É praticamente impossível que algum idoso, adulto ou criança não tenha, em algum momento, visto e se emocionado com alguma produção da Walt Disney. Trata-se de uma das produtoras mais icônicas do mundo, que em 2023 está completando seu primeiro século de vida.
Eles iniciaram as festividades (que certamente serão grandiosas) com um emocionante vídeo, mostrando um pouco de tudo o que já fizeram ao longo do último século. Atualmente, eles vão muito além das animações, estando presentes em inúmeras esferas do entretenimento. O que faremos hoje é trazer alguns fatos e curiosidades que envolvem a companhia.
1 – A Walt Disney não tem este nome desde o início
A imagem da Walt Disney está intimamente associada ao próprio Walt Disney, mas o que muitos podem não saber é que ele não fundou a companhia sozinho, e nem mesmo nomeou-a por conta própria.
Originalmente, a empresa se chamava “Disney Brothers Animation Studios” e foi fundada por Walt Disney e seu irmão Roy Disney. O “Walt Disney Studios” foi o primeiro a adotar esse nome, mas, até então, a companhia era conhecida simplesmente como “Disney”.
A mudança ocorreu em 1966, quando Walt Disney, na época CEO da empresa, faleceu devido a um câncer de pulmão. Roy Disney assumiu e renomeou o parque Disney World para “Walt Disney World”, uma ação que se estenderia a todas as divisões da produtora, até chegar ao “The Walt Disney Company” de hoje.
2 – Filmes financiados pelo governo estadunidense durante a segunda guerra
Entre algumas das histórias que circulam pela internet, encontramos várias relacionadas a Walt Disney. Seja por um conteúdo de gosto duvidoso ou por possíveis mensagens subliminares, a produtora é um prato cheio para aqueles que adoram teorias da conspiração.
No entanto, parte desse mito deriva de animações que eles produziram durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido do governo dos EUA. Esses vídeos eram destinados a fins de propaganda e treinamento militar. Eles chamavam a atenção devido ao seu conteúdo explícito e extremamente violento para desenhos animados.
Em 1942, 90% dos seus 550 funcionários estavam trabalhando em filmes relacionados à guerra. Filmes como “A Vitória Pela Força Aérea” e o curta “Educação para a Morte” (ambos de 1943) foram produzidos para aumentar o apoio público aos esforços de guerra.
Também tivemos casos mais diretos, com os próprios personagens da Disney protagonizando essas produções. Por exemplo, o Pato Donald apareceu em uma série de curtas cômicos de guerra, incluindo o vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação, “Der Fuehrer’s Face” (também de 1943).
3 – Eles fundaram um time de hóquei no gelo
Um clássico dos anos 90 é o filme “Nós Somos os Campeões”, que em inglês é chamado “The Mighty Ducks”. Foi justamente esse nome que a companhia escolheu para um time que fundou um ano após o lançamento do filme, em 1993: os “Mighty Ducks of Anaheim”.
A Disney manteve a propriedade do time até 2005, quando o vendeu para Henry e Susan Samueli, que renomearam a equipe para Anaheim Ducks antes da temporada 2006-07. Ironicamente, foi nesse primeiro ano sem a presença da Disney que eles conquistaram sua única Stanley Cup, o título da NHL.
4 – Quatro das cinco maiores bilheterias de animação da história do cinema, são da Walt Disney
O grande carro-chefe da Walt Disney sempre foram as animações, e não é surpreendente que ela esteja entre as de maior sucesso da história do cinema. Entre as cinco primeiras, apenas a franquia “Meu Malvado Favorito” conseguiu competir em seu domínio.
Confiram a lista das maiores arrecadações:
- Frozen 2: 1,45 bilhões de dólares;
- Frozen – Uma Aventura Congelante: 1,27 bilhões de dólares;
- Minions: 1,08 bilhões de dólares;
- Toy Story 3: 1,06 bilhões de dólares;
- O Rei Leão: 987,4 milhões de dólares.
A se destacar na lista O Rei Leão, pois é o único da lista (e até dos 10 primeiros) a não ser feito via computação gráfica. Além disso, também é o único do século passado, do ano de 1994.
5 – Algumas das principais aquisições da Walt Disney
Ao longo deste século de existência, a Walt Disney fez algumas aquisições impactantes para a indústria do entretenimento. Se destacarmos as principais, temos:
- Os Muppets e o Urso na Casa Azul da The Jim Henson Company em 2004. Juntos, eles deram origem à divisão “The Muppets Studio, LLC” da companhia.
- Pixar Animation Studios em 2007. Um fato interessante é que, por conta dessa aquisição, Steve Jobs se tornou o maior acionista individual da Walt Disney, detendo 7%.
- Marvel Entertainment, Inc. Em 2009. Contrariamente ao que muitos podem pensar, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) começou um ano antes, com os filmes do Homem de Ferro e Hulk, ainda sem a interferência da Disney.
- Lucasfilm em 2012. Desde sua aquisição, a franquia Star Wars foi revitalizada e expandida, o que tem gerado controvérsias entre os fãs, que questionam os rumos que a saga tem tomado.
- 21st Century Fox. Todas as produções com a marca Fox passaram ao controle da Walt Disney. É interessante notar que boa parte delas é direcionada ao público adulto, o que levou a empresa a mantê-las separadas das produções voltadas para o público infantil, inclusive nos serviços de streaming.
A Disney também tem uma situação curiosa envolvendo a Nickelodeon (da Paramount). Ela adquiriu o desenho “Doug” da Jumbo Pictures, criado por Jim Jinkins, uma vez que a Nick não quis renovar o contrato para a produção de novas temporadas.
Os episódios desta “primeira fase” podem ser considerados perdidos atualmente, já que a Nickelodeon não possui os direitos para exibi-los, e a Disney também não detém esses direitos.
Estimule a criatividade das crianças com a ABRA
A Disney, ao longo de sua história, é fonte de inspiração e estímulo à criatividade das crianças. Muitas começam a querer pintar seus personagens favoritos da companhia ou até mesmo criar seus próprios. E pensando justamente em estimular este viés artístico que a ABRA desenvolveu o curso presencial “Quadrinhos e Mangá Junior“.
Ele foi pensado para aquelas crianças que já tem familiaridade com o universo dos quadrinhos ou mesmo para aquelas que estão adentrando nele. Ao longo do curso, ela poderá desenvolver sua técnica de desenho e até mesmo criar o roteiro de sua própria história!
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia dos cursos e faça a matrícula para seu filho agora mesmo!