O mundo da moda sempre busca novas formas de chamar a atenção. Para isso, aposta nas criações mais inusitadas possíveis, como a bolsa de vidro da Coperni. A “glass swipe” surgiu em um desfile, mas rapidamente caiu no gosto das celebridades, se tornando um dos acessórios mais requisitados atualmente.
Vamos falar um pouco sobre essa bolsa singular, incluindo o processo artesanal da sua criação.
Glass swipe: a ideia por trás da bolsa de vidro
O modelo “swipe” surgiu ainda em 2019, com uma curiosa inspiração nos botões do iPhone. Apesar dos primeiros modelos chamarem atenção, foi justamente o acessório em vidro que causou o frenesi no mundo das celebridades.
A marca francesa Coperni fez uma parceria com a estadunidense Heven, uma marca nova-iorquina fundada pelo casal Breanna Box e Peter Dupont, em 2020.
Os dois designers, especializados em artigos decorativos em vidro, toparam o desafio de Sébastien Meyer (diretor-criativo da Coperni) de sair da zona de conforto e experimentar a criação de acessórios.
Só que para isso eles foram atrás de um outro parceiro: estúdio Brooklyn Glass, onde Box e Dupont recebem a ajuda de Josh Raiffe.
O processo de criação é 100% artesanal, o que faz com que nenhuma bolsa glass swipe seja igual a outra. Eles utilizam uma única peça de vidro, soprada individualmente a mais de 1.600 °C e moldada até tomar a forma oval característica deste modelo da Coperni.
Inclusive, o próprio fato de não possuir nenhum remendo foi o que mais chamou a atenção dos consumidores quando Raiffe compartilhou o processo de criação da bolsa. Por fim, vale destacar que a abertura para guardar as coisas precisa ser feita com uma tesoura durante o processo de criação.
A glass swipe cai no gosto das celebridades
A estreia da bolsa de vidro foi no desfile da Coperni para a coleção de outono-inverno 2022/2023, em Paris. E ela começou a ganhar fama entre as celebridades quando Doja Cat apareceu com uma no tapete vermelho do Grammy Awards de 22. Outra que também marcou presença com a bolsa, foi a cantora Tinashe, que apostou no acessório inovador na cor vermelha.
Só que elas viraram febre de fato quando Kylie Jenner usou o acessório nos eventos de divulgação do reality show “The Kardashians”. Posteriormente, o número de pedido para a grife explodiu, a ponto de precisarem até negar alguns.
Um fato inusitado é que, por ser translúcida, é possível ver tudo o que está dentro da bolsa. Contudo, aquilo que era um verdadeiro objeto de discussão na década passada parece ter perdido importância atualmente.
O futuro das bolsas swipe
Apesar de falarmos de um acessório que está em alta, a bolsa de vidro não é a última criação dos modelos swipe.
Isso porque na última Semana de Moda de Paris, a Coperni lançou uma bolsa composta por 99% ar e 1% de vidro. A “Air Swipe Bag” já virou assunto no mundo da moda, até pelo seu caráter tecnológico.
A principal matéria-prima da peça foi desenvolvida pelo professor Ioannis Michaloudis e trata-se de um aerogel de sílica, nanomaterial da Nasa, tido como o sólido mais leve da Terra e “o vidro do futuro”.
Chama atenção o fato dessa bolsa pesar apenas 33g. No caso deste modelo, a marca destaca a resistência do acessório, capaz de suportar altas temperaturas e uma pressão equivalente a quatro mil vezes o seu peso.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA