need to implement alt 4 this image

Tempo de leitura: 4 min

Compartilhar

Conheça a história da famosa foto de Einstein mostrando a língua

Temos fotos ao longo da história que conseguem transcender seu impacto como registro de um momento importante e se tornam verdadeiros ícones da cultura pop. No século XX, talvez poucas imagens tenham conseguido isso como a de Albert Einstein mostrando a língua.

Ao longo da história, algumas fotos transcendem seu papel de mero registro de um momento importante e se tornam verdadeiros ícones da cultura pop. No século XX, talvez poucas imagens tenham conseguido isso, como a de Albert Einstein mostrando a língua.

A famosa foto de Einstein, em sua versão editada

Como muitas fotografias históricas, ela contou com a capacidade do fotógrafo de capturar aquele momento exato. Hoje, vamos conhecer a história por trás desta foto, assim como um pouco mais sobre Arthur Sasse, que foi quem registrou o momento.

Foto de Einstein mostrando a língua: provocação ou cansaço do cientista?

A foto foi tirada no ano de 1951, em uma data marcante por se tratar do aniversário de 72 anos de Albert Einstein.

Naquele momento, o cientista acabava de sair do Princeton Club, que era o espaço social da universidade estadunidense de mesmo nome, acompanhado por Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos Estados Unidos (onde Einstein trabalhava), e pela esposa do diretor, Marie Jeanette.

No trajeto até o carro, diversos fotógrafos lhe pediram fotos e ele parou pacientemente para todos eles. Por fim, quando ele já estava dentro do veículo, surgiu Arthur Sasse e lhe pediu para sorrir para mais uma.

Não se sabe se por cansaço ou por estar farto da abordagem da imprensa, ele resolveu mostrar a língua para Sasse, que foi rápido o suficiente para ser o único dos fotógrafos presentes a conseguir capturar o momento.

De foto que quase não foi publicada a imagem favorita de Albert Einstein

Quando Arthur Sasse chegou com a foto para os editores da agência de notícias United Press International (UPI), eles hesitaram e discutiram se ela não poderia soar como uma ofensa ao cientista.

Finalmente, após muita discussão, eles resolveram publicá-la na International News Photos Network. O resultado surpreendeu a todos, especialmente porque o próprio Einstein gostou tanto da foto que encomendou diversas cópias editadas, removendo a presença dos Aydelotte, para distribuí-las entre amigos e colegas com um autógrafo seu.

Segundo uma amiga próxima, a jornalista Johanna Fantova, ele explicou ao DW que "A língua de fora reflete minhas opiniões políticas".

Apesar de muitos conhecerem a foto editada, no ano de 2017 foi leiloada na casa de leilões Nate D. Sanders a imagem do momento com o autógrafo “A. Einstein 51”.

Foto leiloada em 2017, sem nenhuma edição.

Ela se tornou a foto mais valiosa do físico, ao ser arrematada por 125 mil dólares, por ter uma diferença em relação às demais: o fato de ela não ter sido editada e mostrar todos os integrantes e o contexto em que foi tirada por Sasse.

Quem foi o autor da icônica foto de Albert Einstein?

Arthur Hjalmar Sasse foi um fotógrafo estadunidense que nasceu no ano de 1899. Antes dos 20 anos, ele trabalhava como fotógrafo para o Bronx Home News. Sua carreira contou com alguns momentos marcantes, como, por exemplo:

  • No ano de 1938, recebeu o prêmio "National News Picture Contest" de melhor fotografia com a tomada de uma marcha de uma companhia da Legião Estrangeira;
  • Já em 1948, ele teve a aprovação da Sociedade Zoológica de Nova York para fotografar os animais do Zoológico do Bronx. Posteriormente, foi o primeiro fotógrafo autorizado a expor seu trabalho neste mesmo zoológico.

Ainda assim, ele se notabilizou justamente pela foto de Albert Einstein, sendo o ponto alto de sua carreira. Ele faleceu no ano de 1991.

Aprenda mais sobre fotografia na ABRA

Conhecia a história da foto de Albert Einstein? Gosta da área e quer poder tirar suas próprias fotos marcantes? Na ABRA, você poderá aprender a capturar as melhores imagens em nosso curso presencial de "Fotografia Digital Iniciante"! Isso porque buscamos aguçar o olhar do aluno para a Composição Fotográfica e diversas linguagens, por meio de conceitos como: Linhas e Formas, Planos, Sentido de Leitura, Linhas de Fuga, Regra dos Terços, Cortes e Enquadramentos, Equilíbrio e Contraste.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

Posts relacionados