Enviando Formulário...

Por um bom tempo, os estilistas estiveram sob a influência noventista. Contudo, o que vemos ultimamente é a moda dos anos 60 novamente marcando presença como fonte de inspiração para grandes marcas da alta costura, assim como para estilistas.

Afinal, por que esta década é sempre tão revisitada? Para quem não conhece a importância deste período na moda como conhecemos hoje, vamos explicar um pouco mais sobre seu impacto na forma de vestir.

Moda anos 60: a grande ruptura 

Primeiramente, vamos entender como era a criação de roupas até o fim dos anos 50. O mundo ainda estava fortemente influenciado pela Europa, e à medida que a crise decorrente do pós-guerra ia passando, tivemos o que foi considerado a “era de ouro” da alta costura.

O mundo seguia as tendências parisienses, com o “New Look 1947” de Dior e as criações da Balenciaga (muito diferentes do que conhecemos hoje) e Givenchy.

New look 1947

Só que as criações da alta costura deixavam de lado as roupas do dia a dia, sendo estas feitas em casa ou pelas costureiras da vizinhança. As criações ainda eram muito conservadoras, dominadas por cinturas espartilhadas e silhuetas rígidas.

Essa limitação, somada ao alto custo e elitismo das criações da época, fez com que a classe média emergente se afastasse destas criações. Tal cenário criou um problema para as marcas, que passaram a ter prejuízo, já que o custo de produção era alto, mas o lucro estava cada vez menor.

No final da década de 50 começamos a ver as primeiras mudanças no cenário: 

  • Foram criadas linhas secundárias com “modelos projetados para serem executados sem provas.” Essa tendência foi seguida por quase todos os grandes costureiros da época;
  • As linhas de luxo gradualmente deram lugar a coleções mais acessíveis, um movimento que os estilistas apelidaram de “grande difusão”.

A moda mais acessível e a ascensão de uma nova geração de marcas e estilistas 

Esse movimento, que trouxe uma democratização da moda, tornando-a mais acessível para as pessoas, também possibilitou o surgimento de marcas e novos estilistas no mercado. Era a ascensão definitiva do “Prêt-à-Porter” (ou pronto-para-vestir).

Neste momento, as roupas deixaram de ser meramente funcionais para se tornar um produto de consumo. Prático, fresco e acessível, era o Prêt-à-Porter reivindicando cada vez mais partes do mercado.

Essa nova forma de consumo nos levou à grande ruptura, mudando totalmente a moda como se conhecia. Até então, ela seguia uma estrutura de pirâmide, com a decisão de como seriam as tendências sempre vindo de cima, passando para lojas e costureiras de bairro.

Só que, com boa parte dos jovens chegando à maioridade, isso mudou e passamos a ter as ruas como referência da moda.

O legado que a moda dos anos 60 deixou para as gerações seguintes 

Não podemos ignorar que o mundo, de maneira geral, passava por um momento de ruptura. Seja na música, nas artes, na arquitetura, entre outros, os jovens queriam ter sua própria identidade e não mais serem apenas “como seus pais.”

Isso também se aplicou à moda, principalmente com as garotas que não mais queriam ser como suas mães, buscando maior liberdade na hora de se vestir. Nesse contexto, tivemos a ascensão da minissaia como peça recorrente no vestuário feminino.

Mary Quant: a mulher que popularizou a minissaia 

Junto disso, tivemos a mudança da representatividade das roupas. Elas antes poderiam caracterizar uma classe social, uma nação ou mesmo uma geração. Só que, a partir daquela época, ela passou a incorporar faixas etárias, movimentos culturais, ideologias, gostos musicais e comportamentos. Curiosamente, o movimento ali foi inverso, com os adultos passando a imitar os jovens.

Esse novo significado para as roupas é algo que podemos ver até hoje, principalmente com as diversas “tribos” que surgiram em cada época, que tinham um estilo homogêneo, independentemente do país em que estavam.

Algumas características marcantes da moda anos 60 

Diversas peças de vestuário marcaram o vestuário do período, com algumas nunca tendo sido deixadas de lado totalmente. Entre elas, podemos destacar:

  • Minissaia — talvez o maior ícone dos anos 60, essa peça causou uma grande revolução na moda, principalmente porque confrontava os valores da época. Um fato interessante é que a estilista Mary Quant, que popularizou a peça, disse que, na verdade, a minissaia foi idealizada nas ruas, mostrando como essa vivência já impactava a criação das roupas;
  • Vestido trapézio e tubinho — com modelagens retas e geométricas, os chamados modelos trapézio (barra da saia mais aberta, mais ampla) e o vestido tubinho se destacaram na década. Podemos ver uma grande diferença deles para os modelos rodados dos anos 50;
  • Cabelos curtos e cílios estilo boneca — o “pixie cut”, devidamente acompanhado dos cílios grandes e marcados estilo boneca, foram outros grandes sucessos dos anos 60. Seu ícone foi a modelo Twiggy, referência de moda e estilo da época;
  • Tecido metálico — por conta da corrida espacial, roupas com essa tendência ganharam muito espaço na época. Peças com corte reto, prata e branco dominando, botas de cano baixo e meias com tecidos metalizados foram tendências na moda dos anos 60;
  • Pérolas — podemos citar a contribuição de Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” para essa tendência. Era comum complementar os looks com colares, pulseiras e brincos de pérolas.

Twiggy: modelo teve grande influência na época

A presença do estilo nos dias de hoje 

Quando começamos a observar os principais desfiles, assim como diversos artistas apostando em diversos looks com a presença da minissaia, muitos deles com bota (marca da época).

Ariana Grande: ela, como outras referências da geração Z, aderem ao estilo sessentista

Além deles, podemos destacar as cores vibrantes (principalmente o rosa), as estampas quadriculadas e florais, além da alfaiataria masculina, especialmente o terno.

Por fim, vale a menção à maquiagem e aos cabelos, que trouxeram de volta a estética que a modelo Twiggy popularizou, com cabelos curtos e muito delineador nos olhos. Apesar de nunca ter sido completamente abandonada, a moda dos anos 60 provavelmente continuará sendo uma forte influência por muitos anos.

Aprenda sobre desenho de moda na ABRA

Conhecia a importância dos anos 60 na criação de roupas? Quer poder também fazer suas criações inspiradas nesse período tão marcante? Pois saiba que você pode fazer isso e muito mais em nosso curso presencial “Desenho de Moda“!

Nele, você aprenderá os princípios básicos do desenho, como proporção, formas e ângulos, desenho de objetos, espaço negativo e geometria básica. Passará pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo, seguindo para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção.

O indicamos tanto para quem já trabalha na área, como para quem pretende ingressar no mundo da moda.

Acesse o link e saiba mais!

 

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.