A alta costura é um meio que reúne grandes gênios, mas ao mesmo tempo pessoas com personalidades um tanto quanto difíceis. Por conta disso, é comum termos diversas rixas, pelos mais diversos motivos. Hoje, vamos trazer algumas das mais famosas brigas do mundo da moda.
1 – Anna Wintour x Azzedine Alaïa
O estilista tunisiano é considerado até hoje um dos grandes gênios do mundo da moda. Ele faleceu em 2017 e, ao longo de sua vida, cultivou algumas inimizades, sendo a principal delas com Anna Wintour.

Azzedine Alaïa
O momento que para muitos foi o ápice desse conflito ocorreu em 2009, depois que o trabalho de Alaïa não foi incluído na exposição “Model As Muse” do MET, organizada por Wintour.
Em resposta a isso, ele não liberou nenhum de seus vestidos para o MET Gala daquele ano. Isso fez com que Naomi Campbell não fosse, já que ela afirmou que apenas iria com o look criado por ele especialmente para ela.
Famoso por sempre falar o que pensa, Azzedine Alaïa deu declarações fortes sobre a editora-chefe da Vogue para a revista Virgine:
“Quando vejo como ela está vestida, não acredito nem por um segundo nos seus gostos. Eu posso dizer isso em voz alta! Ela não fotografa meu trabalho há anos, embora eu seja um best-seller na América e tenha 1.500 pés quadrados na Barneys. As mulheres americanas me amam.
Eu não preciso do seu apoio de jeito nenhum. Anna Wintour não se preocupa com imagens; ela está apenas fazendo relações públicas e negócios; e assusta a todos. Mas quando ela me vê, é ela quem fica com medo.”
Alaïa ainda falou em outras ocasiões que muitos pensavam como ele sobre Anna, mas que não falavam por medo de não serem fotografados pela Vogue.
2 – Azzedine Alaïa x Karl Lagerfeld
Trata-se de outra famosa briga no mundo da moda e que, por acaso, envolve novamente Alaïa. Contudo, aqui o conflito com Karl Lagerfeld é muito mais de visões do que como era a briga dele com Anna.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2022/r/v/MRqqAyTmyBYDtVGwbkMQ/karl-lagerfeld-29.jpg)
Karl Lagerfeld
Quando faleceu, em 2017, a diretora criativa da revista Vogue, Grace Coddington, falou um pouco sobre como ele era profissionalmente:
“Ele foi talvez o único estilista capaz de costurar meticulosamente um vestido do início ao fim; todos nós o vimos fazer isso, trabalhando no seu ateliê até de madrugada. Tanta dedicação. Uma perda muito grande.”
Essa visão dele sobre a profissão contrastava muito com a de Lagerfeld, como Alaïa certa vez comentou:
“É muita caricatura. Karl Lagerfeld nunca tocou em uma tesoura em sua vida. Isso não significa que não seja ótimo, mas faz parte de outro sistema. Tem capacidade. Um dia ele faz fotografia, no outro faz publicidade para a Coca-Cola.
Prefiro morrer do que ver meu rosto em um anúncio de carro. Não fazemos o mesmo trabalho. E acho que está prestando um péssimo serviço aos jovens estilistas que podem pensar que funciona assim. Eles vão cair antes de se aposentarem.”
Pelo lado de Lagerfeld, apesar de ele ser conhecido por suas falas polêmicas e ácidas, ele pegou “leve” com Alaïa, como quando comentou sobre sua morte:
“Sinto muito, mas ano passado perdi meus dois melhores inimigos, Pierre Bergé e o outro, Azzedine Alaïa, me detestava, vai entender. E para o funeral de Pierre, meu florista me perguntou: ‘Você quer que a gente mande um cacto?’”
Ainda assim, não deixou de alfinetar o falecido desafeto:
“Eu não o critico, mesmo que no final de sua carreira tudo o que ele fez foi fazer sapatilhas de balé para vítimas da moda na menopausa.”
3 – Karl Lagerfeld x Yves Saint Laurent
Novamente aproveitamos o gancho de uma rivalidade para trazer outra. Lagerfeld era um nome bastante polêmico no mundo da moda, cultivando muitas inimizades ao longo de sua vida. E uma das mais longas foi, sem nenhuma dúvida, com Yves Saint Laurent.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2022/A/0/AOT2VmQnuRuy2yCRWuiQ/2019-07-22-001-yvessaintlaurent-vogueint-17july19-gettyimages.jpg)
Yves Saint Laurent
A rixa entre eles durou quase cinco décadas, tendo início em 1954, quando competiram pelo mesmo prêmio, que YSL venceu. Não se sabe se foi exatamente isso que motivou a briga entre os dois, mas esta só teve fim quando Saint Laurent se aposentou, em 2002.
Um dos casos que certamente acentuou a inimizade entre os dois teve a ver com Jacques de Bascher. Ele foi companheiro de Lagerfeld de 1971 até 1989, quando faleceu. Contudo, no ano de 1973, ele teve um breve caso com Saint Laurent.
Eles não se davam a ponto de amigos próximos relatarem que ambos os pressionavam a escolher um lado.
4 – PETA x diversas marcas da alta costura
Por fim, temos uma rixa que engloba grandes nomes das passarelas e da alta costura, pois envolve a organização não governamental ambientalista “People for the Ethical Treatment of Animals” (ou PETA).
Criada nos anos 80, ela se tornou muito famosa por fazer diversos protestos durante grandes eventos da moda pelo mundo. O motivo era óbvio: eles iam contra o uso de peles de animais pelas marcas, seja nos desfiles ou em suas lojas.
Entre os casos mais famosos do grupo, podemos citar o ativista Brice Friedrich, que invadiu a passarela de Randolph Duke com tinta vermelha em 2000. Além desse caso, tivemos também os ataques com farinha em Kim Kardashian, Anna Wintour, Paris Hilton, entre tantos outros.
Mais recentemente, tivemos a invasão no desfile da Burberry, na Semana de Moda de Londres, e na nova coleção outono/inverno de 2024 de Victoria Beckham.
Protesto PETA Semana de Moda de Londres
O fato é que, apesar de muitos questionarem os métodos do PETA, é inegável os resultados obtidos pela ONG. Por exemplo: desde 2018, a Chanel abandonou o uso de peles e se juntou a outras que aderiram ao movimento “fur free”, em uma lista que inclui Prada, Burberry, Gucci, Versace, Diane Von Furstenberg, entre outras etiquetas.
A própria marca da Victoria Beckham já aboliu o pelo e as peles exóticas das suas peças. No entanto, segundo a ONG, “ainda usa uma grande quantidade de crueldade obtida através do couro, especificamente couro de bezerro”.
Aprenda sobre desenho de moda na ABRA
Sabia sobre todas essas brigas no mundo da moda? Ainda assim, falamos de grandes gênios e que são referências para muitos e que podem inspirá-lo na sua carreira! E para você que deseja seguir neste mundo, saiba que você pode aprender tudo isso em nosso curso presencial “Desenho de Moda“! Nele, você aprenderá os princípios básicos do desenho, como proporção, formas e ângulos, desenho de objetos, espaço negativo e geometria básica. Passará pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo, seguindo para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção. O indicamos tanto para quem já trabalha na área, como para quem pretende ingressar no mundo da moda.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA