Fotos internas são um grande desafio para fotógrafos profissionais e amadores, e ficar muito tempo em casa é uma excelente oportunidade para treinar.
Sair um pouco dos grandes cenários de parques e estúdios e encontrar dentro do seu lar aquela inspiração pode ser difícil por vários motivos. Primeiramente você vê sua casa todo dia, e o olhar está de certa forma condicionado à sua rotina. Além disso, o fato de sua casa estar ligada à intimidade da sua vida pode causar um bloqueio criativo.
Como estamos passando por um longo período no qual devemos ficar em casa, selecionamos alguns aspectos que podem ajudar muito na hora de tirar fotos em casa. As fotos internas podem ser um excelente passatempo, além de ajudarem na prática cotidiana.
// PENSE NOS CÔMODOS COMO CENÁRIOS
A primeira coisa é pensar em cada cômodo como um cenário diferente. O que antes era uma geladeira pode ser um fundo cenográfico; uma mesa de jantar vira base da foto e uma janela pode ser um ponto distante de luz. Indo além, seu jardim é uma floresta reduzida, seu quintal um ambiente de aventuras e seu lar o símbolo do conforto.
Nas fotos internas, os objetos também passam a ganhar vida e funções diferenciadas. Aquela sua toalha colorida passa a ser pano de fundo, a cadeira acaba sendo improvisada como tripé e a porta do guarda-roupa é seu novo suporte.
Dentro de uma casa, qualquer coisa pode servir para ajudar na foto. Afinal, você não tem lá a estrutura profissional de um estúdio, e terá que obter o máximo de cada possibilidade.
// TENHA CRIATIVIDADE: FOTOS INTERNAS DEPENDEM DO SEU OLHAR
Como dissemos acima, fotos internas têm um elemento complicador que é o olhar do fotógrafo já acostumado com o ambiente. Se você tem um aquário, sempre verá este objeto da mesma forma. Raramente você vai se aproximar e ficar observando um objeto de decoração no fundo, por exemplo.
Fotos internas exigem que você saia do macro para o micro. Tenha criatividade para mudar elementos de posição ou até de cômodo. O quanto ficaria interessante uma foto do fogão na sala? Ou de uma cadeira da sala de jantar no quarto? Da televisão fora de seu local de sempre?
Não se apegue ao trabalho que terá para montar as fotos. Pense no tempo que você tem disponível em casa, e no resultado magnífico que poderá ter com essas fotos. De repente, você até encontra uma nova forma de organizar sua casa!
Pets também costumam render fotos magníficas, se você tiver paciência para esperar o momento certo. Utilize seu cachorro, gato, pássaro ou até mesmo peixe para obter um registro único!
// ILUMINAÇÃO É IMPORTANTE, E VOCÊ PODE IMPROVISAR
Este é o ponto chave não somente para fotos internas, mas para todas as fotos. Falamos um pouco sobre iluminação no texto sobre fotografias pelo celular no carnaval, mas é algo fundamental na foto.
Iluminação ideal, geralmente, só em estúdio. Nossas casas não têm um sistema de luzes projetado para fotos, e precisamos saber lidar com isso. Em ambientes fechados, o flash pode ser um parceiro de valor inestimável, mas o mais importante é sabermos usar as condições do local.
Olhar para as janelas, portas e claraboias como pontos de iluminação é o primeiro passo para conseguirmos planejar a foto. Depois disso, levar em conta os lustres e principalmente abajures e pontos de iluminação móveis. Muitas vezes uma lâmpada mais forte pode ajudar a compor uma foto interna diferenciada.
Para quem tiver os recursos e um pouco mais de tempo livre, não é demais tentar fazer uma mesa still para obter o melhor de cada fotografia.
Lembre-se: uma foto conta uma história, que tem começo, meio e fim. Se essa história acontece em um ambiente mais claro ou escuro, é seu olhar que vai determinar, e depois a sua técnica na hora do clique.
// FOTOS INTERNAS FAZEM COM QUE OS DETALHES BRILHEM
Se estamos longe de grandes monumentos e cenários, podemos pensar em detalhes! Fotos internas valorizam os pormenores de pessoas e objetos. Tente usar lentes mais poderosas, que captem os detalhes de cada um dos objetos. Dessa forma, uma simples luminária passa a ser um corpo de luz, e seus anéis são curvas sensuais a serem admiradas. Ou os números de um despertador podem ser os indicadores da contagem mais importante daquele momento!
Pensando em fotos de pessoas nos ambientes internos, tente focar naquela marca diferenciada, na característica especial de cada um! E aquele detalhe na coleira do seu cachorrinho? Ou então aquela pose que só o seu gato sabe fazer em momentos de preguiça?
Não poder sair de casa é muito ruim, mas cada detalhe pode ser fotografado amplamente! Qualquer prato pode virar uma obra de arte gastronômico com as suas lentes. Faça uma montagem bacana e experimente sair clicando.
// MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER COISA É A PRÁTICA E A DIVERSÃO
E se mesmo assim nenhuma foto ficar boa, não tem problema! O importante é que fiquemos em nossas casas até a situação melhorar e o ambiente externo ser saudável e seguro. Ninguém quer correr riscos, e usar a sua máquina ou celular para passar o tempo com certeza ajudará neste momento de dificuldades.
Sentiu uma animação? Tire fotos internas e mande para a nossa equipe! Prometemos postar as mais divertidas, para inspirar outras pessoas e valorizar o tempo que você investiu nessa empreitada.
// Quer saber mais sobre os cursos de:
- Fotografia Digital Iniciante – Clique AQUI
Redação
ABRA – Academia Brasileira de Arte.