Enviando Formulário...

Hoje é impossível falar sobre a moda brasileira sem lembrar de Patricia Bonaldi, a estilista mais reconhecida do país atualmente. Em 2023, ela esteve em destaque devido às estrelas da música como Camila Cabello, Beyoncé e Jennifer Lopez que apareceram com suas criações.

Beyoncé veste marca brasileira PatBo durante show no Canadá

Então, vamos falar um pouco mais da história de Patricia Bonaldi e como ela se tornou a primeira brasileira a entrar para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque.

Moda, uma paixão desde cedo de Patricia Bonaldi 

Nascida em Uberlândia, Minas Gerais, ela teve uma infância comum, porém desde cedo demonstrou uma relação próxima com a moda e a costura. Isso porque quando criança ela ia com a mãe em uma costureira para planejar vestidos para usarem em eventos e ocasiões especiais.

E desde jovem ela já estava acostumada a criar suas roupas. Por exemplo: ela desenhava o modelo, comprava os tecidos e acompanhava até ver a peça pronta. Contudo, Patricia Bonaldi via aquilo apenas como um hobby, nunca imaginou que trabalharia com isso. Tanto que quando foi para a faculdade, optou por um curso na área de direito.

Durante o período de faculdade chegou a trabalhar em outras áreas, mas nenhuma relacionada à moda.

A mudança para o Japão e a virada na carreira de Patricia Bonaldi

Ela trancou a faculdade com apenas 19 anos, pois resolveu embarcar em uma viagem para o Japão com seu colega de faculdade Luiz Moraes (seu atual marido). Após três anos, eles conseguiram juntar dinheiro suficiente para montar o próprio negócio.

Juntos, eles montaram uma loja multimarcas em Uberlândia e foi ela a responsável por fazer sua carreira como estilista engrenar. Apesar de venderem diversas marcas em sua loja, as clientes sempre perguntavam sobre as roupas que ela usava, que eram criações próprias. Em uma entrevista para a Forbes, Patricia contou como foi sua primeira criação comercial:

“Em 2002, abri uma loja multimarcas. Muitas clientes, no entanto, se interessavam pelo vestido que eu estava usando, peças que tinha desenhado para mim, e dizia que não tinha outra para vender. Até que um dia, uma cliente insistiu, disse que eu precisava começar a fazer para as clientes.

Naquele dia, pensei: ‘Bom, então, vamos lá!’. Topei o desafio. Falei para ela que faria, e ela me deu a liberdade de criar o que quisesse. Fiz um vestido preto mídi de cetim. A partir daí, tudo mudou. Foi quando trouxe a minha visão e minhas roupas que o negócio mudou de direção, começou a crescer e explodiu.”

Foi um pouco depois de 2002 que ela abriu sua primeira loja “Patricia Bonaldi”, em que trazia suas próprias criações. O reconhecimento veio logo nas plataformas do Minas Trend, que fez com que ela passasse a fazer parte de diversos circuitos de moda.

Vestido de Patricia Bonaldi no Minas Trend

O estilo único e a criação da PatBo 

O que diferenciava as criações de Patricia Bonaldi era o trabalho com raízes fincadas no handmade mineiro. Aliás, essa foi a essência que guiou a marca da estilista desde o início e é marcada por criações como vestidos cheios de paetês, rendas e pérolas em seda pura, organza de seda, tule e tafetá.

Inicialmente, sua loja tinha como foco a criação de vestidos de festa bordados, mas ela desejava poder ingressar no mercado casual, sendo esse o ponto de partida para a criação da marca PatBo em 2012.

Com maior liberdade criativa para poder ousar, mas sempre mantendo a essência dos bordados, ela conseguiu reconhecimento nacionalmente, se tornando presença regular nos principais desfiles do país, incluindo o SPFW.

PatBo marcando presença no SPFW

A busca pela internacionalização e “a grife das estrelas” 

Sua marca se consolidou em território nacional, mas Patricia desejava ir além. Para isso, buscou a internacionalização ao expandir a venda de suas peças para diferentes pontos de distribuição fora do país.

Esse investimento se provou assertivo em 2021, quando a convidaram para apresentar sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova Iorque. Além disso, ela também abriu sua primeira loja no exterior, localizada no bairro do Soho, em NY.

Apenas um ano depois, foi convidada para fazer parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America). Isso possibilitou que ela entrasse para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque, organizada por eles, se tornando a primeira estilista brasileira a atingir tal feito.

O grande destaque de suas coleções no ano de 2022 atraiu a atenção de grandes estrelas da música internacional. Primeiramente tivemos o caso de Camila Cabello, que escolheu um look PatBo para ir ao Grammy Awards 2023, que aconteceu no dia 05 de fevereiro.

Camila Cabello com um look da PatBo

Posteriormente, em junho, tivemos a atriz e cantora Jennifer Lopez, que escolheu algumas peças da coleção primavera-verão 2023 da PatBO para uma campanha de sua marca de sapatos.

Por fim, em setembro de 23 tivemos a cantora Beyoncé usando uma criação da estilista mineira Patricia Bonaldi, enquanto se apresentava em Vancouver, no Canadá.

Atualmente, além da loja em NY, a marca PatBo conta com suas criações disponíveis em lojas multimarcas por 25 países espalhados entre Europa, Oriente Médio e EUA.

Aprenda sobre design de moda na ABRA 

Você acompanha a carreira de Patricia Bonaldi? Gostaria também de colocar sua criatividade no papel e criar suas próprias roupas? Pois saiba que isso é possível fazendo nosso curso presencial de “Desenho de Moda“! Nele, você aprende os principais fundamentos básicos do desenho, como proporção, formas e ângulos, desenho de objetos, espaço negativo e geometria básica. Depois passa pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo. Por fim, vamos para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção. Lembrando que ele é tanto para quem busca se aperfeiçoar, como para aqueles que desejam iniciar na área.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.