Hoje é impossível falar sobre a moda brasileira sem lembrar de Patricia Bonaldi, a estilista mais reconhecida do país atualmente. Em 2023, ela esteve em destaque devido às estrelas da música como Camila Cabello, Beyoncé e Jennifer Lopez que apareceram com suas criações.
Então, vamos falar um pouco mais da história de Patricia Bonaldi e como ela se tornou a primeira brasileira a entrar para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque.
Moda, uma paixão desde cedo de Patricia Bonaldi
Nascida em Uberlândia, Minas Gerais, ela teve uma infância comum, porém desde cedo demonstrou uma relação próxima com a moda e a costura. Isso porque quando criança ela ia com a mãe em uma costureira para planejar vestidos para usarem em eventos e ocasiões especiais.
E desde jovem ela já estava acostumada a criar suas roupas. Por exemplo: ela desenhava o modelo, comprava os tecidos e acompanhava até ver a peça pronta. Contudo, Patricia Bonaldi via aquilo apenas como um hobby, nunca imaginou que trabalharia com isso. Tanto que quando foi para a faculdade, optou por um curso na área de direito.
Durante o período de faculdade chegou a trabalhar em outras áreas, mas nenhuma relacionada à moda.
A mudança para o Japão e a virada na carreira de Patricia Bonaldi
Ela trancou a faculdade com apenas 19 anos, pois resolveu embarcar em uma viagem para o Japão com seu colega de faculdade Luiz Moraes (seu atual marido). Após três anos, eles conseguiram juntar dinheiro suficiente para montar o próprio negócio.
Juntos, eles montaram uma loja multimarcas em Uberlândia e foi ela a responsável por fazer sua carreira como estilista engrenar. Apesar de venderem diversas marcas em sua loja, as clientes sempre perguntavam sobre as roupas que ela usava, que eram criações próprias. Em uma entrevista para a Forbes, Patricia contou como foi sua primeira criação comercial:
“Em 2002, abri uma loja multimarcas. Muitas clientes, no entanto, se interessavam pelo vestido que eu estava usando, peças que tinha desenhado para mim, e dizia que não tinha outra para vender. Até que um dia, uma cliente insistiu, disse que eu precisava começar a fazer para as clientes.
Naquele dia, pensei: ‘Bom, então, vamos lá!’. Topei o desafio. Falei para ela que faria, e ela me deu a liberdade de criar o que quisesse. Fiz um vestido preto mídi de cetim. A partir daí, tudo mudou. Foi quando trouxe a minha visão e minhas roupas que o negócio mudou de direção, começou a crescer e explodiu.”
Foi um pouco depois de 2002 que ela abriu sua primeira loja “Patricia Bonaldi”, em que trazia suas próprias criações. O reconhecimento veio logo nas plataformas do Minas Trend, que fez com que ela passasse a fazer parte de diversos circuitos de moda.
O estilo único e a criação da PatBo
O que diferenciava as criações de Patricia Bonaldi era o trabalho com raízes fincadas no handmade mineiro. Aliás, essa foi a essência que guiou a marca da estilista desde o início e é marcada por criações como vestidos cheios de paetês, rendas e pérolas em seda pura, organza de seda, tule e tafetá.
Inicialmente, sua loja tinha como foco a criação de vestidos de festa bordados, mas ela desejava poder ingressar no mercado casual, sendo esse o ponto de partida para a criação da marca PatBo em 2012.
Com maior liberdade criativa para poder ousar, mas sempre mantendo a essência dos bordados, ela conseguiu reconhecimento nacionalmente, se tornando presença regular nos principais desfiles do país, incluindo o SPFW.
A busca pela internacionalização e “a grife das estrelas”
Sua marca se consolidou em território nacional, mas Patricia desejava ir além. Para isso, buscou a internacionalização ao expandir a venda de suas peças para diferentes pontos de distribuição fora do país.
Esse investimento se provou assertivo em 2021, quando a convidaram para apresentar sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova Iorque. Além disso, ela também abriu sua primeira loja no exterior, localizada no bairro do Soho, em NY.
Apenas um ano depois, foi convidada para fazer parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America). Isso possibilitou que ela entrasse para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque, organizada por eles, se tornando a primeira estilista brasileira a atingir tal feito.
O grande destaque de suas coleções no ano de 2022 atraiu a atenção de grandes estrelas da música internacional. Primeiramente tivemos o caso de Camila Cabello, que escolheu um look PatBo para ir ao Grammy Awards 2023, que aconteceu no dia 05 de fevereiro.
Camila Cabello com um look da PatBo
Posteriormente, em junho, tivemos a atriz e cantora Jennifer Lopez, que escolheu algumas peças da coleção primavera-verão 2023 da PatBO para uma campanha de sua marca de sapatos.
Por fim, em setembro de 23 tivemos a cantora Beyoncé usando uma criação da estilista mineira Patricia Bonaldi, enquanto se apresentava em Vancouver, no Canadá.
Atualmente, além da loja em NY, a marca PatBo conta com suas criações disponíveis em lojas multimarcas por 25 países espalhados entre Europa, Oriente Médio e EUA.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA