Você já sonhou em ser designer de automóveis? Passou a infância e a adolescência fazendo esboços de como seria o seu carro perfeito? Tentou reproduzir os carros que via na rua no papel ou até mesmo na tela? Quais são os primeiros passos para poder avançar na carreira.
Antes de mais nada, é importante saber como é o mercado, as características que as empresas esperam dos profissionais e as ferramentas necessárias. Se por um lado a força de vontade pode ser determinante para o sucesso, ela por si só não será suficiente. O candidato a designer automotivo precisa de bastante conhecimento técnico e de mercado. Neste texto, vamos abordar um pouco o que se espera do profissional da área, e como desenvolver esta carreira.
Todo designer automotivo conhece muito sobre carros
Acima de tudo, um designer automotivo precisa amar carros. Essa é uma condição básica, uma vez que será necessária muita referência na criação de um modelo – e a paixão vai ajudar muito nisso. De maneira alguma é possível que um profissional da área seja um bom técnico em design que apenas aplica os conceitos teóricos no produto carro. Sendo assim, a primeira coisa é ter certeza que você realmente quer trabalhar com isso durante a sua vida. Não é uma regra absoluta, mas muitos dos principais profissionais começaram ainda crianças rabiscando em seus cadernos os seus carros preferidos. Essa paixão foi crescendo a ponto de a pessoa buscar conhecimento técnico e fazer disso sua profissão.
Tendo isso claro, saber tudo que for possível sobre carros e o mercado de uma maneira geral vai construir boa parte de suas referências. Nesse sentido, não basta olhar para um carro e saber seu nome: é preciso reconhecer sua história, o contexto no qual foi criado, ter uma ideia básica a respeito de suas linhas e objetivo comercial também. Via de regra um carro é uma representação de um momento dentro de uma sociedade. Assim como no mercado têxtil a moda é uma fotografia de um momento da sociedade, o mesmo vale para veículos. Hoje pode parecer que modelos da década de 60 sejam absurdos do ponto de vista do design, mas tenha certeza que naquela época cada detalhe fazia sentido. Saber essas características pode separar os ótimos dos bons profissionais.
O Sketch é o primeiro passo da construção do carro
Um carro não é um projeto exclusivo da área do design. Vários departamentos de uma empresa trabalham simultaneamente no projeto: Marketing, Vendas, Engenharia, Design, Finanças, entre outros. Certamente é uma construção multidisciplinar, com complexidades que os leigos não podem nem imaginar.
Entretanto, independentemente da empresa e do projeto, o início sempre tem um ponto em comum: o Sketch. Juntamente com o arcabouço técnico que traz em sua jornada, o designer automotivo começa a transformar uma ideia em um projeto no Sketch. São esses esboços que começam a dar a cara ao carro, no momento em que a criatividade é explicitada no papel.
O que as empresas do setor procuram
Por incrível que possa parecer, em um país com tanto desemprego, o Brasil tem diversos estúdios de montadoras internacionais, que aumentam a chance de se ingressar na área. Isso acontece porque as empresas têm muitas dificuldades em encontrar profissionais qualificados, mesmo na função de estágio. Geralmente os candidatos são muito teóricos, conhecem os carros, gostam do mercado, porém não sabem esboçar as primeiras ideias.
Outro ponto que pode auxiliar muito o candidato é ter um portfólio de projetos desenvolvidos no Sketch, para que o avaliador possa ter uma ideia das habilidades dele. O designer automotivo ideal conhece os tipos de carros, traços, tendências e história. Seja como for, é uma mão-de-obra técnica e que está em falta no mercado. Os salários são atrativos, mais altos do que outras áreas de design e com grande possibilidade de ascensão na carreira, inclusive no exterior.
Seja um Designer Automotivo na ABRA
A Academia Brasileira de Arte, em conjunto com o chefe de Design da Volkswagen (Região America do Sul), José Carlos Pavone, desenvolveu o primeiro e único curso online de Sketch Automotivo Manual totalmente focado na realidade da indústria automotiva.
Sabendo da grande dificuldade que as montadoras de automóveis possuem na hora de contratar novos estagiários para o departamento de design, Pavone nos procurou com intuito de criar um curso focado nas principais necessidades da indústria, onde você aprenderá, de forma dinâmica e objetiva, como funciona a fase inicial e criativa do processo do design automobilístico.
Neste curso, você estudará as diversas categorias de carros, começando com o Hatchback 4 portas (categoria mais fabricada pelas montadoras), passando para as categorias Sedan, Coupê, SUV e finalizando com Esportivos.
A ordem do aprendizado deste curso vai, totalmente, de encontro com o que a indústria automotiva necessita na área de design, ou seja, novos profissionais que iniciem suas carreiras conhecendo as principais bases do processo de criação de automóveis.
Público-alvo do curso
Estudantes que estão na faculdade de Desenho Industrial ou Design de Produtos. Formados em Design de Produtos que gostariam de aprimorar as técnicas de Sketch ou desejam se especializar em design automotivo e seguir carreira na área. Alunos de Ensino Médio que estão escolhendo um profissão e pretendem conhecer um pouco mais sobre design de produto e design automotivo ou qualquer pessoa que goste de desenhar carros e gostaria de aprender técnicas para aprimorar seus desenhos.
Idade Mínima: 16 anos.
Pré-requisitos: Nenhum.
Grade Curricular
O curso é dividido em dois módulos, com o seguinte conteúdo:
Módulo 1
- Apresentação dos Materiais
- A Estrutura do Time de Design
- Proporções e Segmentos
- Análise Histórica: Hatchbacks 4 portas
- Análise Histórica: Sedans
- Análise Histórica: Coupés
- Análise Histórica: SUVs
- Análise Histórica: Pickups
- Análise Histórica: Sports Car (Motor Frontal)
- Análise Histórica: Sports Car (Motor Traseiro)
- Avaliação do Módulo: Análise em Proporção de Categoria através de Traços
Módulo 2
- Traços
- Linhas e Tensões de Linhas
- Elipes e Circunferências
- A Direção da Carroceria
- Hatchback em Vista Lateral
- Noções de Perspectiva Aplicada à Automóveis
- Hatchback em Vista 3/4 Frontal
- Hatchback em Vista 3/4 Traseira
- Sedan em Vista Lateral
- Sedan em Vista 3/4 Frontal
- Sedan em Vista 3/4 Traseira
- Coupé em Vista Lateral
- Coupé em Vista 3/4 Frontal
- Coupé em Vista 3/4 Traseira
- SUV em Vista Lateral
- SUV em Vista 3/4 Frontal
- SUV em Vista 3/4 Traseira
- Pickup Mid e Full Size em Vista Lateral
- Pickup Mid e Full Size em Vista 3/4 Frontal
- Pickup Mid e Full Size em Vista 3/4 Traseira
- Sports Car em Vista Lateral
- Sports Car em Vista 3/4 Frontal
- Sports Car em Vista 3/4 Traseira
- Variações de Temas sobre a Mesma Base (Vista Fronta, Traseira e Lateral)
- Avaliação Final do Curso
Seja um designer automotivo de destaque, faça sua inscrição agora mesmo!