Enviando Formulário...

Não é de hoje que a diversidade tem ganhado espaço na mídia, com produções abordando diferentes tipos de neurodivergências, até as menos conhecidas.

Atualmente, percebemos a necessidade de ver todas as vozes, todas as histórias, sendo contadas. E quando se trata de autismo, também vemos muitos exemplos de representatividade, como o caso do filme “Rain Man” (1988) e da série estadunidense “Atypical” (2017). Essa representação não só educa, mas também cria uma ponte de empatia e compreensão.

É exatamente aí que entra “Pablo”, uma animação que tem oferecido uma visão genuína das experiências diárias de uma criança com TEA (transtorno do espectro autista).

Neste blog, vamos descobrir o que faz de “Pablo” uma série tão especial, onde a arte encontra a vida e a imaginação transforma desafios em aventuras.

 

Uma visão geral de Pablo

Sendo a primeira série infantil protagonizada e interpretada por crianças e jovens com transtorno do espectro autista, foi produzida pela Paper Owl Films, estúdio de animação da Irlanda do Norte. Essa animação mistura live-action com desenhos animados em 2D para criar uma experiência visual única e envolvente.

A produção de Pablo é um verdadeiro trabalho de representatividade, com cada episódio sendo cuidadosamente elaborado para refletir as experiências e emoções reais das crianças autistas. O mais interessante é que os roteiristas e dubladores também são pessoas dentro do espectro, uma exigência dos próprios produtores para que, assim, a série ressoasse com autenticidade.

Originalmente, foi lançada no CBeebies, para quem não conhece é o canal de televisão pertencente a BBC e voltado para o público infantil menor de 8 anos. Após o lançamento, a série rapidamente se expandiu para outros territórios e foi adquirida pelo Nat Geo Kids em 2018, desde então, está disponível em uma variedade de plataformas e canais, permitindo um alcance global.

 

A importância de Pablo para a Inclusão Social

Pablo vai além de ser apenas uma série animada, a série é um verdadeiro exemplo de inclusão social. Isso porque ela proporciona um espelho para crianças autistas e familiares que se veem representados nos desafios vividos pelo protagonista.

Personagem Pablo, criado em colaboração com jovens autistas

 

 

Mas a magia de Pablo não para por aí. A série é uma janela para o mundo do autismo, oferecendo uma perspectiva que muitos desconhecem.

Cada episódio, seja Pablo enfrentando o medo de cortar o cabelo ou lidando com a ansiedade de ir ao supermercado, transmite, tanto para aqueles que convivem com o autismo quanto para os que não, a realidade dos desafios e as vitórias cotidianas das pessoas com TEA. Isso porque cada episódio foi escrito de forma colaborativa com pessoas autistas para que as experiências e situações apresentadas fossem as mais realistas possíveis.

A própria BBC, ao divulgar a série, contou que “Pablo foi criado em colaboração com jovens autistas que forneceram histórias originais e inspiradoras sobre sua própria experiência”.

Por isso que a série apresenta um amplo impacto social, quebrando barreiras sobre o TEA e abrindo diálogos sobre a importância da inclusão e da diversidade. E tudo isso aliando o entretenimento, com a função de desenhos infantis, que também é o de educar e instruir.

 

Conheça o Pablo e seus amigos imaginários

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o mundo em 2D criado a partir dos desenhos feitos pelo menino de 5 anos, protagonista da série. Como mencionamos, Pablo utiliza sua imaginação para transformar os desafios e possíveis situações gatilhos comuns para o autismo, em grandes aventuras.

Pablo e seus amigos imaginários criado pelo protagonista por meio dos seus desenhos

 

Porém, ele não enfrenta esses desafios sozinho. Ele conta com a ajuda de seus amigos imaginários, cada um representando diferentes aspectos do autismo, que oferecem apoio nas diversas situações vividas. Vamos conhecê-los:

  • Ratinha- o próprio nome já diz a que personagem ela se refere. Na série, a rata é representada com uma alta sensibilidade aos cheiros e sons. Com isso, ela ajuda Pablo a lidar com situações sensoriais, como o barulho e a confusão de uma festa de aniversário;
  • Lhama- outra personagem com o nome sendo o mesmo ao do animal que ela representa. Sua característica principal é a ecolalia, ou seja, ela repete constantemente o que ela mesma e os outros dizem. Essa repetição constante ajuda Pablo a processar e entender o mundo ao seu redor;
  • Tang- um orangotango que tem dificuldade de entender algumas regras sociais, mas está sempre pronto para enfrentar os “monstros” do mundo real, como o medo de cortar o cabelo;
  • Rafa- uma girafa muito inteligente que adora dar explicações detalhadas. Sua paixão pelo conhecimento ajuda Pablo a explorar novas ideias e conceitos;
  • Tom- o dinossauro, é excelente em matemática, mas pode ficar nervoso em muitas situações. Mesmo assim, Tom mostra a Pablo que é possível encontrar conforto e segurança mesmo nas situações mais estressantes;
  • Wren- o passarinho que tem dificuldade de manter o foco e bate as asas constantemente para se sentir mais confortável. Esse comportamento, que simula as estereotipias comuns entre os autistas.

Juntos, Pablo e seus amigos lidam com uma variedade de situações cotidianas, oferecendo estratégias e ensinando lições importantes.

 

O Mundo da Arte: desenhos que ganham vida  

Em Pablo, os desenhos criados pelo protagonista não são apenas ilustrações, eles ganham vida graças aos gizes mágicos dele, e assim “transformam desafios diários em aventuras fantásticas para enfrentar o mundo real”, como explicaram os próprios os produtores da série.

 

A partir dos desenhos que Pablo enfrenta diversas situações cotidianas

 

Isso não só ajuda Pablo a enfrentar o mundo real, mas também mostra como o desenho é vital para crianças, especialmente as autistas, na expressão de sentimentos e ideias.

Já comentamos em outras ocasiões que o desenho é a primeira forma de comunicação efetiva para muitas crianças. Desde os primeiros rabiscos, chamados de “garatujas”, as crianças expressam emoções e pensamentos que ainda não conseguem verbalizar. Esses desenhos evoluem com o tempo, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor, além de fornecer uma janela para o mundo interior da criança.

A importância do desenho vai além da expressão artística, ele é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Ao criar imagens do mundo real, as crianças desenvolvem habilidades motoras e cognitivas.

Para crianças autistas, como Pablo, desenhar pode ser uma forma crucial de comunicação. Através do mundo em 2D criado com seus desenhos, o personagem principal lida com situações difíceis ao lado dos seus amigos imaginários.

 

Traga suas crianças para aprender a desenhar aqui na ABRA

 Você já conhecia essa série? E sabia sobre a importância do desenho, principalmente para crianças? Dê aos seus filhos a oportunidade de aprenderem mais sobre desenho em um curso desenvolvido especialmente para eles. Aqui na ABRA temos o “Desenho Básico Junior”, no qual ele irá aprender os principais fundamentos do desenho, como estrutura, proporção, desenho de memória e observação, luz e sombra. Este curso é indicado para crianças de 10 a 13 anos, que queiram conhecer melhor o universo do desenho ou ainda que necessitem aprofundar e/ou aprimorar seus conhecimentos.

Acesse o link e matricule já a sua criança!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.