O mês de maio marcou a estreia da sétima temporada de My Hero Academia. Junto com One Piece e Jujutsu Kaisen , os três são talvez os animes mais populares da atualidade com o mangá ainda em produção (Demon Slayer terminou em 2020).
Uma coisa interessante sobre a obra de Kohei Horikoshi (e que até pode explicar o sucesso dela no ocidente) é a temática de super-heróis, que se assemelha muito as Comics. E hoje vamos abordar alguns fatos interessantes sobre o mangá e as inspirações do autor por trás dele.
1 – All Might foi inspirado em Goku
Essa certamente deve pegar muita gente de surpresa, pois facilmente podemos associar ele ao Superman. Contudo, o próprio autor revelou na San Diego Comic Con de 2018, que o personagem All Might de My Hero Academia foi moldado à imagem de Son Goku de Dragon Ball, um ícone de sua infância.
Trata-se de uma coisa muito positiva no que se refere a indústria dos mangás, pois não existe um clima de rivalidade, mas sim de muito respeito, amizade e onde autores assumem abertamente que se inspiram em outros.
2 – As diversas inspirações de One Piece no desenvolvimento de My Hero Academia
Kohei Horikoshi é fã assumido de One Piece. Podemos comprovar isso por conta desta fanart do autor do personagem Smoke presente no mangá de Eiichiro Oda.
Ele também revela que a personalidade de Luffy inspirou a forma como ele criava seus personagens, pois era algo pouco comum na época. Por fim, ele também explica que os longos arcos de One Piece fizeram com que Horikoshi buscasse aprofundar mais os de My Hero Academia.
Por exemplo, o “Arco do Estágio”, primeiro grande arco de MHA, contou com 41 capítulos, divididos em cinco volumes. A partir dele, Horikoshi conseguiu aprofundar os seguintes, como o “Arco da Guerra de Libertação Paranormal”, com 54 capítulos, e o “Arco da Guerra Final”, com 71 capítulos, que ainda está em andamento.
3 – A primeira personagem criada para My Hero Academia foi Kyoka Jiro
Apesar de não se tratar exatamente da heroína mais destacada do mangá, Kyoka Jiro foi a primeira a ser desenvolvida, segundo o mangaká.
Kohei Horikoshi afirma que teve a ideia para criá-la quando estava voltando do trabalho com fones de ouvido e pensou “E se ela pudesse plugar os fones em alguma coisa para ouvir os sons ou usá-los como chicote… Isso seria uma personagem bem interessante”.
4 – Referências a Star Wars
Sim, também temos muitas referências a cultura pop ocidental em My Hero Academia, sendo que uma das principais obras a servirem de inspiração para Kohei Horikoshi é Star Wars. Confira algumas das referências presentes no mangá:
- Locais com nomes de planetas de Star Wars – temos o caso de referências sutis como Hosu (Hoth) em que eles lutam contra o assassino de heróis Stain e a praia Takoba (Dagobah) em que Midoriya faz o primeiro treinamento com All Might. Por outro lado, temos referências diretas como Kamino (Kamino em Star Wars) , o local onde são criados os Nomus, já na franquia do cinema é onde são feitos os stormtroopers e a estação de Tatooin (Tatooine), onde Izuku começa sua história e também onde Anakin e Luke Skywalker iniciam sua saga;
- Yoda – O mestre de Midoriya Gran Torino é declaradamente inspirado em Yoda, tanto pela estatura como por ser bem mais velho do que aparenta. Contudo, sua individualidade tem uma origem bem mais curiosa: os furos nos pés dele vieram de uma observação que Horikoshi fez no seu chuveiro;
- Darth Vader – esta não é reconhecida por Kohei, mas temos diversas referências ao vilão de Star Wars em All for One. Por exemplo: o respirador que ele precisa usar quando sai para se manter vivo, as diversas cicatrizes no rosto e até mesmo a conexão telepática dele com Midoriya, que se assemelha muito a de Vader com Luke.
5 – Inspiração em Alien
A série de filmes “Alien, o oitavo passageiro” também marcou presença em My Hero Academia. E neste caso, foi através da heroína Mina Ashido. Tanto que inicialmente seu nome de herói seria “Alien Queen”, mas acabou ficando como “Pinky”, que era como seus colegas de classe a chamavam.
A referência fica principalmente na individualidade dela, o ácido, uma habilidade semelhante à do monstro xenomorfo da franquia de Ridley Scott.
Aprenda a desenhar mangá aqui na ABRA
Você conhecia estes fatos e curiosidades de My Hero Academia? Gostaria de poder fazer como Kohei Horikoshi, que começou a desenhar a partir de sua inspiração em One Piece e Dragon Ball? Pois isso é possível em nosso curso presencial de “Fanart mangá iniciante“! Nele, você aprenderá os fundamentos do desenho já direcionados à estilização deste segmento, de maneira a emular o estilo de um Mangaká (autor de mangá) que admira, além de desenvolver o seu estilo próprio. É ideal tanto para quem quer se tornar um autor quanto para aqueles que veem no desenho um hobby.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA