Muita gente está aproveitando o momento de reclusão domiciliar para organizar a casa. Isso vai muito além de limpeza, uma vez que há toda uma questão funcional que envolve organização. Claro que uma casa que foi planejada desde o início por um designer de interiores é mais fácil de ser organizada. Entretanto, não é necessário ser profissional para conseguir extrair o melhor que sua casa tem a oferecer.
As dicas abaixo são de simples execução, e além de darem uma nova cara à sua casa, vão ajudar você a passar o seu tempo. E quando todos pudermos novamente receber visita em casa, pode ter certeza de que seus amigos e familiares irão se surpreender!
// Planejando a organização da casa
Organizar a casa não é algo que a gente saia fazendo assim, sem mais nem menos. É necessário planejamento, para ver se você tem todos os recursos que precisa para o que quer. Ou, pelo menos, para que você conheça os recursos que você tem e faça de acordo com suas possibilidades.
Então antes de começar a sair arrumando as coisas por aí, primeiro veja todos os objetos que você tem, o espaço disponível, e onde vai ficar cada coisa. Via de regra as pessoas descobrem, nesta etapa, que têm muito mais coisas do que precisam, ou de que podem guardar. Então vem a nossa primeira etapa do processo de organizar a casa: o desapego.
// Desapegue de tudo que não precisa
É muito difícil jogar fora aquela blusa que você não usa há 3 anos e guarda para quando perder os 8 quilinhos que ganhou neste período, né? Ou até mesmo abrir mão daquele blazer especial que era do seu avô, passou para o seu pai e você usa há mais de 20 anos. Muitos objetos têm um aspecto emocional, e outros guardam consigo esperanças de momentos que talvez jamais aconteçam.
Fazer uma dieta e perder 8 kg não é algo tão simples, e pode demorar muito. Será que vale a pena continuar guardando a blusa ou é melhor doar e comprar outra quando você alcançar a meta? Por mais que haja uma perda financeira, há que se ver os aspectos positivos nisso: a blusa parada pode te lembrar sempre do peso a mais e gerar frustração, e a motivação de comprar uma nova pode ajudar na missão!
Outra coisa que vemos muito é o apego a brinquedos de crianças: o primeiro brinquedinho, aquele que o vovô que já se foi deu, e por aí vai. Antes de começar a organizar a casa de verdade, defina as regras na sua casa referentes ao desapego. Pode guardar uma ou outra coisa com apelo emocional, mas pense na utilidade de tudo que guarda, e no quanto isso poderia ajudar outra pessoa.
// Começando a organizar a casa: separe as coisas por cômodos
Parece óbvio, mas muita gente se perde aí. Organizar a casa é mais fácil quando você pensa em cada cômodo de maneira separada, considerando sua funcionalidade e espaço. Quando você começa a levar objetos da despensa para o banheiro, do quarto para a sala e da sala para a cozinha, tende a se perder e não terminar nunca.
A dica mais importante neste início é: termine o que começou antes de iniciar a próxima parte. Separe os objetos que ficarão na cozinha, veja o espaço disponível e arrume. Só depois você vai para o quarto, por exemplo, e fará a mesma coisa antes de organizar a sala.
// Organizar a casa é mais que estética: é funcionalidade
Tanto nos cursos de Arquitetura quanto nos de Design de Interiores, os alunos aprendem isso desde os primeiros dias. Uma casa bonita, porém, não funcional, tende a ficar desorganizada muito rapidamente. Lembre-se que organizar a casa é algo que envolve vidas, principalmente agora que estamos forçadamente reclusos. Não é para tirar foto e postar em revistas de decoração, e sim para que pessoas possam viver e conviver.
Espaços menores fazem com que pessoas tenham que tomar decisões difíceis, às vezes. Qual travessa vai ficar no armário debaixo da pia e qual será guardada no armário alto, que precisa de escada? Os pratos mais bonitos, que muita gente só usa para as visitas, ficarão expostos ou guardados em um lugar que não atrapalhe?
Ao planejar a organização, sempre pense no quanto você usa cada objeto, se ele é muito, médio ou pouco importante para a rotina. O mesmo raciocínio vale para roupas. Se está calor, você não precisa ter 15 casacos pendurados. Pode deixar 1 ou 2 para emergências, e guardar os demais no maleiro, em sacos fechados à vácuo, para recuperar no inverno. Cobertores, idem.
// Não invente: cada coisa no seu quadrado
Na hora de organizar a casa, é importante você ter muito claro que as coisas possuem um lugar, e existe um motivo para isso. Guardar a louça no quarto não é funcional, colocar televisão em lugar que bate o sol também não.
Com as casas modernas, existe muitas vezes limitações por causa de pontos de tomada, cabeamento de TVs, entre outras coisas. Então não é necessário mudar tudo de lugar na hora da arrumação. Se você conseguir fazer com que cada elemento fique no MELHOR lugar, o que significa aproveitar o espaço, já está excelente.
A estética algo muito relativo, o que é bonito para um, pode não ser para outro. Porém, o aproveitamento de espaço é universal. A diferença entre uma casa arrumada e uma na qual os elementos simplesmente são colocados é brutal.
// O que não é visto, não é lembrado
Uma das regras mais importantes na hora de organizar a casa é deixar o máximo possível de coisas à vista. Quantas vezes você não jogou fora um biscoito porque ficou no fundo do armário, você não viu, e venceu? Ou então esqueceu daquela roupa bonita, mas que estava jogada em uma gaveta que você nunca abria?
Tente, na medida do possível, deixar tudo à mostra. Claro que muitos móveis não permitem isso, ou mesmo o espaço disponível. Mas mesmo quando for utilizar caixas de armazenamento, prefira as transparentes, que permitem a visualização do conteúdo interno.
Principalmente na cozinha, onde os espaços costumam ser menores, deixe tudo que puder à vista. Separe aqueles objetos que você usa com mais frequência (panelas, frigideiras, xícaras, etc.) e deixe fácil para pegar, sem nada na frente.
// Organizar a casa é programa de família
Envolva toda sua família na organização do lar. Todos são responsáveis pelas ideias, pelo ato de arrumar e principalmente pela manutenção. Organizar a casa em si é fácil, o duro é manter tudo arrumado depois de um tempo.
Combinando as regras antes do início, pode ser um excelente programa para se fazer durante a estadia em casa. É divertido encontrar objetos antigos, aproveitar para ver aquele álbum de família há muito guardado, e até para fazer planos em conjuntos. Estabeleçam metas de combate ao desperdício a mais comum é que a cada brinquedo ou peça de roupa comprados, um semelhante deve ser doado.
Faça da organização da sua casa um ato de solidariedade!
// Quer saber mais sobre os cursos de:
- Design de Interiores – Clique AQUI
- Arquitetura – Clique AQUI
Redação
ABRA – Academia Brasileira de Arte.