No dia 18 de Dezembro fizemos a Mostra de Inauguração da nova sede da ABRA – Academia Brasileira de Arte, um evento com ótima música, gastronomia e é claro, muita arte!
Nossos alunos dos cursos de Artes Plásticas arrasaram nas produções dos quadros feitos para a exposição, deixando a nossa galeria cheia de vida, com obras sensacionais! Se você não teve a oportunidade de vir na estreia da Mostra, não têm problema, os quadros ficarão expostos em nossa galeria, localizada na Av. Macuco, 684 – Moema, até o final de Janeiro.
Para tornar o ambiente ainda mais descontraído, convidamos alguns artistas para participar dessa festa, fazendo live painting em tela, parede e murais. Além disso tudo, queríamos testar algo novo, onde todos que estivessem presente na festa pudessem participar de alguma forma, para tal, desenvolvemos o conceito da tela coletiva. A ideia partiu de um artista que é uma das revelações do expressionismo abstrato, Michael Clayton.
Falando um pouco com Michael, ele nos contou que teve essa ideia durante um live painting que participou em Nova Iorque, quando ouviu uma criança falar “Isso é muito legal! Quero ir lá e pintar com ele!”. Apesar da vontade de chamar todos para participarem da produção da tela, não pôde fazê-lo devido ao fato do evento ter outro tipo de proposta. Com isso em mente, resolveu colocar as telas coletivas em prática, que tem como objetivo inspirar crianças e adultos a conhecerem o seu lado artista, usando a arte para desbloquear a criatividade e estimular o trabalho em equipe.
Contou também, que a parte mais desafiadora da construção da tela é mostrar para cada participante que é possível colocar arte em tudo, e que existe quase que um padrão entre os adultos na hora de participar da pintura, pois como a maioria acabou bloqueando o seu lado artístico deixando-o lá na infância, quando vão desenhar acabam se reencontrando com a sua “criança-interior”. Por isso é bem comum vê-los desenhando coisas que estavam acostumados quando pequenos, como sol, casa, flores e etc. Já as crianças acabam sendo mais ousadas por estarem, justamente, na fase de experimentação e de desenvolvimento artístico. Elas se empolgam facilmente com as cores e com os sentimentos que elas transmitem.
O conceito da tela coletiva é muito interessante e fez o maior sucesso durante a Mostra de Inauguração ABRA no dia 18/12/2019, fazendo com que todos se divertissem e se soltassem cada vez mais durante a pintura da tela. E a parte mais legal é que a obra finalizada ficará por tempo limitado na ABRA pois em breve será doada para uma das instituições cadastradas no projeto Adote uma Parede!
Então, reforçando o convite, não deixe de visitar nossa galeria para apreciar os quadros dos nossos alunos e também a tela coletiva que foi produzida durante o evento, a entrada é gratuita, de segunda a sexta, das 09:00 ás 21:00 e estamos pertinho do metro Moema. Vêm, você vai amar! 😉
Confira abaixo algumas fotos da tela coletiva produzida durante a Inauguração da ABRA: