O artista conhecido como Banksy é um dos maiores grafiteiros da história, com obras espalhadas por todo o mundo. Contudo, mesmo sendo um nome tão popular, que até mesmo extrapolou o mundo da arte, ele ainda é envolto em mistérios sobre sua identidade.
Pensando nisso, hoje traremos um pouco do que se sabe sobre Banksy, assim como fatos e curiosidades sobre sua riquíssima obra.
O que se sabe sobre a história de Banksy?
Suas primeiras obras foram vistas na cidade de Bristol, no começo dos anos 90. Importante contextualizar que a cena artística do local (de onde saíram bandas como Massive Attack e Portishead) influenciou muito as criações de Banksy.
Acredita-se que ele morou na cidade até 1999, mudando-se em 2000 para Londres. A última obra que fez em sua terra natal antes de ir para a capital inglesa foi “The Mild, Mild West”, que mostra um ursinho de pelúcia jogando um coquetel molotov em três policiais.
Essa mudança também marcou uma virada na carreira do artista. Isso porque ele começou a ficar conhecido mundialmente, momento em que suas obras passaram a surgir em diversos países e se tornaram verdadeiros eventos no mundo da arte.
Suas criações começaram a valorizar, sendo objeto de desejo de celebridades, valendo até milhões. Apesar de ser um artista de rua, ele chegou a realizar algumas exposições em locais fechados, como a de 2009 “Banksy vs Bristol Museum” ou a de 2015, chamada “Dismaland”, feita em um prédio abandonado no litoral, em Weston-super-Mare.
Ele também já foi notícia com o histórico leilão de “Girl with Balloon”. Arrematada por um milhão de libras na casa Sotheby’s, logo após a venda, ela passou por um triturador que estava escondido na moldura, ficando cortada até a metade.

Girl with Balloon: assim ficou a obra após a autodestruição feita por Banksy
Ele segue trabalhando ativamente, e um de seus trabalhos mais recentes foi a série de pinturas de animais que surgiram em Londres em 2024.
O que se sabe sobre a identidade de Banksy?
Como todo bom mistério envolvendo uma identidade misteriosa, as especulações são as mais diversas. Dentre elas, as mais famosas são
- Robin Gunningham, um ex-aluno de uma escola privada criado em um subúrbio de classe média;
- Robert Del Naja, membro do grupo de hip-hop Massive Attack;
- Neil Buchanan, apresentador do programa de televisão Art Attack;
- Banksy, na verdade, não é um único artista, mas um coletivo com diversos membros.
A única informação que se acredita ser verdadeira é a de uma entrevista realizada em 2003. Nela, o repórter da BBC Nigel Wrench pergunta a Banksy se ele se chama “Robert Banks”, e o artista responde: “É Robbie”.
Fato é que nem os amigos de Banksy, como Del Naja, nem seus porta-vozes ou mesmo seu ex-agente Steve Lazarides dão mais detalhes sobre o assunto. Este último até mesmo lançou um livro de fotos mostrando o grafiteiro enquanto trabalhava em suas obras. Entretanto, nenhuma delas mostra o seu rosto.
Curiosidades e fatos sobre a carreira de Banksy
O artista conta com diversos fatos interessantes sobre sua carreira. Vamos conhecer alguns deles:
Estilo e temática
Banksy possui um estilo bem distinto do uso de stencil em suas obras. Além deste método, também podemos ver suas criações em graffiti e esculturas. Outra característica marcante de seu estilo é a perfeita integração que ele faz de seus desenhos com o espaço em que estão inseridos. Um bom exemplo recente é a obra do rinoceronte feita atrás de um carro abandonado.

Obra rinoceronte
Já sua temática é bastante incisiva, abordando críticas sociais, políticas e culturais. As obras de Banksy podem ter um tom mais irônico ou ser mais contundentes.
Um bom exemplo são as diversas obras que ele fez na Palestina, contra os ataques feitos na região por Israel, como a icônica imagem do homem mascarado arremessando um buquê de flores ao invés de uma bomba.

Soldier throwing flowers, na Palestina
2 – Presença na cultura pop
Banksy também já deixou sua marca na abertura do desenho dos Simpsons, assim como na capa do CD “Think Tank”, da banda inglesa Blur.

Capa do CD da banda Blur
3 – Blek le Rat
Entre suas poucas declarações, certa vez ele revelou uma de suas principais inspirações: o artista francês Xavier Prou, conhecido artisticamente como “Blek le Rat”.

The Return Of The Rat — obra de Blek le Rat
Inclusive, Banksy faz uma curiosa declaração sobre o trabalho de le Rat:
“Toda vez que penso ter pintado algo ligeiramente original, percebo que Blek le Rat fez melhor 20 anos antes”.
4 – Dismaland
Em 2015, Banksy fez um ousado projeto chamado “Dismaland”, um trocadilho com o nome Disneyland, mas que neste caso significa “Terra do Desalento”.
Com outros artistas como Bill Barminski, Jenny Holzer, Caitlin Cherry, Polly Morgan, Jimmy Cauty, Josh Keyes, Mike Ross, David Shrigley, Bäst, Espo e Damien Hirst, Banksy trouxe uma visão um pouco diferente daquela que conhecemos do tradicional parque da Disney, como ele mesmo explicou:
“Trata-se de um parque temático de família, não apropriado para criancinhas… Uma celebração de arte, diversões e anarquismo básico”.
Entre as peculiares atrações, as que mais chamam a atenção são a pequena sereia distorcida observando um lago fétido, um acidente fatal envolvendo a carruagem de abóbora da Cinderela com diversos paparazzi fotografando o momento e uma baleia orca saindo de uma privada para pular por meio de um aro.

Obra Cinderela em Dismaland
Durante o período em que ficou em funcionamento, a Dismaland ainda contou com exibição de filmes e shows de bandas como Pussy Riot, Run the Jewels e Massive Attack.
Aprenda sobre Grafitti na ABRA
Conhecia esses detalhes sobre a carreira de Banksy? Se você mesmo pudesse criar suas próprias obras inspiradas nas incríveis criações do artista? Você poderá fazer tudo isso e muito mais em nosso curso presencial de “Grafitti“! Iniciamos ele com uma introdução aos fundamentos do desenho, o que é muito importante para o aluno aprender sobre esquemas construtivos, composição, questões espaciais e volumetria. Posteriormente, passamos por técnicas avançadas com o Spray e outros materiais. E
finalizamos com projeção, orçamento e normas de segurança, preparando o aluno para desenvolver projetos de Graffiti (indoor e outdoor) em qualquer tipo de superfície.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA