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Fendi: os detalhes da marca que faz 100 anos em 2025
Neste ano de 2025, tivemos o desfile comemorativo dos 100 anos da marca Fendi, uma das mais famosas da alta costura. Com criações e inovações que impactaram o mundo da moda, hoje trouxemos alguns fatos e curiosidades sobre a marca e como ela se tornou o q
Neste ano de 2025, tivemos o desfile comemorativo dos 100 anos da marca Fendi, uma das mais famosas da alta costura. Com criações e inovações que impactaram o mundo da moda, hoje trouxemos alguns fatos e curiosidades sobre a marca e como ela se tornou o que conhecemos hoje.
1 – Fendi: uma marca familiar desde sempre
Desde a sua fundação até hoje, a marca Fendi já conta com três gerações da família à frente do negócio.
Inicialmente, ela ganhou projeção nacional com o casal Edoardo e Adele Fendi. Além da qualidade de seus produtos e do trabalho meticuloso com peles, a marca se destacou pela forma como conseguia tratar o couro.
Isso porque Adele tinha métodos para tornar as peles mais leves e maleáveis, algo incomum para a época, quando os casacos de pele eram tradicionalmente pesados e rígidos. Essa inovação chamou a atenção das elites de Roma, o que acelerou o crescimento da Fendi.
Uma das primeiras lojas da Fendi, em Roma.
Posteriormente, as cinco filhas do casal conseguiram algo incomum quando falamos de filhos que herdam o negócio dos pais: trabalhar harmonicamente e fazer a marca se tornar mundialmente conhecida.
Paola, Anna, Franca, Carla e Alda, ainda muito jovens, trouxeram inovações para a marca. Por exemplo, logo após a Segunda Guerra, quando toda a Europa estava em crise, elas tiveram a ideia de criar bolsas em couro com detalhes em pele, um produto mais acessível que ampliou significativamente a base de clientes da marca.
Elas também introduziram, nos anos 50, um sistema bastante inovador de produção. Nele, cada peça era assinada pelo artesão que a produzia, garantindo responsabilidade pela qualidade e estabelecendo um padrão que perdura até hoje na marca.
2 – Karl Lagerfeld e a parceria mais longeva entre um designer e uma casa de moda
Em meio a uma empresa majoritariamente familiar, Karl Lagerfeld foi uma exceção à regra. Ele chegou na Fendi em 1965, com apenas 32 anos, e, junto das cinco irmãs, conseguiu expandir a marca mundo afora.
Karl Lagerfeld e as 5 irmãs Fendi.
Lagerfeld trouxe diversas inovações para o tratamento de peles. Além de métodos revolucionários de tingimento, raspagem e perfuração das peles, uma de suas primeiras inovações foi a técnica chamada “squirrel”, que consistia em cortar a pele em tiras finíssimas e remontá-las em novos padrões, tornando as peças mais leves e maleáveis.
Esse período também contou com a criação do icônico logo duplo F, conhecido como “Zucca”. Seu uso transformou a indústria do luxo, sendo um dos primeiros a estarem presentes como estampa em produtos.
Com mais de 70 mil designs para a marca, ele trabalhou com a Fendi até o dia de sua morte, em 2019, sendo até hoje a parceria mais longa de um designer e uma marca no mundo da moda.
3 – Silvia Fendi e a bolsa Baguette
Já na terceira (e atual) geração da família, a neta dos fundadores, Silvia, trabalhava em conjunto com Karl Lagerfeld na criação das coleções. Nos anos 90, quando a marca começou a investir em acessórios, o lançamento, em 1997, da bolsa “Baguette” se tornou um novo momento de destaque da marca.
Ela só virou febre dois anos depois do lançamento, por conta da série “Sex And The City”. Nela, a personagem Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, fazia uso de uma dessas peças.
Sarah Jéssica Parker na série "Sex And The City" com a bolsa Baguette.
Como curiosidade, o nome da bolsa é justamente por conta do pão e porque ele era carregado debaixo do braço. A ideia é que ela fosse carregada da mesma forma. Desde o seu lançamento, já tivemos mais de mil versões diferentes, e foi uma das primeiras a introduzir uma lista de espera para acessórios de marcas de luxo.
4 – O desfile na Muralha da China
Um dos momentos mais icônicos da marca foi a apresentação de sua coleção de Primavera/Verão 2008. Ela entrou para a história ao organizar um desfile na Muralha da China, uma das Sete Maravilhas do Mundo. O show contou com a presença de 88 modelos e teve uma passarela com 88 metros de comprimento.
Fendi e seu desfile na Muralha da China.
5 – Os 100 anos da marca Fendi
Atualmente, a marca já não é mais comandada pela família Fendi, pois em 1999, a LVMH e o grupo Prada realizaram uma aquisição conjunta, comprando 51% da Fendi por aproximadamente 850 milhões de euros.
Pouco tempo depois, em 2001, a LVMH adquiriu a participação da Prada, tornando-se a controladora majoritária da marca com 84% das ações, enquanto a família Fendi manteve os 16% restantes.
Silvia Fendi, até hoje, mantém sua posição como diretora criativa das linhas masculina, infantil e de acessórios. Já as coleções de alta-costura e prêt-à-porter feminino estão hoje nas mãos de Kim Jones.
No desfile comemorativo, o destaque ficou para uma grande porta de duas folhas, aberta por duas crianças. Eram os netos de Silvia Fendi, que abriram a réplica aumentada da porta do galpão onde as cinco irmãs Fendi trabalhavam produzindo bolsas e peleteria.
As crianças estavam vestindo réplicas de roupas usadas pela própria Silvia quando ela tinha a mesma idade. Na história, com apenas seis anos, ela desfilou para a grife, a convite de Karl Lagerfeld.
A réplica da porta com as netas de Silvia.
Outro destaque deste desfile foi a presença de Sarah Jessica Parker usando a bolsa Baguette, que ela eternizou na série.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA
