O mundo da moda costuma sempre buscar formas novas de chamar atenção da mídia e do grande público. Tivemos casos recentes, como a glass swipe (que trouxemos anteriormente aqui), mas neste caso foi algo ainda mais inusitado: uma bolsa de gelo, usada pela cantora Camila Cabello, durante o Met Gala de 2024.
Met Gala: um dos eventos favoritos para extravagâncias
Para quem ainda não conhece, este é um dos eventos mais badalados do planeta, quando o mundo das celebridades e o da moda se encontram para uma festa de gala do Metropolitan Museum, em Nova York.
E o Met Gala faz barulho porque sempre gera inúmeras imagens de estrelas em trajes chiques, aleatórios, bizarros, exagerados ou até mesmo com mensagens políticas nas escadarias do The Met, o famoso “tapete vermelho”.
O evento também traz uma peculiaridade: o fato de todo ano termos um tema para os looks que passarão por lá. Em 2024, o tema foi “O Jardim do Tempo”, inspirado no conto homônimo de J.G. Ballard, publicado em 1962. Está escolha foi para celebrar a nova exposição do Costume Institute, “Belas adormecidas: redespertando a moda”.
Camila Cabello e a bolsa de gelo
Dentre tantas roupas curiosas e até de gosto muito duvidoso, um acessório chamou a atenção da imprensa: uma bolsa “clutch” de gelo.
Este é um modelo de bolsa pequena que geralmente tem em torno de 20 cm de comprimento. Elas normalmente são circulares, quadradas, retangulares ou ovais. Ela pode ter uma pequena alça para ser carregada nas mãos ou no ombro, mas geralmente ela aparece sem esse detalhe.
Inclusive, quando falamos sobre o que é clutch, a característica mais marcante é o seu uso, ou seja, ela é carregada nas mãos, tal como uma carteira, exatamente como a Camila Cabello estava e que foi pensada em alusão ao tema do evento.
A falta de opção pela bolsa clutch
Entretanto a opção pelo uso dessa forma, como a cantora relatou, foi mais uma necessidade do que propriamente sua ideia inicial. Isso porque ela contou durante o programa “The Tonight Show” que antes de ela ir para o evento, alguém mexeu na bolsa e a quebrou, deixando sem a alça, sobrando para ela carregar o bloco de gelo.
Ela ainda comentou sobre a opção:
“Eu deveria somente usar isso como uma clutch?, é um bloco de gelo. E depois que passei pelo tapete vermelho, fui até um vaso a coloquei ela lá, afinal, era só água”.
A polêmica em torno do valor da bolsa
Uma coisa que costuma render discussões no mundo da moda são os preços exorbitantes por produtos de qualidade muito questionável. Talvez o melhor exemplo recente tenha sido a Balenciaga, com os famosos tênis destruídos ou a bolsa de saco de lixo, que custava R$ 9 mil, na cotação da época.
E por conta desses valores, surgiu na internet uma polêmica sobre o custo desta bolsa da Camila Cabello, que ela teria o preço de US$ 25 mil dólares. O boato ganhou tal força que ela passou a ser “cancelada” nas redes por conta disso.
E neste mesmo The Tonight Show, a cantora fez questão de esclarecer a polêmica:
“Eu vi um TikTok com um monte de comentários, tipo ‘Camila Cabello está sendo cancelada porque gastou 25 mil dólares nessa bolsa’. É água congelada. Você pode fazer em casa. Custa preço da água e a rosa que compramos no Etsy (site de vendas)”.
Inclusive, a ideia dela era usar a bolsa até que derretesse, para depois ficar apenas com a rosa de bronze que estava dentro do bloco, mas com tudo isso, a ideia acabou posta de lado.
Ainda assim, com todos os problemas, ela conseguiu de fato ser um dos assuntos mais falados no Met Gala.
Aprenda sobre desenho de moda na ABRA
Sabia de toda a história envolvendo a bolsa de gelo? Quer poder fazer suas próprias criações, sejam mais comuns ou extravagantes? Saiba que você pode aprender tudo isso em nosso curso presencial “Desenho de Moda“! Nele, você aprenderá sobre os principais fundamentos básicos do desenho, como proporção, formas e ângulos, desenho de objetos, espaço negativo e geometria básica, passando pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo, seguindo para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção. Indicamos o curso para quem já trabalha na área, como para quem pretende ingressar no mundo da moda.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA