Desde 2000, um dos eventos mais esperados no mundo da moda é o anúncio da cor do ano Pantone. E desta vez, para 2025, selecionaram a “PANTONE 17-1230 Mocha Mousse”, uma cor marrom suave que remete ao cacau, chocolate e café.
Vamos abordar um pouco sobre os motivos para essa escolha e como as marcas costumam se aproveitar dessa tendência.
Mocha Mousse: as motivações de sua escolha pela Pantone
Escolhida como a cor do ano Pantone, a Mocha Mousse é definida como:
“Um tom marrom quente imbuído de uma riqueza inerente, que nutre evocando a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café, apelando para o nosso desejo por conforto.”
Seguindo os anos anteriores, a escolha envolveu diversos elementos e tendências comportamentais, como explica Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute:
“Para definir a Pantone cor do ano 2025, buscamos um tom marrom suave com uma riqueza inerente e um calor sensorial e reconfortante, que captura ainda mais nosso desejo por conforto e a indulgência por prazeres simples, que podemos presentear e compartilhar com os outros”.
Um breve resumo sobre a cor do ano Pantone
A revelação da cor do ano pela Pantone iniciou-se como uma iniciativa do Pantone Color Institute em 1999. Na época, era um programa educacional feito para envolver a comunidade de design e entusiastas em todo o mundo. O objetivo era trazer o tema das cores para as discussões e conversas dentro desses círculos.
Desde então, o time global de especialistas do Pantone Color Institute faz uma varredura ao redor do mundo, procurando pelas influências de novas cores. A partir daí, tudo pode impactar a escolha: entretenimento, arte, moda e todas as áreas do design.
Nada fica de fora para a captação de referência do instituto, por exemplo:
- Pontos turísticos famosos;
- Condições socioeconômicas atuais;
- Elementos oriundos de novas tecnologias, matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na cor.
Para a cor do ano Pantone 2025, a escolha se deu não apenas pela sua estética visual, mas também por sua capacidade de evocar sensações multissensoriais, conforme mostramos acima na explicação do próprio instituto.
Essa seleção foi guiada pela presença crescente do marrom em várias frentes do mundo fashion, inclusive sendo mencionada por figuras públicas e influenciadores de moda.
Podemos ver esta preferência por tons mais terrosos ganhar força em diversos lugares, desde as passarelas europeias até os design moods observados no Brasil, conquistando um espaço de destaque nas paletas de estilistas renomados.
As aplicações da cor do ano Pantone 2025
A própria Pantone explica como a cor pode ser usada, sempre destacando a versatilidade, uma das marcas de sua cor do ano:
“Com sua elegância sofisticada e terrosa, o PANTONE 17-1230 Mocha Mousse pode ser usado como cor única ou servir como uma base de cor versátil, elevando uma ampla gama de paletas e suas aplicações — desde designs minimalistas àqueles ricos em detalhes — em todos os setores onde a cor é referência.”
Para o ano de 2025, a Pantone anunciou diversas parcerias com grandes marcas. Além da já conhecida com a Motorola, que todo ano lança um aparelho baseado na cor do ano, temos outras que podem ser referências para aqueles que desejam saber boas aplicações para a Mocha Mousse, por exemplo:
Design de Interiores
A cor Mocha Mousse pode ser usada na pintura das paredes, mas seu uso é mais comum nos móveis, especialmente sofás e poltronas. Tanto que neste ano a Pantone fez uma parceria com a loja Joybird, que tem como mote “redefinir como os tons neutros são vistos”.
Chás
A ideia aqui é mostrar o quanto a cor do ano Pantone pode extrapolar o tradicional. E neste caso, trazendo até mesmo sabores especiais de chá.
Isso se reflete na parceria com a TEALEAVES, feita desde 2015, em que a empresa produz chás especiais com a cor daquele ano. Em 2025, o sabor é:
“Um cacau aveludado e rico se desdobra em uma sinfonia decadente, harmoniosamente entrelaçada com camomila do Himalaia microcultivada, canela aromática e raiz de dente-de-leão restauradora”.
Design gráfico
Peças gráficas de todo tipo devem se beneficiar da Mocha Mousse em suas criações.
O melhor exemplo disso é a própria presença do Wix Studio em parceria com a Pantone. Eles lançarão a primeira coleção de ativos de web design para serem usados na criação dos mais diversos tipos de artes e peças publicitárias.
Outras tendências que deveremos ver com a Mocha Mousse em 2025
Com a escolha desta cor, a expectativa (como nos anos anteriores) é que ela direcione lançamentos e coleções em várias indústrias.
Neste caso, o marrom já estava se tornando uma cor popular e agora poderá expandir sua presença, além daquelas já citadas, em acessórios de moda, peças de vestuário e até em campanhas publicitárias. O Mocha Mousse deve atuar como um catalisador, criando harmonia e estimulando conversações sobre a interconexão entre moda e sensibilidade cultural.
Aprenda sobre aplicações das cores na moda com a ABRA
Você acompanha anualmente a cor do ano Pantone? Quer saber as melhores formas de aplicá-la em suas peças de roupa? Ou quem sabe de ingressar no mundo da moda? Pois no nosso curso presencial de “Ilustração para Moda“, você poderá aprender tudo isso! Nele, você desenvolverá competências e habilidades em Teoria e Aplicação das Cores, entendendo a composição e harmonia dos círculos cromáticos (tradicional e moderno), além de técnicas de representação gráfica, experimentando diversos materiais para ilustração como Aquarela, Guache, Grafite, Pastel Seco e Colagem, entendendo qual é a melhor composição de técnicas e materiais para um projeto de coleção de moda e buscando seu próprio estilo de representação.
Ele é pensado tanto para quem se identifica para área de criação de moda ou desenvolver o portfólio, mas que já possua bases sólidas de desenho.