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Pode-se dizer que uma das últimas grandes revoluções artísticas que tivemos foi a da arte digital. Foi uma grande inovação dentro deste mundo. Ao mesmo tempo chegou sem que se perdesse sua essência: a de expressar ideias, sentimentos, emoções, identidade, desejos etc. 

O que traremos aqui hoje é mais sobre seu surgimento, o que é, até aplicações profissionais deste tipo de arte. 

O que é e como surgiu a arte digital? 

Em primeiro lugar, falemos da sua definição, que na verdade é bem simples, pois trata-se de toda manifestação artística feita através de meios eletrônicos. Neste caso, tanto faz o equipamento, que pode ser um simples celular, passando por computadores, tablets, mesas digitalizadoras etc. 

Uma coisa que é interessante observar é que ela traz justamente um dos pontos fundamentais da arte: de se definir por técnicas e formatos, mediante o meio e a época que está inserida. Se pensarmos que no auge do renascimento, as pinturas à óleo eram o tipo expressão artística mais presente, no mundo ultra conectado em que vivemos, o digital é o que melhor reflete a nossa realidade atual. 

Uma de suas grandes vantagens é a versatilidade de aplicações, pois ilustrações, desenhos, pinturas, modelagens, entre outros, são possíveis de se realizar por meio da arte digital. Entretanto seu surgimento trazia aplicações bem mais simples. 

Sua origem fica entre as décadas de 60 e 70, mas ainda com aplicações muito esporádicas. Tanto que uma das primeiras obras conhecidas no formato, data de 1967. Ela é chamada de “Nude” e foi feita por dois programadores da Bell Company, que traduziram para a linguagem ASCII uma fotografia. 

 

Nude (1967), considerada uma das primeiras artes digitais

Posteriormente, em 1980 o artista digital Harold Cohen criou o programa “AARON” e foi a partir das produções feitas por ele, que se criou o termo “arte digital”.  

Tipos de arte digital 

Apesar de ela poder representar diversos tipos de artes conhecidas (como pinturas a óleo, aquarela, pastel, entre outros), dentro de seu universo, ela tem suas próprias definições, que abrangem os mais variados tipos de aplicações. Confiram as principais: 

  • Pixel art – é a criação de imagens a partir dos pixels, pequenos pontinhos que formam uma imagem. Por exemplo, foi usada em larga escala nos games das gerações 8 e 16 bits (master system, mega drive, Nintendo e super Nintendo, entre outros); 
  • Edição de imagens – Ainda que não seja exatamente uma criação do zero, a edição de imagens pode nos trazer novas obras ou mesmo formas diferentes de ver as originais. Isso porque os programas existentes permitem a sobreposição de imagens, ou mesmo casos como o da fotografia Reno II de Andreas Gursky, em que ele cria uma nova visão do rio que passa pela Alemanha, ao retirar todos os elementos modernos da imagem, deixando apenas a natureza; 
  • Ilustração, desenho ou pintura digital – falamos do mais próximo das artes clássicas, pois esta arte digital tenta recriar com maior exatidão os resultados feitos com os materiais reais. Para isso temos uma grande variedade de programas, que nos disponibilizam ferramentas que simulam os efeitos de materiais como tintas, giz, pastel, lápis, entre outros; 
  • Animação digital – trata-se da criação de imagens em movimento. Podendo ser em 2D ou 3D, usa-se ela especialmente para animações para TV ou então em jogos eletrônicos; 
  • Modelagem 3D – seria o análogo virtual da escultura, pois trata da criação digital delas em três dimensões. Juntamente com isso, seu uso é recorrente na criação de obras arquitetônicas ou mesmo de projetos de decoração. 

Reno II, de Andreas Gursky

Os profissionais que trabalham com ela 

Com um mundo cada vez mais imerso no digital, o leque de opções de quem trabalha com arte digital também aumenta consideravelmente. Primeiramente podemos falar do designer gráfico. Trata-se de um profissional com grande versatilidade, que pode tanto criar obras para pessoas, marcas, peças publicitárias, capas de revistas, livros e até mesmo ser diagramador. 

Além dele, podemos citar os artistas digitais, que criam obras que podem ser levadas para o mundo real. Falemos também daqueles que podem trabalhar com animação 2D ou 3D, para desenhos, jogos, longas-metragens, entre outros. Finalmente temos os que trabalham com edição de imagens, que geralmente atuam no tratamento das mais variadas fotografias.  

Trouxemos apenas alguns exemplos, pois como podem ver, falamos de um campo muito vasto. A arte digital oferece inúmeras possibilidades, dependendo apenas de saber das habilidades de cada um.  

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Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.