou-o a dois grandes projetos:
1 – Instituto Dharma
Fundado em 2015 por Andrei Polessi e Karina Oliani, sua criação foi motivada pelo terremoto que devastou partes do Nepal e da Índia em abril daquele ano.
Inicialmente, o projeto consistia na publicação de um livro de fotografias capturadas entre 2007 e 2013 em ambos os locais. O objetivo era reverter 100% da renda para a construção de uma escola no Vale de Patle, no Nepal, beneficiando crianças afetadas pela tragédia.
No entanto, a iniciativa superou as expectativas e arrecadou o dobro do valor necessário. Esse resultado impulsionou a formalização do Instituto Dharma como uma organização dedicada a ações humanitárias em áreas remotas do Brasil e do mundo. Atualmente, ele não faz mais parte da diretoria, ainda que seja lembrado como um dos fundadores.
2 – Livro “Rascunho: Paisagens Humanas”
Esse livro foi o grande projeto recente do fotógrafo, em que Andrei cuidou de tudo, da escrita até a edição da obra. O livro traz um resumo das experiências acumuladas em suas jornadas por mais de 50 países.
Suas inspirações para o livro foram principalmente as passagens pelo continente africano. Andrei Polessi também falou mais sobre o que ele quer transmitir com seu livro, assim como sua crença na capacidade transformadora da fotografia, ao falar de Veronica Kyotawaire, a mulher na capa do livro:
“Minhas paisagens são humanas. São as pessoas que me dão perspectiva, que me alcançam qualquer horizonte. Talvez seja isso que me encanta na fotografia: a capacidade de ser também uma ferramenta de transformação social, legitimando trajetórias como a dela (Veronica)”.
O livro foi lançado em dezembro de 2024.
Aprenda mais sobre fotografia na ABRA
Conhecia o trabalho de Andrei Polessi, assim como o Photography Award? Quer poder aprender mais sobre fotografia para concorrer a premiações como essa? Pois aqui na ABRA lhe ensinar mais sobre essa fascinante área em nosso curso presencial de “Fotografia Digital Iniciante“!
Isso porque buscamos aguçar o seu olhar para a Composição Fotográfica e diversas linguagens, através de conceitos como: Linhas e Formas, Planos, Sentido de Leitura, Linhas de Fuga, Regra dos Terços, Cortes e Enquadramentos, Equilíbrio e Contraste.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA