Tempo de leitura: 4 min
O papel fundamental da arte no desenvolvimento infantil
Os pais de hoje, assim como seus filhos, tiveram em seus primeiros anos de escola um enfoque muito maior em atividades como brincar de massinha, desenhar, pintar, fazer algum tipo de artesanato, etc. Agora, vocês sabem o porquê se prioriza tanto a arte no desenvolvimento infantil?
Os pais de hoje, assim como seus filhos, tiveram, em seus primeiros anos de escola, um enfoque muito maior em atividades como brincar com massinha, desenhar, pintar e fazer algum tipo de artesanato. Agora, vocês sabem o porquê se prioriza tanto a arte no desenvolvimento infantil?
Podem observar (ou mesmo puxar pela memória) que, nesta época, temos uma divisão igualitária ou até menos enfoque em lições escritas, o que passa a ocorrer à medida que a criança cresce. Os motivos para esse processo são diversos e influenciam diretamente nas habilidades que aquela pessoa terá ao longo de toda a vida. Hoje, vamos falar justamente um pouco mais sobre o papel da arte neste processo.
Arte no desenvolvimento infantil: qual sua importância?
Apesar de parecer apenas ser uma brincadeira e uma forma divertida de atrair a atenção das crianças (até porque também é isso), falamos do desenvolvimento dos sentidos, das habilidades motoras e psicológicas também.
Infelizmente, muitas escolas, após esse período inicial, negligenciam a arte, muitas vezes com a concordância dos pais. Entretanto, a arte é algo a ser cultivado ao longo de toda a vida, devido à abundância de benefícios que ela oferece. Inclusive, adultos e até idosos podem desfrutar de muitos dos benefícios que serão apresentados a seguir. Portanto, vamos a eles:
1 – Auxilia a expressar emoções
Primeiramente falamos de algo que os especialistas em educação infantil destacam: que ensinar e estimular a arte para crianças, as ajuda a lidar e expressar melhor emoções e sentimentos.
Tanto que nesta época é bastante comum que elas desenhem a sua visão de mundo, seja em relação a casa, aos pais ou mesmo sobre a escola. Incentivar isso tornará a vida da pessoa muito mais fácil quando ela crescer, pois permitirá que ela saiba expressar melhor o que sente, evitando tornar-se uma pessoa fechada. Podemos incluir música, dramatização e literatura também como outras formas de arte importantes nesse processo.
2 – Estimular a criatividade
Estamos em uma era que a criatividade e o pensamento “fora da caixa” são extremamente valorizados nas profissões. A capacidade de achar soluções inovadoras ou mesmo de ter ideias para projetos pode ser estimulada através do uso da arte no desenvolvimento infantil.
Isso porque, ao despertar e incentivar desde cedo a imaginação e criatividade da criança, você irá permitir que ela possa ver o mundo de outra forma. É muito normal nessa época que elas criem muitas coisas do zero isso possibilita o desenvolvimento dos talentos inatos dela ao longo da vida.
3 – Ajuda na capacidade de trabalhar em equipe
A arte no desenvolvimento infantil tem um papel fundamental quando pensamos nas relações interpessoais. É muito comum que se estimule a produção de cartazes, painéis, maquetes, peças de teatro, entre outras coisas em equipe.
Essa interação, saber o que é para ela fazer e o que é para deixar para o outro, assim como entender que aquele trabalho será um fruto do esforço conjunto de todos, faz parte de um ensinamento para a vida. Afinal, ao longo da vida será bastante comum o trabalho em ambientes que se necessita uma relação saudável de cooperação e isso já pode ser trabalhado desde cedo com a arte.
4 – Desenvolve a coordenação motora
Além do estímulo criativo e do trabalho emocional, você sabe que também a arte é um importante elemento no desenvolvimento da coordenação motora infantil? O equilíbrio, a noção de espaço e profundidade também podem ser citados como outras habilidades que a criança pode aprimorar.
Um exemplo interessante é no caso de pintar: enquanto desenha, a criança precisa aprender a controlar o giz de cera, lápis ou a caneta. Ou seja, ao usar o dedo indicador e o polegar, em um movimento de pinça, temos como resultado o desenvolvimento da coordenação motora fina.
Outras artes como modelagem também trabalham o tato, assim como a dança trabalha equilíbrio, resistência e flexibilidade.
Estimule a arte das crianças com a ABRA
Como puderam ver ao longo do artigo, os benefícios da arte no desenvolvimento infantil são imensos e impactam diretamente no futuro dela.
Ao trabalhar os mais diversos tipos de arte, a criança poderá desenvolver suas habilidades criativas, emocionais e de trabalho em equipe, fundamentais para a vida adulta. E justamente pensando nisso que a Abra disponibiliza diversos cursos voltados para elas, como o "Curso de projetos artísticos kids".
Nele trabalhamos diversas tipos de arte como a colagem, pintura, projetos 3D, entre muitos outros!
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia dos cursos e faça a matrícula para seu filho agora mesmo!
