Enviando Formulário...

Nada movimentou tanto o mundo das artes nos últimos tempos quanto a sigla NFT. Ela significa non fungible token ou “tokens não fungíveis” em tradução direta. Mas o que isso significa? Basicamente falamos de uma nova forma de comercializar artes no mundo digital. No entanto, em sua grande maioria elas são feitas também digitalmente, algo que o projeto “Casa NFT” buscou fazer diferente.

Só que antes de nos aprofundarmos no projeto, explicaremos um pouco sobre o NFT para vocês.

NFT: uma nova forma de negociar artes 

Como explicamos antes, NFT quer dizer tokens não fungíveis, mas por que eles são tão importantes? O significado disso é que as obras em questão recebem uma espécie de registro digital. Este prova que além de autêntico, aquele artigo é único e/ou original. Pode parecer estranho o termo “original” ao pensar em obras de arte, mas tem um bom motivo.

A explicação é que as NFT não servem apenas para obras de arte digitais, mas para todo tipo de conteúdo, desde ilustrações, fotografias, músicas ou até mesmo gifs e memes. Por exemplo: o “Desaster girl” (meme em que uma garotinha aparece sorrindo em frente a uma casa em chamas) foi comprado pela bagatela de R$ 2,5 milhões.

Para muitos não faz sentido pensar que uma figura replicada milhões de vezes na internet possa ter um dono. Entretanto neste caso com o código tokenizado, o comprador será o dono da versão original da obra em questão. Usa-se uma tecnologia chamada “Blockchain”, para tornar isso possível. Ela é capaz de rastrear todas as transações que envolveram a arte, funcionando como uma espécie de cartório de registros digital.

Só que temos uma outra peculiaridade: a negociação envolvendo as obras NFT é apenas em criptomoedas. Então mesmo com valores definidos por moeda local, os negócios ocorrem apenas com Bitcoins (um exemplo mais conhecido), ou outras moedas digitais. Finalmente chegamos ao projeto da Casa NFT, que buscou algo diferente do que vemos normalmente nesse mercado.

Casa NFT: obras físicas que existem apenas no digital 

Apesar de termos casos como o painel do artista Bansky, que foi queimado antes da sua versão em NFT ser vendida, o mais comum são as obras desse mercado serem criadas já digitalmente. Aí entra a curiosidade da “Casa NFT” e a forma como a idealizaram. Uma mansão localizada no bairro do Morumbi em São Paulo estava prestes a ser demolida para construção de um conjunto de casas.

Só que os empresários Alexandre Travassos e Rodrigo Loli negociaram com a construtora a utilização do local por um período de 10 dias para transformá-la em uma “galeria de arte efêmera”. Posteriormente, convidaram mais de 30 nomes das artes visuais para criarem obras no local. Eles usaram paredes, teto e até mesmo a piscina e a caixa d’água como “telas”.

Entretanto ela não foi aberta em nenhum momento para visitação. Isso porque após o término do período, a casa seria destruída como planejado e todas as obras criadas no local tornar-se-iam digitais. Como a casa já foi destruída em 15 de julho de 2021, atualmente todas as obras criadas dentro dela só poderão ser vistas e adquiridas digitalmente.

Para quem tiver curiosidade de ver algumas delas e também seu processo de criação, pode entrar no Instagram do projeto clicando aqui

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.