Sempre que pensamos em design de interiores no Brasil, os projetos normalmente são pensados para manter a residência fresca, ventilada e o menos abafada possível. Isso ocorre porque durante boa parte do ano lidamos com temperaturas quentes. No entanto, os moradores dessas casas planejadas para o calor encontram enormes dificuldades para se aquecer no inverno, devido à falta de uma decoração adequada para essa estação.
Isso acontece porque tudo aquilo presente para refrescar a casa acaba contribuindo para que ela fique ainda mais gelada em tempos frios. Além disso, o fato de não termos longos períodos de inverno rigoroso em boa parte do país faz com que não se pense muito na decoração para essa época do ano.
Só que, independentemente disso, os moradores dessas casas não precisam passar frio, pois com pequenos ajustes e uma decoração para o inverno, pode-se deixar qualquer residência mais aconchegante e pronta também para encarar as baixas temperaturas da estação.
Decoração para o inverno: esquecida por muitos
Quando vemos muitos dos projetos para apartamentos e residências, é normal que eles tragam ambientes arejados, com cores frias, poucos elementos que oferecem aconchego e um aspecto mais minimalista. Contudo, falamos de lugares que se tornam tremendamente desconfortáveis quando chegam as temperaturas mais baixas.
As opções são diversas e atendem tanto a quem quer deixar o ambiente mais aconchegante, independente da estação, como também temos opções mais simples, que podem ser utilizadas apenas durante o período de inverno. Vamos mostrar as principais:
1 – Utilizar objetos de madeira
Uma das melhores opções e que tanto atende às suas necessidades no frio, como também em temperaturas mais quentes, é colocar objetos e/ou utensílios em madeira (algo comum também no estilo vintage). O motivo é que eles possuem um isolante térmico natural, deixando a casa com a temperatura neutra. Dessa forma, ela não fica gelada no inverno nem muito quente no verão.
Além disso, esse tipo de objeto também passa uma sensação de aconchego e acolhimento. Para fazer uso disso, pode-se apostar em estantes, racks, mesinhas de centro/canto, mesas de jantar, etc.
Abusar no uso de madeira para deixar o ambiente mais acolhedor
2 – Apostar no uso de cortinas mais pesadas
Ao invés de colocar aquelas cortinas fininhas, você pode apostar em modelos mais grossos, que ajudam a aquecer o ambiente. Entre as boas opções para essa situação, temos aquelas feitas com linho, o shantung, a sarja, o veludo e o algodão, entre outras opções encorpadas.
Cortinas grossas podem deixar o local mais aquecido no inverno
Ainda assim, é preciso ter atenção com isso, pois você não deve esquecer de abri-las durante o dia. Isso possibilitará que o calor que tiver durante o dia entre e, à noite, basta fechá-las para manter o ambiente aquecido por mais tempo. Lembrando que estes modelos de cortina não são apenas uma decoração para o inverno, pois elas também se adequam perfeitamente a períodos mais quentes.
3 – Pintar o ambiente com cores quentes
Atualmente, muitas pessoas optam por pinturas com cores frias ou neutras para suas residências. Essa escolha acaba por deixar os ambientes mais frios no inverno. Sendo assim, uma boa opção é apostar numa paleta de cores mais quentes, tanto para as paredes, como para os objetos.
As opções principais são: amarelo, laranja, vermelho, cobre e caramelo. Porém, é interessante que os elementos não sejam em cores muito suaves, pois não terão o efeito esperado. Só que mesmo neste caso, você deve tomar cuidado para não deixar o ambiente carregado com tons muito escuros. Uma opção é fazer o uso de tom sobre tom.
Cores quentes como opção de decoração para o inverno
4 – Luzes quentes
Até por uma questão econômica, o uso de luzes frias é mais recomendado. Entretanto, durante o inverno, pode-se preparar uma iluminação especial com luzes que aqueçam o ambiente. Além do uso de cores como o amarelo, pode-se apostar em abajures, arandelas e luminárias para aquecer o ambiente e deixá-lo mais aconchegante.
Exemplo de luminárias para deixar o ambiente mais aquecido
5 – Mantas e almofadas
Agora, trazemos opções que podem ser adaptadas durante o período do inverno. Por exemplo: apostar em almofadas com tecidos mais grossos ou felpudos (como lã) e mantas de tricô ou crochê. Além de trazer um toque artesanal a sua decoração, elas também vão deixar o local mais quentinho.
Uma vantagem adicional é que, de acordo com o local, é possível retirar essas peças durante o período de calor (se ficar muito abafado, por exemplo).
Exemplo de mantas e almofadas para o inverno
6 – Tapetes
Ter carpete em casa é cada vez mais incomum. Apesar de oferecer maior facilidade para limpar, ele deixa o ambiente muito mais frio no inverno. Uma alternativa para solucionar isso é colocar tapetes nos locais de convivência. Apostar especialmente naqueles felpudos ou com pelinhos altos garantirá mais aconchego e evitará que os pés fiquem gelados ao tocar o chão
Tapetes felpudos são boa opção para aquecer o ambiente
Aprenda Design de Interiores na ABRA
Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede ou no conforto de sua casa?
A ABRA oferece diversos cursos sobre design de interiores nas modalidades presenciais, online e EAD ao vivo. No nosso curso você entenderá os fundamentos da teoria das cores, assim como entender sobre o uso mais adequado de objetos no ambiente e como ele pode impactar o acomchego e a temperatura do local.
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA