Enviando Formulário...

Vocês já ouviram falar de Zéh Palito? Ainda sem o devido reconhecimento no Brasil, este artista plástico já tem um nome estabelecido no exterior, tendo inclusive uma obra recentemente comprada pelo casal Jay-Z e Beyoncé.

Vamos conhecer um pouco mais de sua trajetória e como ele se tornou um dos grandes nomes brasileiros no exterior

Zéh Palito: as artes surgem como alternativa ao sonho de infância

Ele nasceu nos subúrbios de Limeira, no interior paulista, e como muitos meninos negros de periferia, viu no futebol a chance de uma vida melhor. Contudo, aos 15 anos, uma lesão no joelho frustrou seus planos de carreira no esporte.

Além do futebol, a mãe de Zéh Palito também notava o interesse do filho pelo desenho. Sendo assim, ela o inscreveu em um curso de pintura a óleo oferecido pela prefeitura. Foi lá que ele recebeu as primeiras aulas de história da arte e de pintura.

O Grafitti: a primeira paixão de Zéh Palito

Apesar de estudar pintura a óleo, por influência de um primo grafiteiro, ele logo começou a levar as personagens que pintava nas telas para as ruas. Desde cedo, ele demonstrava interesse pelo conteúdo crítico e pelas questões sociais envolvidas no graffiti.

Infelizmente, não havia curso de artes na sua cidade, fazendo com que ele estudasse e se formasse em design.

Posteriormente, ele se inscreveu em um projeto voluntário na África que o levou para a Zâmbia. Esse período foi muito importante para ele por vários motivos.

Por exemplo, lá ele pôde aprender inglês e, além dos projetos de saneamento que ajudava durante a semana, ele também atuava nos fins de semana participando de projetos artísticos, dando aulas para crianças e pintando murais em vilarejos remotos.

Um dos murais de Zéh na Zâmbia

Esse período na Zâmbia ainda trouxe bagagem artística para ele, pois a produção dos trabalhos era feita com pigmento local, o que o fez encontrar tons mais claros ou lavados, como rosa e amarelo pastel.

A volta para o Brasil e a dedicação exclusiva para a arte

Depois deste período fora do país, Zéh Palito decidiu deixar de lado o design para se dedicar exclusivamente à arte.

Ele começou dando aulas em diversos projetos sociais, criando murais e participando de diversos festivais de arte urbana em todo o Brasil. Inclusive, ele acredita haver um mural seu em quase todos os estados do país.

Mural Zéh Palito em São Paulo

Contudo, ele sentiu dificuldade em conseguir se inserir no mercado de arte brasileiro. Em conversa com o site Neofeed, Zéh Palito mencionou que um dos obstáculos era justamente seu nome.

Embora acreditasse que, com o nome Zéh Palito, não teria espaço na arte contemporânea, ele decidiu não o abandonar. Isso resultou em sua entrada no mercado, inicialmente, no exterior.

A ida para fora do país e o reconhecimento de sua arte

Entre suas muitas viagens ao exterior para adquirir, uma delas o levou para os EUA. Esse foi um período valioso para ele, pois graças a isso passou a incorporar referências da música, da cultura pop e da sociedade de consumo, sempre em composições de cores mais saturadas e vibrantes.

E foi pintando um de seus murais, no ano de 2016, que ele conheceu o artista e curador estadunidense Derrick Adams, com quem já mantinha contato virtual. Ele foi a pessoa que o ajudou a entrar definitivamente no circuito de grandes artistas.

Contudo, essa entrada efetiva foi apenas em 2019. Anteriormente, ele chegou a expor em países como Alemanha, França e Coreia do Sul, mas foi apenas na instituição cultural Eubie Blake Cultural Center, em Baltimore, quando Adams o convidou para uma exposição individual, que Zéh Palito conseguiu entrar “no radar” do mundo da arte.

Curiosamente, apenas um ano depois que isso ocorreu, ele recebeu o devido reconhecimento por sua arte no Brasil. Desta vez, quem o ajudou foi Emanoel Araújo, que o conheceu quando ele pintava um mural para o museu Afro-Brasil e o recomendou para o galerista Guilherme Simões de Assis.

Porém, ele veio a expor apenas em 2022, quando Zéh teve a exposição individual “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”.

Zéh ainda voltou a participar de exposições coletivas em 2023 no Brasil, mas desde então ele segue sua carreira no exterior, especialmente no México e Estados Unidos, por onde já esteve em 2024.

Obra “O Respingo do Negro”

Estilo de Zéh Palito e a famosa obra vendida para Jay-Z e Beyoncé

O artista começou aprendendo sobre pintura a óleo e logo partiu para o graffiti. Ele aprendeu muito sobre o movimento do muralismo, o qual segue até hoje, mas expandiu bastante sua área de atuação.

Primeiramente, ele voltou para a pintura a óleo, depois passou a fazer uso recorrente da tinta acrílica e atualmente Zéh Palito começou a expor suas primeiras esculturas.

“Banana Cósmica”, uma das primeiras esculturas de Zéh Palito

Sua temática é muito interessante, ao trazer um fundo social ao mostrar pessoas negras em posições de empoderamento, felicidade e confiança.

Como ele mesmo comentou na entrevista, ele sempre viu esse tipo de obra apenas com pessoas brancas, como as do artista britânico David Hockney. Então, ele trouxe o mesmo cenário, só que agora protagonizado por pessoas negras. Segundo ele:

“Quero falar com meu trabalho sobre as experiências de corpos negros e de minorias étnicas em momentos de lazer, amor, felicidade, empoderamento e autoconfiança. Cada retrato busca fazer com que essas pessoas se tornem protagonistas de suas próprias histórias.”

Inclusive, foi uma destas obras, a “De Limeira a Barretos”, que atraiu o interesse da art-advisor do casal Jay-Z e Beyoncé. Ela traz um cowboy negro em traje rosa e remete aos retratos de nobres do século XIX, mostrando mais uma vez como Zéh busca ressignificar a imagem de pessoas negras na arte.

Aprenda sobre história da arte na ABRA

Conhecia sobre a trajetória de Zéh Palito? Quer, assim como ele, começar aprendendo sobre a história da arte? Então o convidamos a conhecer nosso curso online de “História da Arte“! Nele, estudamos desde o período pré-histórico, avançando para as civilizações antigas de Egito, Mesopotâmia, Etrúria, Grécia e Roma. Depois, Idade Média, Renascimento, os principais movimentos dos séculos XIX e XX, até chegar ao final da Arte Moderna, que ocorreu por volta de 1960. E aqui além dos artistas, também destacamos as mais importantes obras de cada época.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.