A carreira de Design de Interiores proporciona um leque de atividades interessantes, ligado às áreas da cultura, moda, arte, estilo de vida e o bem-estar das pessoas. A criatividade é uma das principais habilidades utilizadas pelos Designers na concepção do projeto.
Uma ideia única e diferente determina todo o caminho que o projeto de interiores tomará, atendendo as necessidades do cliente e personalizado o espaço, porém quanto vale essa “ideia”?
Acho que você já ouviu alguém perguntar, “é só uma ideia, vai custar caro?”, não é mesmo?!
Essa pergunta é um pouco comum, principalmente porque o cliente não entende o volume e a extensão do trabalho que o Designer de Interiores têm para ter “uma ideia”.
As ideias não nascem do nada ou do acaso, são o fruto de estudo, pesquisa e criação de repertório ao longo da vida profissional. Estudos aprofundados em cores, ergonomia, materiais e revestimentos e outros temas serão base para a conceituação e a execução de um projeto.
O valor cobrado do projeto reflete o repertório de criação profissional como resposta às necessidades estabelecidas pelo briefing, neste caso tornando-se um investimento para o cliente, onde ele terá o retorno tanto na qualidade do espaço como em custo-benefício.
Com esse pensamento, surge as seguintes perguntas:
– Quanto eu cobro em um projeto?
– E em uma consultoria de decoração?
Precificar não é fácil, podem existir algumas formas diferentes de criar um preço para a prestação de serviços em Design de Interiores e muitas vezes não temos parâmetros de esse preço está competitivo com o mercado e em alguns momentos, esse pode ser um dos problemas em relação a aprovação da proposta comercial.
Seu preço condiz com as necessidades do cliente? É competitivo com o mercado? Sua proposta é clara e objetiva?
São muitas variáveis que precisam ser consideradas no momento da precificação e na elaboração da proposta comercial e ter embasamento e conhecimento do mercado e da nossa atuação profissional é fundamental para criarmos valores e propostas competitivas no mercado, abrindo novas possibilidades e assim trilharmos em um caminho de sucesso profissional.
O curso de Noções de Administração para Designers da ABRA, aborda essa temática, aprofundando as formas de precificação na área de Design de Interiores e outros temas relevantes para a profissão, como questões tributárias, ideia de negócio e marketing digital, quem são assuntos importantes, mas que às vezes deixamos de lados por não conhecer. Nossa construção de repertório não deve ser somente na parte artística ou de inovação, mas também na forma de gerenciar nossa carreira.
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