Mundo afora temos algumas importantes premiações relacionadas à fotografia e uma das principais é a Golden Lens Awards, uma premiação internacional tida como o “Oscar das fotos”.
O Brasil não apenas marcou presença, mas também contou com vencedores em diversas categorias, com destaque para o fotógrafo João Freitas, vencedor da categoria “Wedding Photographer Of The Year”. Ele conquistou o prêmio graças às suas fotos feitas para o casamento de seu amigo.
Vamos falar um pouco mais sobre este artista de fotos de casamentos, assim como falar mais sobre esta importante premiação, confira:
Golden Lens Awards: o “Oscar das fotos”
A International Inspiration Photographers Association criou o Golden Lens Awards para premiar os melhores do ano em fotografia e filmes de casamento, retrato e família em todo o mundo. Ele conta com as seguintes categorias:
- Fotógrafo e Cineasta do Ano;
- Revelação do Ano;
- Mais Premiado do Ano;
- Melhor Coleção do Ano;
- Melhor Filme do Ano.
Dentre elas, você tem subcategorias que premiam os fotógrafos de acordo com o tema das fotos, como no caso de João Freitas, que competiu na categoria “casamentos”.
João Freitas, o melhor fotógrafo de casamentos do mundo
Como ele relatou em entrevista ao G1, a premiação foi uma grande surpresa, especialmente pela concorrência que enfrentava:
“O ponto mais forte é a dificuldade de conquistar essas premiações. Um ensaio que eu fiz no interior de Minas estava concorrendo com um ensaio no Coliseu, na Itália. Ainda assim, com todas essas diferenciações, a gente conseguiu ter destaque.”
Ele explica que uma das coisas que busca ao fazer suas fotos é criar uma conexão única, gerando um vínculo afetivo em cada uma das fotos.

Foto de um dos ensaios de casamento
No total, ele teve 22 imagens e 16 coleções premiadas pelos jurados da “International Inspiration Photographers Association” neste ano. E foram elas que resultaram nos pontos suficientes para a conquista do primeiro lugar entre 30 profissionais indicados na categoria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/b/I/eDM2IERiChGyBLCj9l5Q/joao-freitas-35.jpg)
Fotografia da filha dos amigos de João Freitas
Fica ainda o destaque para duas séries que ele fez de fotos de um mesmo casamento, mas uma voltada para os noivos e outra para os avós.
O início por acaso de João Freitas na fotografia
Apesar de atualmente se dedicar à fotografia, seu início neste meio foi muito mais por necessidade. Em 2009, quando ele ainda vivia no Rio de Janeiro, produzia videoclipes para bandas locais. E, como na época a rede social Myspace estava em alta, João precisou aprender a fazer fotografias para promover os clipes.
Ele seguiu assim até 2015, quando teve seu primeiro contato com casamentos. Foi quando convidaram João para registrar uma cerimônia menor em sua cidade. O sucesso da experiência o motivou a abrir sua própria empresa, chamada “Fala das Imagens”.
Contudo, inicialmente seu foco era em vídeos, mas logo passou a dar maior atenção à fotografia. Ele começou a ganhar fama e se tornou uma escolha popular para noivos em busca de experiências personalizadas.
Ainda assim, ele destaca que faz uma agenda limitada de eventos, pois dessa forma pode garantir essa abordagem diferenciada, como ele explica:
“Nossa prioridade é captar a essência de cada casal e tornar cada evento único.”
Inclusive, ele explica que o ensaio feito para o casal e para os avós ocorreu por conta dessa possibilidade. Originalmente marcado para 2025, os noivos anteciparam a cerimônia apenas para que eles pudessem participar também. E para quem quiser conferir todos os ensaios de João Freitas, pode vê-los AQUI.

Uma das fotos do ensaio dos avós, chamada “Isa e Marlon – A Casa Onde Não Vivo Mais”
Aprenda mais sobre fotografia na ABRA
O que achou das fotos de João Freitas? Percebe como ele consegue ir além para captar o momento? Quer poder aprender, além da técnica, a capacidade de observação para conseguir registros tão incríveis quanto? Pois aqui na ABRA você poderá aprender isso e muito mais em nosso curso presencial de “Fotografia Digital Iniciante“! Isso porque buscamos aguçar o seu olhar para a Composição Fotográfica e diversas linguagens, através de conceitos como: Linhas e Formas, Planos, Sentido de Leitura, Linhas de Fuga, Regra dos Terços, Cortes e Enquadramentos, Equilíbrio e Contraste.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA