Rafaella Tuma ganhou projeção nacional em 2023 ao criar vídeos semanais para o BBB, nos quais sempre abordava acontecimentos do programa. Contudo, ela já contava com uma carreira bem consolidada na internet, o que, inclusive, foi o que a levou para a TV aberta.
Atualmente, ela é uma das ilustradoras nacionais mais populares das redes e conta com uma trajetória bastante curiosa, sobre a qual falaremos hoje.
Rafaella Tuma: desde cedo trabalhando com arte
Rafaella Tuma contou, em entrevista ao UOL, que desde pequena começou a trabalhar, passando por diversas áreas diferentes como vendedora, telemarketing, hotel, entre outros. E durante essa fase de descoberta, aos 18 anos, optou por fazer uma faculdade de design gráfico.
A partir de então, ela passou a trabalhar com arte digital, transitando por diversos segmentos como publicidade, cinema, livro, games e, por fim, abriu seu próprio estúdio de animação.
Entretanto, durante este período, Rafaella conta que sua atuação era muito mais administrativa, na direção dos projetos. Só que no dia a dia, ela sentiu que estava abandonando o seu lado artístico e, em determinado momento, resolveu fechar o estúdio e iniciar do zero, agora como ilustradora independente.
Um começo relativamente tardio e muitas tentativas e erros
O que chama atenção na história de Rafaella Tuma é que só com quase 30 anos de idade que ela começou a trabalhar efetivamente com ilustrações. Antes disso, ela trabalhava como terceirizada em diversos projetos, enquanto fazia suas próprias criações.
Inclusive, ela traz um relato bastante interessante sobre o momento em que estourou na internet:
“Eu não vou montar um conto de fadas humilde aqui e dizer que eu fiz um vídeo despretensiosamente e que viralizou do nada. Definitivamente não foi do nada e nem na surpresa. Estou nas redes sociais há um bom tempo, já tentei vários tipos de vídeos, já viralizei antes – fazendo personagens, fazendo princesas, ensinando a desenhar. Esse formato foi um dos vários testes que fiz e, pessoalmente, o que eu mais curti fazer também, então insisti nele”.
O vídeo do cordeirinho e o sucesso na internet
Este vídeo que ela relata foi o do “Cordeirinho”. Era um áudio que se tornou viral no Tik Tok durante um período e trazia uma criança cantando assim:
“Eu sou o cordeirinho, Jesus é meu pastor… Se sou o senhor bendito, no Cristo me salvou. É mentira da barata, ela tem uma perna só.”
E foi com esse vídeo que ela conseguiu viralizar tanto no próprio TikTok quanto no Instagram. Apesar de já ter alguns vídeos que viralizaram antes, foi nesse momento que ela experimentou um crescimento constante. Entre os fatores que a auxiliaram nesse período, o principal foi o compartilhamento de um de seus vídeos pela Xuxa. Já conhecia? Ainda não? Então, assista aqui:
A partir daí, ela também não só passou a ser acompanhada por algumas celebridades, como fazer vídeos a partir de áudios deles, como foi o caso de Fábio Porchat, Tatá Werneck, Ivete Sangalo e Narcisa.
O BBB 23 e os trabalhos mais recentes
Todo esse sucesso não passou despercebido pela Globo, que a contratou para fazer os vídeos do BBB 23, como citamos anteriormente. Desde o vídeo que se tornou viral, seu foco são os bonecos palito, e ela não só cria os desenhos, mas também edita os vídeos, deixando apenas para seu marido o serviço de pós-produção.
Ela explicou, em entrevista ao Estadão, o que mudou desde seus primeiros trabalhos como ilustradora:
“Antes meu trabalho era terceirizado, né? Porque entrava no projeto apenas para fazer a animação e era contratada como ilustradora pela agência responsável. Agora é diferente, eu tenho voz porque quem me contrata chega em mim sabendo o que eu faço e é exatamente por isso que me procuram”
Atualmente, ela segue criando vídeos para suas próprias redes, mas também se envolve em outros grandes projetos, como a parceria que ela fez com o Whinderson Nunes.
Trata-se da minissérie “Whindersson Verso”, exclusiva no Mercado Play e composta por 8 episódios de 5 minutos cada. São histórias criadas pelo próprio Whinderson Nunes que contam com a direção criativa da Rafaella Tuma. Só que, diferente da criação de seus próprios vídeos, ela revela que havia uma grande equipe de produção por trás.
Aprenda sobre ilustração na ABRA
Gostou de saber mais sobre Rafaella Tuma ou mesmo conhecer este fenômeno da internet? Se você gostaria de aprender mais ou até mesmo seguir carreira neste segmento, a ABRA possui o curso presencial de “Ilustração“. Aqui você aprenderá os principais conceitos e técnicas de ilustração usados em todas as mídias, aplicadas na prancheta de desenho, para elaborar ilustrações em mídias sociais, revistas, livros, jornais, embalagens, etc. É indicado para aqueles que querem entender a rotina de uma agência de publicidade e procuram formação na área de ilustração.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA