Ao pensarmos em design automotivo, um dos primeiros nomes que nos vem à cabeça é de Giorgetto Giugiaro. O designer, que aposentou-se em 2015, foi por décadas um dos principais nomes da indústria. Criador de mais de 200 modelos de série, o italiano teve seu trabalho reconhecido em 1999 com o prêmio de “Designer Automotivo do Século”.
Conheçam mais de sua história, além de alguns modelos históricos do design.
Giorgetto Giugiaro: o início ao acaso e o período na Bertone
Nascido em 1938, ele sempre teve influência artística na família, pois seu pai era pintor. Já aos 14 anos, quando se muda para Turim, matricula-se na escola de design de Golia, um popular caricaturista italiano da década de 1920. E graças a um sobrinho de Golia Dante Giacosa, engenheiro chefe da Fiat, que vê alguns de seus desenhos de carro, ele é convidado para ser aprendiz na fábrica.
Após 3 anos nessa experiência, o contrataram para o Centro de Estilo de Carros Especiais da FIAT. No entanto, esse é um período muito frustrante para Giorgetto Giugiaro. Isso porque seu supervisor nunca mostrou para o chefe nenhum de seus projetos durante os quatro anos seguintes.
Porém isso não frustrou o jovem design que resolveu apresentar alguns projetos a Nuccio Bertone, um dos grandes nomes do setor da época. Este pediu a ele um projeto experimental, que vendeu a Alfa Romeo e logo em seguida chamou-o para trabalhar com ele. Este foi o primeiro trabalho com sua assinatura: o Alfa Romeo 2600 Sprint.
Alfa Romeo 2600 Sprint
Só que ele um ano depois precisou servir ao exército, mas Bertone não desistiu do jovem talento. Sendo assim, ele alugou um quarto de hotel para ele para que pudesse desenhar quando estivesse de folga. Neste período ele trabalhou no seu segundo design para a Alfa Romeo, com o modelo Giulia.
Juntamente com ele, desenhou a primeira de suas duas Ferraris: a 250 GT SWB Bertone, lançada em 1960. Ainda na Bertone, ele foi responsável pelos modelos de série BMW 3200CS, Simca 1000 Coupé, Iso Rivolta GT 300/340 e o Fiat 850 Spider. Além deles, também fez dois carros conceito: The Canguro, da Alfa Romeo e um Ford Mustang, para a publicação Automobile Quarterly.
A rápida passagem pelo estúdio Ghia e a criação da Italdesign
Em 1966 ele deixa o estúdio Bertone e vai para o Ghia. No entanto, a passagem é rápida por lá e por descontentamento ele deixa o lugar junto com o engenheiro automotivo Aldo Mantovani funda a Italdesign em 1968.
Uma curiosidade: ele chegou a trabalhar com a Ghia em um modelo exclusivo para o Brasil, o Karmann Ghia TC. O nome era uma junção do estúdio com a fabricante da carroceria. Só que Giorgetto Giugiaro só participa do design da segunda safra do modelo. Apesar de ter durado só três anos em produção (1972 a 75) ele foi na época considerado um dos carros mais bonitos feitos no país.
Karmann Ghia TC
Em seu estúdio, ele ganhou fama internacional ao trabalhar com várias marcas como Abarth, Suzuki e Porsche, além da própria Alfa Romeo. Ele novamente trabalhou com modelos conceito de destaque como o supercarro Bizzarrini Manta e o Iguana 33/2 Alfa Romeo. Mas também em modelos de série como Maserati Bora e o sedan Alfasud.
Giorgetto Giugiaro e a parceria com a Volkswagen
Os trabalhos do estúdio chamaram atenção de Kurt Lotz, então à frente da Volkswagen, pois ele desejava uma renovação dos produtos da montadora. Vendo o potencial criativo, ele contratou a Italdesign para fazer diversos projetos para ele.
No entanto, mesmo com muitos projetos, apenas o do Golf foi levado adiante. Só que com a saída de Lotz e a chegada de Rudolf Leiding à frente da montadora, até este passou a sofrer críticas, pois ele não acreditava no seu funcionamento comercial, assim como não gostava dos outros projetos em desenvolvimento.
Mesmo assim, a parceria seguiu e finalmente em 1973 veio um dos maiores sucessos da empresa: o Passat, que também foi muito popular no Brasil. Em 1974 veio finalmente o Golf e contrariando a expectativa tornou-se um grande sucesso comercial. Inclusive o próprio Giogetto Giugiaro o considera como seu melhor e mais importante design.
Passat
Ainda nos anos 70, ele teve outros modelos com destaque, a saber: Volkswagen Scirocco; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Masserati Quattroporte e o Lotus Spirit.
A parceria com a Fiat e o lendário DeLorean
A década seguinte não foi menos brilhante para Giorgetto Giugiaro, pois durante seu trabalho com a Fiat, ele criou outro de seus modelos mais populares mundo afora: o Fiat Uno.
Ele teve uma concepção diferente da tradicional, pois foi feito de dentro para fora. Isso porque a carroceria molda-se ao interior, pensado para abrigar motorista e passageiros com comodidade. Só que graças ao bom espaço a bordo, ele caiu no gosto popular, sendo feito por 29 anos, de 1984 até 2013.
Outro importante modelo para a fábrica italiana foi o Fiat Panda. Um projeto controverso (pela forma conturbada como aconteceu sua produção) foi o DeLorean DMC-12. O design do carro, inclusive o modelo das portas foi todo de Giorgetto Giugiaro, mas a produção do modelo foi repleta de problemas, com falha na fabricação de alguns modelos por inexperiência dos funcionários, por exemplo.
Tanto a DeLorean como a DMC faliram, sendo a primeira em 1982 e a segunda durante o período que o fundador da primeira John DeLorean esteve preso injustamente por tráfico de drogas. Após ele sair, a produção não foi mais retomada. Curiosamente um ano depois, o carro acabou ganhando fama mundial por conta do filme “De Volta para o futuro”.
O trabalho aumentou e eles lançaram ainda os modelos SAAB 900, Isuzu Gemini e Seat Ibiza. Além deles tivemos modelos conceitos para Lancia, Lotus e Ford. No entanto, tanto trabalho passou a custar a queda de qualidade dos projetos, e consequentemente críticas, mas três modelos da Audi, o Aztec, Aspid e Asgard amenizaram as críticas.
Os anos 90, século XXI e a venda da Italdesign
Durante os anos 90, ele chegou a trabalhar com um modelo conceito da Lamborghini, mas por conta de diversos problemas com a própria fábrica por conta de sucessivas vendas, o Lamborghini Cala nunca chegou a ser feito. Posteriormente ele acabou por assinar o modelo Gallardo, que virou um símbolo da marca.
O final do século ainda marcou a mudança do nome do estúdio para Italdesign Giugiaro e o prêmio de Designer Automotivo do Século em 1999. Com a chegada do século XXI ele lançou sua segunda Ferrari, o GG50, em comemoração aos seus cinquenta anos de carreira.
Além desses, merecem destaque o Alfa 156, Fiat Croma, Grand Punto, um novo Mustang e o Suzuki SX4. Por fim, em 2010, a Lamborghini Holdings (agora parte da Volkswagen) compra mais de 90,1% da Italdesign, com Giorgetto Giugiaro ficando com apenas uma pequena parte do estúdio. por fim, em 2015 ele vende os 9,9% para a Audi e se aposenta.
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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA