Você com certeza já falou sobre moda em seu cotidiano. Disse que algo estava na moda, ou que alguém não a seguia. Mas qual o verdadeiro significado desta palavra? O que é estar na moda (ou fora dela)?
Este texto traz tudo que você precisa saber sobre esta palavrinha de apenas 4 letras, mas que move milhões de pessoas (e bilhões de dólares) em todo o mundo!
Para se ter uma ideia do quanto isso é importante, segundo uma pesquisa do Euromonitor, publicada pelo portal “O Negócio do Varejo”, o Brasil está em 5º lugar no ranking do consumo de moda. Em média, de acordo com a Fiesp, o setor fatura cerca de 165 bilhões por ano, e deve crescer cerca de 3,1% até 2021. São quase 150 mil pontos de venda, e milhões de empregos gerados por este setor. Se pegarmos alguns setores específicos, como moda plus size, o crescimento anual está na casa dos 10%, segundo o portal Vogue. Mas por que a moda movimenta tanta gente e dinheiro?
Entendendo o conceito de moda
Por incrível que pareça, o significado da palavra moda, em sua origem, é matemático. Quem estuda estatística deve saber que, em cálculos de análise multivariada, moda é o número que ocorreu mais vezes durante uma amostra. Simplificando, em uma pesquisa que 100 pessoas tenham que dar uma nota para um determinado produto, se 7 for a nota que mais se repete, essa é a moda do estudo.
Claro que com o tempo, o significado foi se ampliando e aprimorando e hoje a palavra moda significa muito mais que isso. Se formos pegar no dicionário, veremos que significa “modo”, “maneira”, “comportamento”, dependendo do autor que vocês pesquisarem. E é sobre esta última definição que queremos tratar neste texto.
Moda não é apenas uma tendência momentânea
Existe uma série de estudos antropológicos sobre moda que podem explicar de forma profunda o que isso significa para a nossa sociedade. Pensar que é apenas uma vestimenta de época seria uma visão muito rasa do assunto. Pessoas podem estar felizes ou infelizes de acordo com sua capacidade de adaptar-se à moda. Procedimentos médicos e cirúrgicos foram desenvolvidos por pessoas atrás de estarem de acordo com as tendências. Muito dinheiro, emprego, preconceito, exclusão, inclusão, tudo isso pode ser fruto da relação das pessoas com a moda. Sim, coisas boas e ruins já aconteceram por causa dela, e por isso devemos entender o significado real dela.
Por mais que seja algo efêmero, ou seja, muda sempre com o passar do tempo, a moda é também cíclica, e está ligada a traços de personalidade e cultura. É possível, de acordo com a maneira que a pessoa se veste e se comporta, entender o contexto no qual ela está inserida e sua relação com ela. Uma pessoa que siga o modo de se vestir de sua região, por exemplo, está de alguma forma aceitando as regras daquela sociedade. Da mesma forma, um aluno que se recusa a vestir o uniforme da escola para usar somente roupas pretas, está querendo passar uma mensagem.
Até nosso estado de espírito está diretamente ligado à moda, uma vez que podemos nos sentir parte da sociedade na qual vivemos, ou à margem dela – por escolha nossa ou exclusão. “Estar na moda” não significa somente ter a mais recente marca de roupa que faz sucesso ou o tênis que todos desejam. O sentido mais real e profundo da expressão diz respeito às pessoas que estão completamente integradas ao grupo de pessoas que está ao seu redor, seja por opção ou por conveniência social.
Seguir a moda não precisa ser um gesto consciente
Muitas pessoas não ligam para a cor que é tendência neste verão, mas ao observarem todos no trabalho usando tons pastel, o fazem para sentir-se bem. Quantas vezes não acontece de alguém ir em uma festa e encontrar alguém com uma roupa igual? Isso não é apenas coincidência, pois diz muito sobre o quanto aquelas pessoas têm em comum, desde os lugares que frequenta para comprar roupa, até o orçamento disponível.
Também há algumas modas que estão mais ligadas a questões comportamentais. O alimento do momento, a dieta que faz sucesso durante um determinado tempo, tudo isso é moda. É passageiro, efêmero, mas marca época.
Conhecer tudo que acontece no chamado mundo da moda é mais do que um passatempo. É uma oportunidade gigante de adentrar em um mundo altamente profissional, com cifras impressionantes, e possibilidades infinitas.
Cursos relacionados à moda
Na ABRA temos três cursos da área de Moda e Estilismo. Todos eles são voltados ao profissional que quer de alguma forma obter conhecimento mais técnico em sua área de atuação. Muitas pessoas começam a trabalhar com moda de forma despropositada, até como hobbie, e procura os cursos para conseguir este maior nível de personalização. Conheça nossos cursos, seus objetivos e informações:
Desenho de Moda
Para desenvolver um bom projeto de Moda, é essencial aprender a desenhar bem. O programa de Desenho de Moda da ABRA foi criado para que o aluno se desenvolva no desenho e aprenda as principais técnicas de aplicação de volumes em acessórios, figura humana, trajes, movimentos, estilização da figura e já tenha uma introdução ao desenho técnico de Moda.
Carga Horária: 81h
Idade Mínima: 14 anos
Pré-Requisitos: Nenhum
Ilustração para Moda
No curso de Ilustração para Moda o aluno irá conhecer as principais técnicas secas e molhadas e materiais de ilustração para Moda, como Aquarela, Pastel, Nanquim, Lápis de Cor, Técnica Mista, etc. Aplicadas na representação de tecidos, texturas e da figura de moda; aprenderá sobre a teoria das cores, suas aplicações e harmonias e a composição de página. Tudo isso buscando seu próprio estilo de representação.
Carga Horária: 156h
Idade Mínima: 14 anos
Pré-Requisitos: ter feito o curso de Desenho de Moda da ABRA ou possuir conhecimentos equivalentes.
Estamparia Têxtil Digital
Este curso busca desenvolver a criatividade do aluno, incentivando-o a buscar, realizar e ousar na criação de desenhos exclusivos, respeitando as técnicas, tecidos e tendências do mercado. Transmitir os diversos métodos de técnicas de ilustração manuais e em linguagens digitais através de softwares de vetorização e tratamento de imagem (desenho handmade e digital), tecnologias têxteis, tintas e processos de estamparia (estampa localizada ou corrida, rapport – direto e indireto e variantes de cores), podendo escolher o que mais de adapta às suas criações e às necessidades do mercado de trabalho e do cliente final.
Carga Horária: 87h
Idade Mínima: 14 anos
Pré-Requisitos: ter feito o curso de Desenho Básico ou possuir conhecimentos equivalentes.
Pré-Requisitos: Nenhum.
E você, vai ficar de fora? Conheça nosso site e faça sua inscrição em um dos nossos cursos de moda agora mesmo!