Tempo de leitura: 4 min
5 razões para crianças lerem histórias em quadrinhos
Histórias em quadrinhos podemos dizer que são uma diversão sem limite de idade, mas elas têm um valor especial para as crianças. Isso porque em muitos casos são o primeiro contato delas com a leitura e isso é algo mais importante do que muitos pais imaginam. Hoje vamos trazer 5 motivos pelos quais os pais devem incentivar os filhos a lerem mais HQs
Histórias em quadrinhos podemos dizer que são uma diversão sem limite de idade, mas elas têm um valor especial para as crianças. Isso porque em muitos casos são o primeiro contato delas com a leitura e isso é algo mais importante do que muitos pais imaginam. Hoje vamos trazer 5 motivos pelos quais os pais devem incentivar os filhos a lerem mais HQs
1 – Histórias em quadrinhos como facilitador na alfabetização
As HQs são de modo geral uma narrativa que junta o lado escrito com imagens, diferente dos livros que trazem apenas os textos. Como a criança ainda está no processo de alfabetização, ainda conhecendo as palavras, o fato das figuras trazerem o que está acontecendo ali, ajuda no processo de dedução delas.
Juntamente com a dedução vem a associação, em que a criança passa a ligar determinada palavra ao seu objeto correspondente, de forma muito mais simples do que faria se fosse apenas um texto escrito. Por fim é importante destacar que a própria curiosidade dela em entender o que está acontecendo através dos balões, será um incentivo a mais para que ela queira aprender a ler.
2 – Ajuda na formação do leitor
A ideia no processo de formação do leitor (que futuramente servirá para todo tipo de leitura, inclusive notícias) é que ele seja capaz de ler, compreender e interagir com a leitura. Tal definição inclusive faz parte dos parâmetros curriculares nacionais (PCN).
Os quadrinhos trazem isso para alguém que ainda não domina a leitura e escrita do alfabeto de outras formas. Por exemplo: as imagens, expressões dos personagens, onomatopeias, metáforas visuais, fazem com que a criança consiga ter uma interpretação bem satisfatória daquilo que está lendo.
3 – Estimular a leitura de imagens
Essa é uma competência importante desde sempre, mas especialmente nos dias de hoje em que a comunicação através de imagens é cada vez mais frequente. Afinal, elas têm um modo próprio de serem “lidas”, muitas vezes fazendo referências, se usando do simbolismo, entre outras coisas.
Além disso, o próprio estilo dos quadrinhos (a arte sequencial), estimula também a imaginação, pois a criança precisa fazer mentalmente a passagem entre cada quadro. Isso ajuda a desenvolver diferentes habilidades de leitura, possibilitando a ela compreender sequências de figuras como vemos em murais em igrejas, em exposições históricas etc.
4 – Facilitar o entendimento de recursos linguísticos
As histórias em quadrinhos fazem uso de diversos recursos linguísticos que vemos ao longo de nossa vida. Por exemplo: temos a ironia, metáfora, hipérbole, antítese, entre outros. Só que ao invés de termos eles apenas escritos, lá temos o auxílio de imagens para elucidar melhor a ideia.
Isso é especialmente importante para fazer da criança um leitor mais versátil e que não levará tudo ao pé da letra. Ou seja, será capaz de ler um texto irônico e entender que ele se vale de recursos linguísticos para trazer uma crítica ou mesmo uma variação narrativa, no caso de histórias de ficção.
5 – Histórias em quadrinhos auxiliam no interesse pela arte
O próprio caráter lúdico de muitas HQs, com muitas cores fortes e aquelas com traços mais simples (no caso das voltadas para o público infantil), trazem o interesse da criança pela arte e o desenho. Além da familiaridade, como aqueles desenhos são simpáticos à criança, faz com que ela queira representá-los também quando vai fazer uma atividade artística.
Para além do desenho, podemos observar também a questão da pintura, em que a criança se sente mais atraída quando lhe oferecem a chance de pintar seus personagens favoritos. Juntamente com isso, incentiva a capacidade criativa dela. A razão é que ela não apenas tenta imitar as cores do personagem, mas sim colocar sua própria visão artística em relação a ele.
Cursos de arte para crianças na ABRA
A ABRA tem uma série de cursos de artes voltados para crianças. Conheça agora mesmo o curso de Quadrinhos e Mangá Jr e faça a matrícula agora mesmo!
